Câmara de ar quebra o galho num pneu danificado?

Para evitar a perda de um pneu novo por estar danificado, é possível colocar câmara de ar nele? Ou o certo é jogar fora e comprar outro?

pneu remold remoldado refrisagem refrisado
Pneu novo danificado (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
19 de julho de 2020 21:31

Leitor quer minha opinião à respeito de uma sugestão do borracheiro dele, devido a um pneu – novinho – que se danificou. O borracheiro disse: “trocamos ou colocamos uma câmara de ar para evitar qualquer vazamento”. E o leitor ficou sem saber o que fazer.

Minha opinião é de que colocar uma câmara de ar no pneu não projetado para tê-la, os chamados tubeless ou sem câmara, pode resultar em dois problemas: no pneu e na câmara.

Por que?

Esses pneus tubeless, que não foram projetados para receber uma câmara, e não têm um acabamento interno bem liso e sem asperezas. E o atrito provocado por essas asperezas com a câmara pode acabar danificando-a. Mas por outro lado, como dá dó jogar fora um pneu novinho e o custo da câmara é barato, talvez valha a pena correr o risco.

Pneu novo danificado
Na dúvida, é melhor arriscar colocar a câmara de ar do que perder um pneu novo (Foto: Shutterstock)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
6 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Katia 25 de março de 2021

E quando surge uma bolha no pneu? Tem como reparar?

Avatar
Edson Martins 5 de outubro de 2020

Eu já me vali desse recurso, mas antes de colocar a câmara de ar, eu pedi ao borracheiro para cortar no sentido longitudinal uma câmara que não ia ser mais usada, e forrei internamente o pneu tubeless para proteger a câmara da aspereza do pneu. Quebra um galho.

Avatar
Ruimar Xavier 20 de julho de 2020

UMA BOA NOITE MEXO COM PNEUS A ANOS 28 ANOS E GARANTO QUE O PNEU DANIFICADO PODE SER CONSERTADO O DANO COMO VULCANIZAÇÃO SEGUIDO DE UMA CÂMARA DE AR! POIS O AR FICA RETIDO DENTRO DA CÂMARA E GARANTE A ESTABILIDADE DO PNEU QUE REM QUE CONSERTAR ELE COLOCANDO UM RACK OU TIP TOP! E VULCANIZAR APÓS ESTE FEITO ULTILIZE A CÂMARA E VAI RODAR ATÉ ALISAR TRANQUILAMENTE! TEMOS UMA BORRACHARIA EM LEOPOLDINA MINAS GERAIS E FAZEMOS SERVIÇOS EM PNEUS DE CARROS E CAMINHÕES! A BORRACHARIA É DOEU FILHO FICA NA BR 116 NO POSTO PURIS…. FONE 32 9 9950 25 35 É WATTIZZAP TAMBÉM QUALQUER DÚVIDA NOS LIGUEM FIQUEM COM DEUS..

Avatar
Emerson Augustin vieira 5 de março de 2021

E preciso forar o pneu antes de colocar uma nova

Avatar
Claudio 20 de julho de 2020

Em 2015 comprei um carro Zero Km. Viajando pela BR471, cortei a lateral do pneu traseiro esquerdo num enorme buraco quando o carro tinha exatos 800 km rodados. Para não perder o pneu coloquei uma câmara de ar e fiz o balanceamento do pneu. Vendi o carro com quase 30 mil quilometros rodados e o pneu com câmara rodando normalmente.

Avatar
Kleber 19 de julho de 2020

Todos pneus são projetado para receber uma camada fina de borracha no seu interior sendo uma câmera de ar ou outros tipos material q vão em pneu de alta performance…digo isso pq faço pneu a mais de 10 anos 😉

Avatar
Deixe um comentário