Placa Mercosul ainda empaca…

A 'novela' sobre as placas Mercosul no Brasil ganha mais um capítulo. E desta vez envolve o STF e associação de fabricantes

detalhe placa mercosul qrcode shutterstock
Placa de Identificação veicular, conhecida como Mercosul, com o QR Code em detalhe (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 10/07/2020 às 07h30
Atualizado em 10/07/2020 às 11h10

Desde que se falou há alguns anos em transformar nossas placas para o Padrão Mercosul, era óbvio que isso não ia passar em brancas nuvens. Tamanhos os interesses financeiros envolvidos no faturamento de dezenas de milhões de placas.

E apesar dos automóveis já estarem recebendo essas placas Mercosul, o assunto continua empacado – pois só ‘emplacou’ mesmo na justiça.

E o último capítulo dessa novela é a Associação Nacional dos Fabricantes de Placas entrando com um recurso junto ao Supremo Tribunal Federal alegando a inconstitucionalidade da resolução 780 do Contran;

Ela altera as características originais da placa, permitindo a falsificação, clonagem e abuso de preço ao consumidor. Vamos aguardar os próximos capítulos dessa já esperada, porém, infindável novela.

Placa de Identificação veicular, conhecida como Mercosul, com o QR Code em detalhe
Placa de Identificação Veicular ganha mais um capítulo da ‘novela’ sobre sua implementação no Brasil (Foto: Shutterstock)
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
63 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Ailton Marques 9 de agosto de 2020

Façam a comparação do que dá pra comprar com o preço cobrado por dois pedaços de lata estampados (meramente deformados com uma prensa) e pintados, mais uns adesivos colados. A estrutura para gerenciar a os dados da frota brasileira é custeada por outros meios, não pelo custo da placa.
É roubo oficializado. Cartel envolvendo funcionários públicos! Cadê a imprensa que não investiga, já que a Polícia Federal e o Ministério Público não se mexem quanto a isso?
.
#abraji cadê você?

Avatar
GabeN 15 de julho de 2020

Em diversos estados, o par de placas começou custando 250, 300 reais, até mais.
Na maioria desses estados, o PROCON agiu, questionando os preços altos e a formação de cartéis. Como resiltado, os precos cairam imediatamente em até 50%. Não vejo a hora do PROCON de São Paulo agir também, dissolvendo os cartéis. O meu carro já foi transferido e o número do emplacamento ja saiu. O problema é que 200 reais em um par de placas é absurdo e inaceitável, então não emplaco meu carro por mais de 140,00. O Detran não me deu prazo. Se a polícia me parar, digo que nao emplaquei por causa do viros (sic) e pronto.
Essa placa veio para ficar. O equipamento foi uma fortuna, e tenho certeza que as empresas que faziam a placa antiga já compraram o equipamento para fazer as placas novas. Só falta o povo se juntar e quebrar os cartéis.

Avatar
fabio 13 de julho de 2020

Porque não tiram o Ipva em vez de passarem a mão no nosso bolso

Avatar
GabeN 15 de julho de 2020

O IPVA nunca vai sair de cena. O que eu acho que deviam fazer é colocar ele no combustível e não no valor do carro. Dessa forma, quem usa mais a estrada paga mais.

Avatar
Amarildo machado 12 de julho de 2020

Resolvam logo tudo isso. Tantas coisas pra resolvem. E essa é pronto.

Avatar
José Francisco da Silva 12 de julho de 2020

O governo federal tem que rever essa pouca vergonha desses ladrões dessa história de placa.

Avatar
david genuino mazzuca 11 de julho de 2020

Acredito que uma vez adquirindo essa placa deveria conter todos os dados do comprador e poder se transferível para todos os carros que o mesmo compraria assim haveria uma obrigatoriedade em se legalizar o carro, uma vez que não iria poder circular com placa e dados de outra pessoa.

Avatar
Roberto Machado da Silva 11 de julho de 2020

Já sabia que alguém tem interesse nesse negócio,no começo tinha estampadora cobrando 330 pelo par de placas.Depois fizeram acordo pra abaixar pra 270. É uma máfia desgraçada.k

Avatar
Santos 11 de julho de 2020

Essasbplacas nao tem o lacre… fica facil tirar.. colocar em outro carro parecido… cometer varios crimes e o dono original pagar o pato…

Avatar
GabeN 15 de julho de 2020

Coloque a placa usando arruelas largas e parafusos de segurança, que quebram a cabeça quando se dá o aperto final. O lacre não serve para nada.

