SUV sem ESC? Olha aí o perigo!

Após governo adiar a obrigatoriedade dos itens de segurança em nossos carros, é necessário saber escolher qual SUV comprar

Por Boris Feldman 17/11/20 às 07h30
suv utilitario esportivo sem esc controle eletronico estabilidade
SUV utilitário esportivo com a traseira em detalhe na estrada (Foto: Shutterstock)

Um dos motivos pelos quais eu não gosto do utilitário esportivo, o SUV, que virou queridinho do mercado, é por ele ser mais alto, ter o centro de gravidade mais elevado.

E com isso, ele se torna dependente do ESC, o controle eletrônico de estabilidade;

Isso que evita ele tombar ou capotar numa curva mais fechada ou na emergência de uma manobra mais brusca na estrada.

E o problema é que diversas versões de entrada dos SUVs não oferecem o ESC; que seria obrigatório em 2022, mas o governo prorrogou para 2024.

Então, ao comprar um utilitário esportivo, verifique se ele oferece esse controle de estabilidade, o ESC. Se é importante num automóvel, é muito mais, é fundamental num SUV, para sua segurança.

SUV utilitário esportivo com a traseira em detalhe na estrada
Vais comprar um SUV? Escolha o que tenha ESC! (Foto: Shutterstock)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    LUIZ APARECIDO TEIXEIRA PRIMO 17 de novembro de 2020

    Eu gostaria de saber o porque de não ser obrigatório um item de segurança. Se para segurança teria que ser obrigatório ou estou errado?? Alguém poderia me explicar com mais clareza por favor. Eu não entendo a tal prorrogação e o pedido da Anfavea. Não seria excelente proteger vidas e usuários de veículos. automotores

Avatar
Deixe um comentário