Películas: percentuais mentirosos

Consumidor pode ser enganado na hora de colocar película para escurecer o vidro do carro; Afinal, existe um escurecimento máximo permitido

Cuidado com o escurecimento do vidro!
Cuidado com o escurecimento do vidro! (Foto: Reprodução)
Por Boris Feldman
28 de abril de 2022 07:32

Neste mês que começa com o dia da mentira, nós estamos alertando no AutoPapo para os diversos números mentirosos usados para convencer o freguês a levar gato por lebre.

E entre eles o da transmitância luminosa daquelas películas que escurecem os vidros dos carros. E que tem um limite legal de escurecimento em percentuais que variam com a posição do vidro.


E onde está a mentira para enganar o freguês? Digamos que a película será aplicada em um vidro onde o percentual máximo seja de 28%. E nela vem gravado este percentual: 28%.

VEJA TAMBÉM:

Mas o problema é que alguns vidros já vem de fábrica com um pequeno escurecimento de, por exemplo, 10%. E aí o carro fica ilegal e sujeito a multa, pois naquele vidro o escurecimento (soma dos dois percentuais) ultrapassa o permitido e vai para 38%.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Paulo Araki 28 de abril de 2022

No caso de transparência, o cálculo não é soma dos valores. Se isso for verdade, 2 camadas de 50% deixaria em zero, o que não é verdade.

Avatar
Waldemar 28 de abril de 2022

Abordagem completamente equivocada e chamada da reportagem completamente infeliz: se o vidro a ser aplicado ja possui 5, 10, 60, 80 % de escurecimento na ocasiao de sua fabricacao, isso nao é problema do fabricante da pelicula que vende e garante o seu produto com base num fundo de vidro, etc com 100 % de transparencia.

Avatar
Deixe um comentário