Avatar
Sandro 11 de julho de 2020

Lembrando que a placa Mercosul não foi ideia do governo atual. Pelo contrário este governo era contrário a aplicação de tal medida.

Avatar
Samuel Peixoto paim 11 de julho de 2020

As placas de troca realmente poderia ser mas baratas para A populacao brasilera acho que deveria abaixar de preco para todos os donos de veiculos colocarem essa placa

Avatar
GabeN 15 de julho de 2020

Não sou contra essa placa nova. As combinações estavam acabando, tinha que resolver de alguma maneira. Só acho que o preço deveria ser tabelado, e igual ou mais barato que a placa anterior.

Avatar
Juliano 11 de julho de 2020

Essa Associação Nacional dos Fabricantes não quer concorrentes para atrapalhar o lucro monopolizado que eles criaram. safados e cretinos dos inferno!

Avatar
Elvio Pereira Silva 11 de julho de 2020

Deveria ser placa do proprietario.
Coloca no carro que compra e se vende retirá e coloca no novo.

Nos Estados Unidos é assim e é super prático.

Mas como vão lhe roubar?….né!

Avatar
Luiz 30 de julho de 2020

Concordo com você!

Avatar
Alexandre Cardoso 11 de julho de 2020

Aprendam uma coisa, placas de automotores neste país servem somente para você ser multado, e pra isto irão te achar, chegará um boleto para pagar emitido pelas máquinas do mal… do mais placas aqui não servem para nada, nem ontem nem hoje e nem amanhã.

Avatar
DANILO BALA 10 de julho de 2020

STF é um lixão,nada a ver esse negócio de clonagem fácil,não tem diferença nenhuma,pois lacre também é moleza pra fazer,o resto do mundo é placa sem lacre,na Geórgia por exemplo usa-se um adesivo de cada mês que chega pelo correio.

Avatar
Anderson 10 de julho de 2020

A placa Mercosul e a melhor e a melhor coisa que o Brasil inventou e muito moderna e muito mais difícil de ser falsificada a VIP emplacadora na Zona Norte oferece um excelente servico e um ótimo preço e formas de pagamento vale a pena pessoal

Avatar
DANILO BALA 10 de julho de 2020

Os despachantes são ainda piores,cobram para fazer um serviço que vc mesmo faz. Só tem picareta
Cansei de ser roubado

Avatar
Tassio Cruz Santos 11 de julho de 2020

Pura verdade Danilo . Não tem necessidade de pagar despachante pára esses tipo de serviço e tão prático e fácil fazer a transferência compras entre outros serviços mas vivemos em uma sociedade do comodismo E não ficamos atento tanto de malandragem que está por trás das coisas mais simples. Vamos acordar nação Brasileira já está bom de sermos passado prá trás. Por coisas tão simples que temos todos os nossos direitos mas tapamos os olhos e ficamos calado.

Avatar
DANILO BALA 10 de julho de 2020

Paguei 120 o par no estado de Goiás,mas o Detran ladrão achou tantas taxas pra pagar que saiu por 600 conto,bando de ladrões, órgão safado é o Detran,e ainda pior são os oportunistas que vendem esse lixo de placa.

Avatar
Moisés Martins Vasques 10 de julho de 2020

No meu entendimento acho válido a placa Mercosul,pois na anterior tinha se houvesse mudança de municipio trocar a placa,e todos ficavam olhando a targeta para saber de onde vc reside,o que tem que haver é a redução dos impostos por parte dos DETRAns

Avatar
James 10 de julho de 2020

E as famosas placas pretas? Colecionadores não estão gostando nada disso

Avatar
Enzo 10 de julho de 2020

Tem que voltar a placa preta para colecionador, a nova é horrível ,parece q está desbotada

Avatar
Luiz 30 de julho de 2020

Tem que voltar as placas pretas sim! Era o charme dos carros antigos e de coleção!

Avatar
Luiz 30 de julho de 2020

Tem que voltar as placas pretas sim!

