Placa de carro deveria ser do proprietário, não do automóvel
"Quando você vende o seu automóvel para um terceiro, ele é que será punido e vai enfrentar a infração que você cometeu!"
"Quando você vende o seu automóvel para um terceiro, ele é que será punido e vai enfrentar a infração que você cometeu!"
Comparando com alguns países do primeiro mundo, o sistema de placa de carro no Brasil está bem atrasado. Entenda o porquê:
[TRANSCRIÇÃO]
Já rodam no Brasil mais de um milhão de automóveis com as novas placas padrão Mercosul. E, elas ainda despertam controvérsias que nem deveriam existir, pois o padrão que o Brasil deveria seguir é o de alguns países do primeiro mundo, onde a placa não identificam o automóvel, mas sim, o proprietário.
E por um motivo muito simples: quem comete uma infração não é carro, mas o seu dono ou o motorista. Mas, esta é mais uma das aberrações brasileiras, pois quando você vende o seu automóvel para um terceiro, ele é que será punido e vai enfrentar a infração que você cometeu!
No padrão do primeiro mundo a placa é sua. Quando você vende o automóvel, ela é retirada e você a coloca no seu próximo automóvel. Mas, isso é coisa de país civilizado.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:
Spotify | YouTube PodCasts | Deezer | Apple PodCasts | Amazon Music |
Mas a idéia do nosso governo é colocar dificuldade para arrecadar o máximo que puder, ter carro no Brasil é extremamente custoso o IPVA é cobrado pelo valor do veículo mas deveria ser cobrado pelo peso, imaginem o resto mas a culpa é nossa vamos protestar!
Meu carro tem o proprietário falecido porém esta em dia eu concigo por a nova placa?
Essa informação é muito vaga….pois na verdade poucos são os países em que a placa pertence ao proprietário e não ao veículo. De cabeça só me lembro de Bélgica, Suíça e alguns estados dos EUA…
Concordo plenamente,a placa deveria ser intransferível!
Faltou a informação completa. Quais são os países de primeiro mundo que adotam o modelo de placa pessoal? E quais não adotam? Sem essas informações, apenas fica parecendo o característico “tudo o que é de fora é melhor”.
No Brasil o negócio é arrecadar, não importa como, vocês acham mesmo que o governo está preocupado com quem paga a multa, sendo o responsável pela infração ou não, o importante é o dinheiro entrar.
Hahaha…aqui e fazer caixa, muito dinheiro.
Um carro já tem sua identificação, que é o número de seu chassi. Portanto, a placa seria mera identificação para a autoridade de trânsito, a fim de autuar possíveis infrações. Como a infração sempre será cometida pelo condutor, e não pelo veículo, nada mais correto que a placa acompanhe o proprietário, no entanto isso seria um enorme desfalque na arrecadação dos Detrans da vida… Aqui só se pensa em arrecadação, infelizmente…
Boris, lembro-me que por volta dos anos 80 e poucos pra 90 meu avô, tinha um santana taxi, e ao trocar para um verona a placa foi junto, era assim pra todos ou só placa vermelha?
Claro que seria muito melhor assim. Se a pessoa trocasse de carro 10 vezes durante a vida dele, dez vezes ele teria a mesma placa.
Nós USA é assim.
Só passando pra observar a comparação de um país de 3 mundo (ai da não consolidado), sendo comparado com um país de 1 mundo!
Kkkkkkkk
Verdade.pena que estamos num país atrasado e onde leis não funcionam.talves daqui a 200 anos de evolução…
A multa só vai para o novo proprietário se a lei for burlada, ou seja vender o carro sem fazer a transferência, pois, ao menos em São Paulo quando vc reconhece firma do documento de transferência no cartório o Detran já é comunicado.
Então se tem multa é porque o comprador não quis (é não quis, pois jeito tem e fácil de) saber a situação do carro. Impressionei muitíssimo é eu ter tido 2 carros usados na vida e o garageiro me entregar o documento certinho sem eu nunca ter ido ao cartório assinar o DUT mas na minha vez de vender um fui obrigado a estar e assinar o DUT na frente do tabelião com o comprador. Uai, dois pesos e três medidas ? Pior de tudo, quando vendi o outro a financeira depositou o dinheiro na conta do garageiro e não pra minha. Que recebi do garageiro no dia seguinte a minha reclamação no PROCON contra a financeira e a garagem.
Esperar o que de um país tupiniquim, aqui a prática da vantagem e descaso virou folclore onde roubar se tornou cultura para muitos ….
Quem é da década de 60 lembra que a placa era do proprietário e não do veículo. Isto quando ainda era de seis algarismos. Por que mudaram então. Não tem nada a ver com atraso do país.
Infelizmente o Brasil não tem condições de ter esse tipo de placa (que pertence ao proprietário), tem pessoas que querem ganhar vantagem em tudo, vendendo carros de leilão e carros trazidos de estados com litoral, esses veículos são desvalorizados e sem a placa do veículo fica inviável descobrir a procedência do mesmo. Pior para o consumidor.
