Pneu de perfil baixo: posso colocá-lo sem alterar a roda do carro?

E mais: os pneus de perfil baixo são mais vulneráveis. Você sabe por quê? Por causa das 'crateras asfálticas' das vias brasileiras

pneu perfil baixo roda aro grande shutterstock 1033965076
Por Boris Feldman
13 de abril de 2019 19:30

Você até pode mudar o tipo do pneu e colocar um de perfil mais baixo. Mas fique atento: alterar o diâmetro sem trocar a roda não é recomendável.

[TRANSCRIÇÃO]

Um leitor do AutoPapo pergunta se pode mudar o pneu do seu carro, colocar um com perfil mais baixo, sem mudar o aro, a roda. A resposta é: poder, pode. Mas não é recomendável, pois o diâmetro final da roda mais o do pneu será inferior ao original de fábrica. Por isso é que se recomenda: para colocar o pneu mais baixo, de perfil menor, tem que aumentar o diâmetro da roda, e vice-versa.

Por que não se recomenda a troca só do pneu? Porque com o diâmetro final menor, o carro vai esbarrar com mais facilidade nos quebra-molas. Além disso, as marchas vão ficar mais reduzidas, o motor trabalhará num giro mais alto e aumentará o consumo. E, finalmente, ocorrerá uma distorção no que indica o hodômetro e o velocímetro.

Pneu de perfil baixo

Foto Shutterstock 

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Victor 12 de dezembro de 2020

Meu carro eh um punto 1.4 e veio cm as rodas 195 60 15
Eu comprei esses pneus porem me mandaram errado.
Me mandaram 195 55 15, posso colocar essa medida?

Avatar
Deixe um comentário