Avatar
James 10 de julho de 2020

E os colecionadores? (Não é meu caso),caso realmente precise trocar (e vai precisar)coloquem essas porcarias de placa Mercosul para as lendas como era a cor antes, PRETA

Avatar
Luiz 30 de julho de 2020

Tem que voltar as placas pretas sim!

Avatar
João Carlos 10 de julho de 2020

Só na cabeça deste povo político que um QR seria melhor na segurança que o lacre fixado na carcaça e registrado no documento do veículo. Essa placa Mercosul ficou muito mais fácil ser clonada ou trocas por qualquer outra são dois parafuso de nada sem qualquer dificuldade na troca.

Avatar
Marcos Caldeira 11 de julho de 2020

No caso do selo é só mais um motivo pra se levar multa, aqueles selos rompem e geram apreensão do veículo

Avatar
Joao 10 de julho de 2020

Mais una que o governo arrumou pra ranca dinheiro do brasileiro
Pois os proprietario de veiculos ja pagaram os emplacamento dos veiculos
Os governos n achando bom
Resolveu fazer com quer eles paga denovo outro emplacamento e nisso o detran ja nus leva mais 50 conto de mao beijada
Fala serio.

Avatar
Jl 10 de julho de 2020

Só o DETRAN /SP., embolsa R$ 50,00 o par sem fazer nada. Um escarnio.

Avatar
Antônio Moreto 10 de julho de 2020

Deviam pelo menos por o nome da cidade, atropela alguém ,pelo menos sabem de onde é. Fica mais fácil a polícia achar

Avatar
Eduardo 10 de julho de 2020

Não necessita, pois a placa é única e contém todos os dados necessários para a polícia.

Avatar
valencio 10 de julho de 2020

Dificultou pra nós catarinense quando na proibição de veículos de são Paulo durante o feriado da pandemia resultado contaminaram nosso estado se tivesse pelo menos o estado seria mais facil

Avatar
LUIZ SALES SOARES 10 de julho de 2020

Sou taxista e não consigo implacar meu táxis estou a três meses sem trabalhar porque tenho que passar em uma vistoria no Detran

Avatar
Alexandre 10 de julho de 2020

Não consigo entender, se falou tanto de tirar o estado e município pois ia encarecer a placa, kkkk pelo visto ficaria mais interessante e util e por este preço não mudaria nada. Vamos STF pede para colocar assim vale o preço. Abraços

Avatar
Moisés Bessa 10 de julho de 2020

A verdade é qe entra ptesidente sai presidente e nós os trabalhadores qe fizemos este país funcionar só nos ferramos.
Vivemos em uma ditadura travestida de democracia faz séculos,onde sómos obrigados a pagar o que o estado determina e não temos alternativa não hà pra onde correr somos obrigado a votar que democracia é essa democracia não se obriga ninguém a fazer nada
Os governantes fazem este país ser um verdadeiro chiqueiro pra se viver lamentavel,eles gritam aos quatro cantos que o país é democrático ,só que é quando lhes convem.
O brasileiro precisa ir pras ruas não aceitar estes absurdos que os políticoa fazem com o povo.

Avatar
fernando 10 de julho de 2020

Na minha cidade estso cobrando 280 reais para fazer as placas e mais 250 reais para o detran-ms emitir o documento com a indentificação de placa nova.. ou seja 530 reais
Um absurdo fica a metade do salario de um trabalhador com salario minimo, eu acho que os valores deveriam ser padronizados no brasil todo e com um preço justo ja que é um pedaço de lata..

Avatar
Vivaldo. 10 de julho de 2020

Qual a vantagem destas placas. Voce não sabe o estado, nem a cidade. Ficou bom para locadoras de veiculos, todas situadas em BH, e rodam em SP sem pagar nada, utilizando vias publicas da cidade.

