Pneu fora: vantagens e desvantagens
O estepe não tem uma posição definida no veículo, podendo ficar no porta-malas ou debaixo do assoalho. Mas qual seria a melhor solução?
O estepe não tem uma posição definida no veículo, podendo ficar no porta-malas ou debaixo do assoalho. Mas qual seria a melhor solução?
O automóvel já fez mais de cem anos e ainda não inventaram uma solução definitiva para o pneu sobressalente. Principalmente no Brasil, onde não funciona a solução do “runflat” – aquele que anda mesmo vazio.
Em alguns modelos, o estepe foi removido para fora do porta-malas e colocado debaixo do assoalho. Se você estiver comprando um carro com esta solução, preste atenção:
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– Mas também desvantagens: é difícil calibrá-lo e retirá-lo também costuma ser complicado. E, como fica fora do carro, é mais fácil ser roubado.
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A melhor solução é fazer um combo: estrutura interna e externa para acomodar os pneus! Como assim? Porta malas plano por dentro e por fora, e com 1 furo único com acesso pelos 2 lados, para encaixar 1 parafuso borboleta para prender o estepe. Coloca-se acompanhando o veículo 1 estrutura metálica removível para quando o cliente precisar colocá-lo na parte de baixo para viagens, e o mesmo não ficar dependendo apenas do parafuso para segurá-lo. Quando o dono estiver andando na cidade, no dia-a-dia, em que não se exige o uso, ele coloca o estepe na mala. Quando for viajar coloca o estepe por baixo do veículo e o prende, deixando o espaço total da mala do veículo livre! Simples, prático, cambiável, fácil de fazer
A melhor solução que eu conheço foi a do Fiat 147, que era ponto do motor!!
Eu já tive um pneu furado, na Regis Bittencourt, numa curva sem acostamento, indo para um casamento, carro cheio, vestido de festa, terno, no porta-malas e muita, muita chuva. Como o pneu do Fiesta ficava por baixo, nada precisou molhar (além de mim).
Pra quem acha que é muito difícil de remover e colocar o estepe, segue esse link de 30s.
O melhor local para o estepe é no compartimento do motor, como já foi no Gol, Fiat 147 e Uno.
Local de fácil acesso, altura adequada para ser manuseado e calibrado.
Mas infelizmente essa disposição provavelmente não voltará, pois os cofres dos motores estão com menos espaço e seria necessário um projeto de difícil execução, tendo em vista o tamanho e o design dos novos carros.
Talvez com pneus estreitos nos estepes, seria possível acondiciona-los no cofre do motor.
Estepe no compartimento do motor (ou na frente como nos fusca e variant) foi uma boa sacada naquela época, até perceberem que isso vai totalmente contra qualquer conceito de deformação programável. Não tem como deixar seguros os ocupantes de um carro com o estepe ali em caso de batida. Ele não vai deformar como a lataria, não vai cair pro chão como o motor, não vai se quebrar sem entrar na cabine como a barra de direção. Por isso que tiraram.