Modificações em carros: o que é permitido (ou não) pela lei
Turbo no motor, faróis LED ou de Xenônio, escapamento, pintura, rebaixamento e insufilme são aceitos? Até que ponto?
Por Laurie Andrade 23/03/21 às 17h04Turbo no motor, faróis LED ou de Xenônio, escapamento, pintura, rebaixamento e insufilme são aceitos? Até que ponto?
Por Laurie Andrade 23/03/21 às 17h04É comum encontrarmos carros modificados pelas ruas. Por estilo, esporte, motivos de trabalho ou segurança, diversos motoristas brasileiros instalam insulfilme, optam por rodas maiores, rebaixam ou envelopam seus automóveis. Mas será que as práticas são permitidas pelo Código Brasileiro de Trânsito (CTB)?
LEIA MAIS
Segundo o Artigo 8º do CTB, fica proibido “o aumento ou diminuição do diâmetro externo do conjunto pneu/roda”. O que significa que até é possível instalar uma roda maior, desde que ela seja montada em um pneu de perfil mais baixo, de modo que o diâmetro dos dois componentes juntos não seja alterado.
Além disso, o texto determina que “a utilização de rodas/pneus que ultrapassem os limites externos dos para-lamas do veículo” também é ilegal.
Dirigir um veículo a característica alterada, segundo o código, é infração gravíssima, punida com multa e apreensão do bem.
A explicação para que o parâmetro seja mantido nos carros modificados, de acordo com o gerente geral de Engenharia de Vendas da Bridgestone, José Carlos Quadrelli, é de que “velocímetro, sistemas de ABS e de controle de tração, entre outros, utilizam essa medida – diâmetro externo – como referência”.
Para aprender como alterar o tamanho de rodas e pneus, clique aqui.
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) descreve, na Resolução 292, as condições para que o envelopamento de carros ou pintura sejam considerados dentro da lei.
Art. 14 Serão consideradas alterações de cor aquelas realizadas através de pintura ou adesivamento em área superior a 50% do veículo, excluídas as áreas envidraçadas.
Parágrafo único: será atribuída a cor fantasia quando for impossível distinguir uma cor predominante no veículo.
Art. 3º As modificações em veículos devem ser precedidas de autorização da autoridade responsável pelo registro e licenciamento.
Parágrafo único: A não observância do disposto no caput deste artigo incorrerá nas penalidades e medidas administrativas previstas no art. 230, inciso VII, do Código de Trânsito Brasileiro.
O texto sugere que apenas carros modificados que tenham mais da metade da sua área envelopada devam procurar o Detran para solicitar a atualização da cor no Certificado de Registro de Veículo (CRV).
Se a tonalidade escolhida durante o envelopamento do carro for a mesma que a original do veículo (independente da textura fosca ou brilhante), não há necessidade de procurar o órgão regulador.
Como informa o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a legislação que define as regras para a utilização do insufilme é a Resolução 254, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
O texto define que a “transmissão luminosa” por meio do vidro dianteiro não deve ser inferior a 75%. Ou seja, a película dos carros modificados pode bloquear no máximo 25% da luz. No para-brisa, o filme também deve ser incolor.
Já os vidros laterais podem ser um pouco mais escuros, e a transmissão luminosa pode chegar a 70%, bloqueando-se 30% da luminosidade.
Aos que desobedecerem a regra, cuja fiscalização compete ao Estado, a penalidade é de uma infração grave, com multa e retenção do veículo para regularização.
O órgão detalha, ainda, que o nível de luminosidade considera o “conjunto vidro-película”. Ou seja, se o vidro do carro já é ligeiramente escurecido, o grau de escurecimento do insulfilme deve levar isso em conta.
O artigo 6º da Resolução Nº 292/2008 do Contran é quem determina sobre a legalidade da troca do sistema de suspensão. O texto diz que:
Os veículos de passageiros e de cargas, exceto veículos de duas ou três rodas e quadriciclos, usados, que sofrerem alterações no sistema de suspensão, ficam obrigados a atender aos limites e exigências previstos nesta Resolução, cabendo a cada entidade executora das modificações e ao proprietário do veículo a responsabilidade pelo atendimento às exigências em vigor.
§ 1º Nos veículos com PBT até 3500 kg:
I – o sistema de suspensão poderá ser fixo ou regulável.