Avatar
Silvio batista Soares 11 de julho de 2020

Fui parado numa blitz e levei uma multa e alem de recolherem meu documento vo te q coloca essa placa do Mercosul e gasta mais dinheiro é uma mafia isso ai

Avatar
Silvio batista soares 11 de julho de 2020

Fui parado numa blitz além da multa vo gasta com a placa nova e recolheram meu documento e só mafia

Avatar
Edson mendes 10 de julho de 2020

Isso é uma pouca vergonha para nosso país”um país rico em tudo q imaginar–mos”passando por tudo isso?meu Deus esses governadas arrecadam tanto do imposto de nos trabalhadores brasileiros,sabe oq é isso?isso tudo acontece quando vamos dar nossos votos e pesssoa sem dignidade e caráter para governar e nos representar no congresso Nacional ou seja la onde for,muitos falam q o Brasil acordou,não acordamos nada pq esses políticos estão fazendo o que eles querem debaixo dos nossos nariz!!!

Avatar
Sidney 10 de julho de 2020

Quem paga muito, o faz porque não pesquisa, a Fênix Placas, na Zona Sul, vende o par de placas por R$ 220,00 e a de moto por R$ 120,00, produto de qualidade, 3M. Pesquise melhor para não perder dinheiro.

Avatar
Leandro 10 de julho de 2020

Você só pode comprar as placas no seu município, eu que moro em Barbacena só posso comprar aqui.

Avatar
Walter Quintella 10 de julho de 2020

Pode, sim. Em qualquer município do seu estado.

Avatar
Walter Quintella 10 de julho de 2020

Pode, sim, em qualquer município do seu estado.

Avatar
Fernando 11 de julho de 2020

Nesse novo esquema de estampadora, vc pode emplacar em qualquer lugar.

Avatar
Mauro 10 de julho de 2020

Vc pagar 240,00 uma placa de moto. E uma vergonha !
Brasileiro gosta de aproveitar das situações para lugrar em cima de trabalhadores , que já pagam tantos impostos !
Que vergonha !

Avatar
ANDERSON 10 de julho de 2020

Em São Paulo na Vip emplacamento me cobraram 120.00 e um ótimo atendimento vale a pena

Avatar
ANDERSON 10 de julho de 2020

Me informei no Detran de são Paulo ninguém e obrigado a mudar de placa e também não existe prazo para isso e que os fabricantes perderam o monopólio e agora tem muita gente trabalhando com isso eu acho super moderno esse novo sistema de placa

Avatar
Vinicius leite 10 de julho de 2020

Não entro nunca mais em posto bandeira PETROBRAS. Não voto em FDP Nenhum. Consumismo só se a calça estiver rasgando. Tenho estudado, comprado ferramentas para fugir dos assaltos dos prestadores de serviços.

Avatar
Luiz 30 de julho de 2020

Certo!

Avatar
Julio 10 de julho de 2020

Engraçado eles começar algo que nem está bem desenvolvido, tudo pra ferrar nós os trabalhadores.
Pode por placa nova,blz, mas poxa coloca um valor fixado sério! Aqui estão cobrando quase 400 reais nas latas de sardinha po!
Que vergonha!

Avatar
Wagner 11 de julho de 2020

Bom dia ..Aqui no RS tem fabricante de placas vendendo a 150,00 o par das placas novas…vc. Acha até por 120,00

Avatar
Gidean 10 de julho de 2020

Eu fico mi perguntando aonde e até quando o nosso país vai viver nessa vergonha, e o brasileiro ainda aceita de braços cruzados. Perdi minha placa e para colocar essa nova tiver que desembolsar 450 reais, triste trabalhar só pra pagar tanto imposto.

Avatar
Claudinei 10 de julho de 2020

Pura verdade só fazem isso porque sabem que no outro dia toda a população estao todos até saem brigas para trocarem eu duvido se a população fossem unidos e nem fossem trocarem e nem pagassem as multas levadas o que eles iriam fazerrem?

Avatar
Marcos Caldeira 11 de julho de 2020

Impedir a circulação dos veículos com débitos! Na troca de município é obrigatória a troca da placa

Avatar
André De Maria 10 de julho de 2020

Próximos “capítulos” … reveja o texto. Precisa ser atualizado…. alguém está aí com muita fome, comendo até palavras?

Avatar
Luiz 10 de julho de 2020

Sem comentarios

Avatar
Edu da verdade 10 de julho de 2020

Pura sacanagem não ter preço tabelado ou ser mais caro q no Detran, q já era caro.

Avatar
Vanderlei 10 de julho de 2020

Isso é Brasil!!!

Avatar
Deixe um comentário