Pneu fora: vantagens e desvantagens
O estepe não tem uma posição definida no veículo, podendo ficar no porta-malas ou debaixo do assoalho. Mas qual seria a melhor solução?
O estepe não tem uma posição definida no veículo, podendo ficar no porta-malas ou debaixo do assoalho. Mas qual seria a melhor solução?
O automóvel já fez mais de cem anos e ainda não inventaram uma solução definitiva para o pneu sobressalente. Principalmente no Brasil, onde não funciona a solução do “runflat” – aquele que anda mesmo vazio.
Em alguns modelos, o estepe foi removido para fora do porta-malas e colocado debaixo do assoalho. Se você estiver comprando um carro com esta solução, preste atenção:
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– Mas também desvantagens: é difícil calibrá-lo e retirá-lo também costuma ser complicado. E, como fica fora do carro, é mais fácil ser roubado.
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A melhor solução que eu conheço foi a do Fiat 147, que era ponto do motor!!
Eu já tive um pneu furado, na Regis Bittencourt, numa curva sem acostamento, indo para um casamento, carro cheio, vestido de festa, terno, no porta-malas e muita, muita chuva. Como o pneu do Fiesta ficava por baixo, nada precisou molhar (além de mim).
Pra quem acha que é muito difícil de remover e colocar o estepe, segue esse link de 30s.
O melhor local para o estepe é no compartimento do motor, como já foi no Gol, Fiat 147 e Uno.
Local de fácil acesso, altura adequada para ser manuseado e calibrado.
Mas infelizmente essa disposição provavelmente não voltará, pois os cofres dos motores estão com menos espaço e seria necessário um projeto de difícil execução, tendo em vista o tamanho e o design dos novos carros.
Talvez com pneus estreitos nos estepes, seria possível acondiciona-los no cofre do motor.