Fazendo um laudo de vistoria ( no estado do veículo resolveria )
E o número do chassi? Apesar da placa ser sua, não quer dizer que vc vai tirar ela e colocar em outro carro e pronto. Toda vez que fizer isso, tem que cadastrar no Detran o novo veículo. Sua placa consta no Detran sendo usado em um Corsa de chassi tal, quando vc mudar de carro, vai ter que avisar no Detran que a placa agora vai ser usada no Fusca de chassi tal… Resumindo, da pra rastrear a procedência do veículo sim. EUA funciona dessa forma.
Nem as tag’s de SemParar, ConectCar, etc. são do proprietário do veículo, o que se dirá, então, da placa?
Aliás, pra que essa tag se a identificação nas passagens por pedágios podia ser feita por aplicativo no celular?
Muito bom acredito que aqui tbm deveria ser assim pois muitos vão trocam de carro e continuam comentando inúmeras infrações se o msm ficasse com esse registro seria punido e proibido de dirigir vamos votar por esta causa
Boa tarde meus amigos, vamos cobrar do deputado LUIZ MIRANDA, ele e de Brasília e morou muitos anos nos EUA, e tem várias empresas lá, inclusive de carros, ele sabe como é que funciona as placas de carros, eu posso comprar 10 carros durante um ano que a placa e a mesma, eu vendo o carro tiro a placa e coloco em outro e assim que fociona, mas aqui só tem ladrão do nosso dinheiro, eles não querem perde essas mamatas que todos nós pagamos, entre em contato com o deputado, LUIZ MIRANDA, ele tem uns vídeos no YouTube!!
Não se iluda, esse Luis Miranda é o maior picareta que Brasília já elegeu.
Em Cuba é assim. Deveríamos copiar.
Nós EUA ,Texas tbm já é assim.
Como será na terra do Maduro?
Lá o proprietário é o Estado e você um mero usuário.
Deveria ser assim já há muito tempo! E muito mais simples e civilizado. Quem já sofreu com transferência de carro com cadastro complicado por dono anterior sabe disso!
Aí quem vai pagar o luxo dos vagabundos políticos.???
Legal, concordo plenamente já que estas novas não tem lacre imaginei que fosse assim, minha a placa e não do carro
Nesse país de safados além de vc trocar a placa que e de maio qualidade enchemos o bolso dos vagabundos a placa tem que ser igual um CPF
É uma safadeza atrás de outra. O Detran no Brasil é enriquecido toda hora, porque a todo minuto tem alguém comprando, vendendo ou trocando um carro. E cada vez que se faz algo assim tem que pagar. SIM, placa de carro deveria ser igual CPF
Sabe por que no Brasil esse tipo de placa em que o proprietário seria o dono dela igual aos estados unidos por exemplo porque aqui os governantes iria perder muito tanto no emplacamento como no imposto mas isso eles não querem o povo brasileiro tem que pagar tudo
LÁÁÁÁÁ Mundo afora o chamado ? MUNDO carros de aluguel tem no ato do contrato(aluguel) um doc provisório em nome do contratante assim é feito com qqr tipo de veículo barco carro caminhão motocicleta jetsky avião ônibus motohome ou qqr tipo de veiculo q tem motor LÁÁÁÁ existem donos de placas e usuários de carros ao vender ou perder ou ter ele(roubado)subtraído a placa é devolvida ao proprietário dela(placa) sendo assim fica a critério dos órgãos do governo e seguradoras procurar o carro e sua placa fuca suspensa ou arquivada até ser posta em um outrol veículo a qual pode ir para qqr tipo de veículo vc sim escolhe onde por ok
Hoje o carro tem um proprietário.
Em breve carros serão alugados por Padrão.
. Na prática o carro vai ter de incluir um sistema biométrico para identificar o motorista. Guardar o percurso(gps) e associar ao motorista.
Se houver infração o carro notifica o piloto na hora.
– as próprias placas serão obsoletas.
As placas facilitam a vida dos bandidos, que rastreiam ou perseguem com facilidade.
– carros serão autônomos, multa direto pra fabrica!!
– os carros serão autônomos.
Não és verdade isso que fala da propriedade da placa no primeiro mundo. No único país que se pode solicitar és no EEUU. E isso não quer dizer nada. Só és para ter uma lembrança do carro.
Não és verdade isso que fala da propriedade da placa no primeiro mundo. No único país que se pode solicitar és no EEUU. E isso não quer dizer nada. Só és para ter uma lembrança do carro.
Quando a placa e sua e, a polícia em ronda, segue um veículo aleatoriamente, ao fazer a checagem mesmo com os veículos em movimento, consegue se apurar o nome completo e dados pessoais, como grupo sanguíneo, sexo veiculo possui seguro, sevo motorista tem carteira para dirigir determinada classe A, B, C, D …E etc( em casos de acidentes é uma informação impirtantissima)da proprietário, se a documentação do automóvel está em dia para poder trafegar em trânsito. É uma maneira segura e sem burocracias, caberia muito bem no nosso sistema trânsito