Pneu fora: vantagens e desvantagens

O estepe não tem uma posição definida no veículo, podendo ficar no porta-malas ou debaixo do assoalho. Mas qual seria a melhor solução?

Estepe abaixo do assoalho tem suas vantagnes, mas fica mais suscetível a roubos
Estepe abaixo do assoalho tem suas vantagnes, mas fica mais suscetível a roubos (Foto: AutoPapo | Alexandre Carneiro)
Por Boris Feldman
04 de março de 2022 07:32

O automóvel já fez mais de cem anos e ainda não inventaram uma solução definitiva para o pneu sobressalente. Principalmente no Brasil, onde não funciona a solução do “runflat” – aquele  que anda mesmo vazio.

Em alguns modelos, o estepe foi removido para fora do porta-malas e colocado debaixo do assoalho. Se você estiver comprando um carro com esta solução, preste atenção:


– Há vantagens: se o pneu fura com o porta-malas carregado, você não precisa tirar toda a bagagem para utilizar o estepe. E um ganho considerável de espaço no porta-malas.

VEJA TAMBÉM:

– Mas também desvantagens: é difícil calibrá-lo e retirá-lo também costuma ser complicado. E, como fica fora do carro, é mais fácil ser roubado.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
José Sidnei Zanelatto 8 de março de 2022

A melhor solução que eu conheço foi a do Fiat 147, que era ponto do motor!!

Avatar
Olisses 8 de março de 2022

Eu já tive um pneu furado, na Regis Bittencourt, numa curva sem acostamento, indo para um casamento, carro cheio, vestido de festa, terno, no porta-malas e muita, muita chuva. Como o pneu do Fiesta ficava por baixo, nada precisou molhar (além de mim).
Pra quem acha que é muito difícil de remover e colocar o estepe, segue esse link de 30s.

https://youtu.be/OvzdxZZfpv4

Avatar
Ernesto Walter Schramm 4 de março de 2022

O melhor local para o estepe é no compartimento do motor, como já foi no Gol, Fiat 147 e Uno.
Local de fácil acesso, altura adequada para ser manuseado e calibrado.

Mas infelizmente essa disposição provavelmente não voltará, pois os cofres dos motores estão com menos espaço e seria necessário um projeto de difícil execução, tendo em vista o tamanho e o design dos novos carros.

Talvez com pneus estreitos nos estepes, seria possível acondiciona-los no cofre do motor.

Avatar
Deixe um comentário