Pneu cyber: você conhece?

Assim que a rede de internet 5G se estabelecer, o pneu do automóvel vai receber uma 'nova geração', denominados de cyber. Conheça-os:

Por Boris Feldman 24/02/21 às 07h30
pneu cyber pirelli 5g
Pneu cyber foi desenvolvido pela Pirelli (Foto: YouTube Pirelli | Reprodução)

De uns 20 a 30 para cá, a evolução do automóvel se deu baseada praticamente só com a eletrônica, que passou a comandar, controlar e ajustar os componentes mecânicos.

Além de prestar informações de conectividade, equipamentos de segurança e vai por aí.

Mas eu não imaginava que o próprio pneu vai receber uma nova geração quando se efetivar a rede 5G de internet. As fábricas já estão desenvolvendo o que elas chamam de ‘pneu cyber’.

O pneu cyber terá, por exemplo, a capacidade de perceber as variações do piso e informar para a central eletrônica ajustar velocidade, suspensão e outros em função de ter água, óleo ou gelo na pista.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário