Pneu perfil baixo: mais desvantagens do que vantagens?

Cada vez mais comuns, esse tipo de pneu traz ganhos em performance, mas tem alguns efeitos colaterais que devem ser levados em conta

Carros com rodas maiores e pneus menores se tornaram tendência (Foto: Unsplash)
Por Boris Feldman
Publicado em 21/02/2024 às 07h02

Já reparou que esses super esportivos mais modernos e importados usam pneus que parecem uma ‘tripinha’? Pois é, não são apenas os esportivos. Nos últimos anos, os automóveis vêm ganhando rodas maiores e pneus menores, com o perfil mais baixo.

VEJA TAMBÉM:

Aliás, muitos donos de carro fazem essa troca da roda original por outra maior com pneu de perfil mais baixo. Quais as vantagens? Esteticamente, o carro fica realmente mais bonito. Além disso, o perfil mais baixo dá mais estabilidade para o automóvel.

Falando das desvantagens, o carro fica mais firme, duro e menos confortável. Outro problema é que o pneu de perfil baixo tem menos ar e não absorve tão bem as irregularidades e pequenos obstáculos no asfalto. É preciso ficar de olho, pois as chances do veículo sofrer algum dano aumentam.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
7 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Vinicius 21 de fevereiro de 2024

Acho que é puro preconceito quando o carro sai de fábrica equipado com pneus baixos estas desvantagens que foram citadas no texto não fazem sentido. Afinal a suspensão, rodas e eixo são compatíveis para receber pneus baixos. O problema ocorre quando o proprietário troca os pneus na borracharia por mera questão de estética. Conclusão: carro esportivo tem que sair da fábrica mexer em carro em oficinas de fundo de quintal tem tudo para dar errado…..

Avatar
Victor 21 de fevereiro de 2024

Meu caro, vc está informação da pressão do pneus do seu carro só seria a título de comparação caso vc soubesse o volume no interior do pneu sob essas respectivas pressões. Parando pra analisar faz sentido que pneus de perfis mais finos tenham maior pressão, afinal de contas, armazenam menos ar que outro correspondente de perfil maior.

Avatar
Jovi 21 de fevereiro de 2024

Já comentei em outras publicações que não entendo essa tara por pneus de perfil baixo atualmente. Eu sou cuidadoso com buracos e deformações na pista, mas já perdi pneu em buracos bobos, e conheço algumas pessoas que também já passaram por esse dissabor. É uma decisão que não afeta as fábricas, mas dói no bolso dos consumidores.

Avatar
Rodrigo 21 de fevereiro de 2024

Essa informação no mínimo é questionávelll… Acabei de adquirir um Vírtus Exclusive que utiliza normalmente 38/36 lbs, e carregado, até 42…
Rodas aro 18″…

Avatar
Rodrigo 21 de fevereiro de 2024

A informação a que me refiro é “…Outro problema é que o pneu de perfil baixo tem menos ar e não absorve tão bem as irregularidades e pequenos obstáculos no asfalto….”

Avatar
Victor 21 de fevereiro de 2024

Meu caro, está informação da pressão dos pneus do seu carro só serviriam de comparação caso vc soubesse o volume do interior do pneu sob essas respectivas pressões, oq portanto te responderia a carga de ar no interior dos pneus, isto é, se levada em conta a temperatura dos mesmos.

Avatar
Carlos Alberto Ranieri 21 de fevereiro de 2024

Considerando as buraqueiras do Brasil, perfil baixo é complicado

Avatar
Deixe um comentário