II – A altura mínima permitida para circulação deve ser maior ou igual a 100 mm, medidos verticalmente do solo ao ponto mais baixo da carroceria ou chassi, conforme anexo I.
III – O conjunto de rodas e pneus não poderá tocar em parte alguma do veículo quando submetido ao teste de esterçamento.
§ 3º Os veículos que tiverem sua suspensão modificada, em qualquer condição de uso, deverão inserir no campo das observações do Certificado de Registro de Veiculo – CRV e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veiculo – CRLV a altura livre do solo.
De acordo com o presidente da Comissão de Direito do Trânsito da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Paulo, Rosan Coimbra, os carros que saíram da fábrica sem o farol de LED só poderiam adotar esse tipo de lâmpadas até 2021. O especialista cita a Resolução 667 de 2017, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que determina, no artigo 2º:
“É proibida a substituição de lâmpadas dos sistemas de iluminação ou sinalização de veículos por outras de potência ou tecnologia que não seja original do fabricante”.
Ainda que tenham sido feitas antes de janeiro de 2021, quando o texto entrou em vigor, algumas exigências legais deveriam ter sido realizas. As obrigações eram determinadas pela resolução 292 de 2008, do Contran, e regulamentadas pela portaria 28 de 2018, do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
O Detran deveria autorizar, previamente, a troca pelas lâmpadas de farol de LED. Na sequência, deveria ser feita uma inspeção do veículo em uma instituição reconhecida pelos órgãos de trânsito. Sendo aprovada na inspeção, a modificação no carro deveria constar no documento do veículo (CRLV).
De acordo com o Artigo 8 da Resolução nº 292 do Contran, fica proibida
V – A instalação de fonte luminosa de descarga de gás em veículos automotores, excetuada a substituição em veículo originalmente dotado deste dispositivo. (Inciso acrescentado pela Resolução Contran nº 384, de 02.06.2011, DOU 07.06.2011)
Parágrafo único. Veículos com instalação de fonte luminosa de descarga de gás com CSV emitido até a data da entrada em vigor desta Resolução poderão circular até a data de seu sucateamento, desde que o equipamento esteja em conformidade com a resolução nº 227/2007 – Contran . (Parágrafo acrescentado pela Resolução Contran nº 384, de 02.06.2011, DOU 07.06.2011 )
Ou seja, carros modificados (que tiveram a instalação de farol de xenônio) estão em desacordo com a lei. Apenas os modelos que saem de fábrica com a tecnologia ou que emitiram o CSV antes de 2011 estão aptos a rodar sem problemas com as autoridades.
Falando em farol… Aprenda como trocar as lâmpadas do carro (respeitando as determinações da lei).
O CTB não proíbe que os carros sejam turbinados. Mas, assim como nas demais modificações, a legislação coloca parâmetros necessários para que a segurança seja mantida.
Para a realização da troca do sistema de combustível o Contran exige:
A legitimidade da troca do escapamento intriga até mesmo os profissionais da área. Isso porque apesar de não constar como uma alteração possível, um componente esportivo, por exemplo, não necessariamente altera as característica do carro ou afeta os índices de ruído e emissão.
O que é certo é que o artigo 98 da Lei de Trânsito afirma que “nenhum proprietário ou responsável poderá, sem prévia autorização da autoridade competente, fazer ou ordenar que sejam feitas no veículo modificações de suas características de fábrica”, incluindo mudanças que afetem os índices de emissão de poluentes e ruído.
A alteração do modelo do escapamento também pode ser encarada como proibida por alguns advogados especialistas em trânsito porque a Portaria 38/18 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), responsável pela redação do Anexo da Resolução 292/08 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), estabelece as modificações permitidas em veículos e não descreve a troca da descarga.
Por outro lado, a Resolução nº 252/1999 do Conselho Nacional do Meio Ambiente diz, no Artigo 5, § 1°:
Os sistemas de escapamento, ou parte destes, poderão ser substituídos por sistemas similares, desde que os novos níveis de ruído não ultrapassem os níveis originalmente obtidos e declarados pelo fabricante do veículo, conforme Resoluções Conama nos 1, 2, e 8, de 1993, e os estabelecidos na Tabela 1.
