Pneu fora: vantagens e desvantagens

O estepe não tem uma posição definida no veículo, podendo ficar no porta-malas ou debaixo do assoalho. Mas qual seria a melhor solução?

Estepe abaixo do assoalho tem suas vantagnes, mas fica mais suscetível a roubos
Estepe abaixo do assoalho tem suas vantagnes, mas fica mais suscetível a roubos (Foto: AutoPapo | Alexandre Carneiro)
Por Boris Feldman
Publicado em 04/03/2022 às 07h32
Atualizado em 04/03/2022 às 16h34

O automóvel já fez mais de cem anos e ainda não inventaram uma solução definitiva para o pneu sobressalente. Principalmente no Brasil, onde não funciona a solução do “runflat” – aquele  que anda mesmo vazio.

Em alguns modelos, o estepe foi removido para fora do porta-malas e colocado debaixo do assoalho. Se você estiver comprando um carro com esta solução, preste atenção:


– Há vantagens: se o pneu fura com o porta-malas carregado, você não precisa tirar toda a bagagem para utilizar o estepe. E um ganho considerável de espaço no porta-malas.

VEJA TAMBÉM:

– Mas também desvantagens: é difícil calibrá-lo e retirá-lo também costuma ser complicado. E, como fica fora do carro, é mais fácil ser roubado.

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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
5 Comentários
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Andre Rocha 2 de junho de 2022

A melhor solução é fazer um combo: estrutura interna e externa para acomodar os pneus! Como assim? Porta malas plano por dentro e por fora, e com 1 furo único com acesso pelos 2 lados, para encaixar 1 parafuso borboleta para prender o estepe. Coloca-se acompanhando o veículo 1 estrutura metálica removível para quando o cliente precisar colocá-lo na parte de baixo para viagens, e o mesmo não ficar dependendo apenas do parafuso para segurá-lo. Quando o dono estiver andando na cidade, no dia-a-dia, em que não se exige o uso, ele coloca o estepe na mala. Quando for viajar coloca o estepe por baixo do veículo e o prende, deixando o espaço total da mala do veículo livre! Simples, prático, cambiável, fácil de fazer

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José Sidnei Zanelatto 8 de março de 2022

A melhor solução que eu conheço foi a do Fiat 147, que era ponto do motor!!

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Olisses 8 de março de 2022

Eu já tive um pneu furado, na Regis Bittencourt, numa curva sem acostamento, indo para um casamento, carro cheio, vestido de festa, terno, no porta-malas e muita, muita chuva. Como o pneu do Fiesta ficava por baixo, nada precisou molhar (além de mim).
Pra quem acha que é muito difícil de remover e colocar o estepe, segue esse link de 30s.

https://youtu.be/OvzdxZZfpv4

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Ernesto Walter Schramm 4 de março de 2022

O melhor local para o estepe é no compartimento do motor, como já foi no Gol, Fiat 147 e Uno.
Local de fácil acesso, altura adequada para ser manuseado e calibrado.

Mas infelizmente essa disposição provavelmente não voltará, pois os cofres dos motores estão com menos espaço e seria necessário um projeto de difícil execução, tendo em vista o tamanho e o design dos novos carros.

Talvez com pneus estreitos nos estepes, seria possível acondiciona-los no cofre do motor.

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Samuel 9 de julho de 2022

Estepe no compartimento do motor (ou na frente como nos fusca e variant) foi uma boa sacada naquela época, até perceberem que isso vai totalmente contra qualquer conceito de deformação programável. Não tem como deixar seguros os ocupantes de um carro com o estepe ali em caso de batida. Ele não vai deformar como a lataria, não vai cair pro chão como o motor, não vai se quebrar sem entrar na cabine como a barra de direção. Por isso que tiraram.

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