Polêmica, a troca do escapamento pode ser enquadrada pelo artigo 230 do CTB, que diz que:
Art. 230. Conduzir o veículo:
VII – com a cor ou característica alterada;
X – com equipamento obrigatório em desacordo com o estabelecido pelo Contran;
XI – com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante;
É Infração grave, com penalidade de multa e medida administrativa de retenção do veículo para regularização.
Atualmente a multa grave custa ao condutor R$ 195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Quando a troca de luzes das setas, das lanternas traseiras, dos faróis por LED diminui a segurança do carro? Tirar uma lâmpada e colocar outra sem mexer na fiação para instalar reatores por exemplo não é modificar é substituir. Que democracia é essa onde vc não pode nem escolher o que fazer com um bem que é seu? Isso é uma falácia. Daqui a pouco vamos ter que pedir de joelhos pra poder trabalhar. Opa pera aí já está acontecendo.
Fica subentendido que, no Basil o veículo cujo você pensa ter adquido é na verdade do governo, você tem direito de usar desde pague o aluguel e todas as taxas anuais para te-lo e ainda por ser um objeto de uso de deslocamento ainda tem que pagar para andar nas estradas que você mesmo pagou para te-las, caso você não pague os impostos e taxas pode ter o direito de uso do seu automóvel impedido pelos fiscais do governo, e assim segue! Não se iluda com a casa que você comprou não é diferente disso!
Deveríamos na verdade saber qual o nosso limite entre a liberdade e a segurança em fazer qualquer tipo de modificação sempre lembrando do direito que temos termina exatamente quando o direito do próximo começa a ser prejudicado, essa mudança de atitude somente, e somente, depende de EDUCAÇÃO, está que os políticos brasileiros a décadas vem destruindo, se à tivéssemos poderíamos ser como nos EUA e seríamos livres para fazer as modificações achadas justas e necessárias tanto na estética como na segurança em um objeto que você só usa porque o governo permite mediante o pagamento!
É seguimos no país dos vovôs e antiquados conservadores que estão destruindo o que deveria ser uma democracia, eita Paizinho atrasado!
Concordo plenamente, onde tirar uma lâmpada e por outra (led) que dura muito mais tempo, tira a segurança de uso do veículo isso nas setas, luzes de freios etc.
Como se fosse crime rebaixar o carro e coloca uns rodão seis n tem mais o q fazer n, namoral isso n atrapalha a vida de ngm, tá com pressa passa simples ass, polícia tem que pegar bandido, e n trabalhador q sempre sonhou em ter seu carro baixo montado deu duro p conseguir p vim um policial e prender, pelo amor vai catar ladrão vai…
Lamentavelmente, quem dita as normas de trânsito são as montadoras. Qualquer porcaria que fabricam é aprovada de plano pelo denatran. Mas se um pobre mortal for fazer igual, aí não pode. As montadoras obstam qualquer modificação ou criação, porque a modificação pode ficar melhor que as porcarias que elas vendem aqui, e criar algum modelo, nem pensar, pois não aceitam concorrência brasileira, tanto que não existe veículo brasileiro. Quando um brasileiro elabora um projeto de carro, sofre uma série de perseguições. Ou vende a empresa, ou quebra. Triste realidade, que impede a criatividade do brasileiro.
eles fazem isso é só pra roubar a gente nem um tipo de modificação vai sauvar vida quando chega a hora todos nós vamos ter que morre obs..morrendo com Jesus e melhor a inda e quen morre sem ele
Meu carro é Fiat uno 2002,duas portas. Pergunta: se eu deitar o banco traseiro para alimentar o volume da mala é proibido, estou passivo de multa?
Eu urubuservando os comentários concluí que o pessoal que é contra as leis são aqueles que querem rebaixar jogar no chão , colocar o farol xerenon de 800 milhões de lumens made in china , vedar os vidros , dubar o coisa , colocar escape direto que ronca um pouco mais que o foguete Saturno 5 decolando … Também são os mesmos que nós não conseguimos entender direito oq eles escrevem , faltam vírgulas , pontos , acentos , concordância verbal … Imagino se a lei ouvisse esses caras , a zona q seria o nosso trânsito . Se uma Ferrari é baixa leia sobre ela e o pq de ela ter sido construída assim , vc vai ver q por algum acaso ela não tem a mesma suspensão q o seu Celta , não tem os mesmos pneus q o seu Uno , e em uma pista ruim ela de fato tem menos estabilidade que seu gol original de fábrica . Evoluam brasileiros , vamos construir uma sociedade melhor …
Kkk mano vc tá de parabéns, geralmente é nóia que quer infligir a lei mesmo
Saturno 5 foi boa ..kkk
País de governantes safados e corruptos o sistema abre vez pra o cidadão legalizar e sai caro esse processo ai cai ne uma blitz eles alegam que o seu documento de dentro do Detran não vale nada ai seu vai preso pra você financia o sistema Brasil terra de ninguém
Como disseram nós comentários abaixo, a partir do momento que se fábrica um produto e o colocam pra ser comercializado, no meu ponto de vista ele está autorizado, então pq é proibido a instalação?
Outra coisa, oficinas especializada em customizações, se ela existe é pq é legalizado, então pq não podemos equipar nossos carros, isso é tudo forma de nós tirar dinheiro, isso tudo é pessoas despreparadas que governam nosso país, são burros, pois toda modificação automotiva, gera economia, faz crescer o mercado gera emprego, mas eles preferem fazer tudo ao contrário, Brasil um país de ladrões engravatados
Se em alguns n são proibido fazer alteração no veículo,de fato e q o q vale e o estado de conservação,mas Aki no Brasil e diferente …os governantes cria essas leis em benefício próprio ,,,futura.
Amigos essas leis ibecies é tudo pra roubar nós brasileiros. pior de que rebixar o carro e botar rodas escapamentos esportivos. são carros que não tem a minimima condição de rodar nas ruas isso é que eles deveriam ver.
O interessante é que aqui no país vizinho,no Paraguai não existe proibição pra carro rebaixado. E uma vez fizeram um teste no programa auto esporte e foi constatado que o carro rebaixado tem mais estabilidade do que o carro com suspensão original e isso as autoridades não querem ver.
Porque os carros dos políticos podem ter insufilme que não é permitido e nos brasileiros comuns não, questão de segurança é papo furado insufilme escuro não segura bala.
Eu comprei um carro 20/21 no final do ano passado e troquei as lâmpadas para Led pq principalmente numa estrada sem iluminação ela ajuda e muito. Agora qdo adquiri o veículo o Detran estava fechado por conta da Pandemia e só li matéria a respeito no final de dezembro passado. Entendo até que alguns veículos antigos não têm por características de design condições de usar essas lâmpadas mais um veículo mais novos é brincadeira. Só num País tupiniquim mesmo.
Concordo com as normas pois estão salvando vidas .
Ta mesmo, um escapamento livre mata muitas pessoas no trânsito.
Isto…vi muita gente que não morreu porque seguiu a norma e trocou a placa pela do Mercosul… só perdeu um pouquinho de dinheiro.
tua mãe
É mesmo é?
Meu nome é Ari e eu tô nem aí.
Eu acho muito estranho tudo citado acima tem para vender qualquer um copra agora nos não podemos fazer nado no.carro sendo.que tem para vender então proíbe de fábrica .ai sim agora infelizmente vivemos num país que tem para vender se colocamos no veículo somos parado numa blitz levamos um multa isso é uma roubalheira mesmo…
As normas são claras…vc compra o carro! Mas ele e meu.
Verdade amigo vc ta certo se quer proibir pare de vender os acessórios. bando de ladrões criam essas leis pra roubar. É tem essa se vc for um delegado ou um juíz um procurador dou dúvida ele parar
só para os rafa mé é o brasil a lei só fuciona pra os pés de chinelo.
Nome do dono é Ari ,tenho ctz !
Porque tudo que fazer tem que pagar taxas ao dendran.um órgão público que está bilionário.e não faz nada pelos usuários de automóveis.se estabilizou e pairou no tempo…
Brasileiro é burro, paga caro por um bem que não é seu!!!
País da roubalheira, vagabundos no “poder” criando “leis” para roubar o direito dos cidadãos de bem!!
Os veículos já são obrigados a serem emplacados para poder serem identificados, não deveria ter essa palhaçada de tudo q a gente for alterar no veículo ter q passar por um órgão credenciado ( que cobram uma fortuna) cheios de burocracia para poder ser aprovado…. Fora que se der o famoso “cafezinho” as coisas ficam mais fáceis!!!
Traduzindo: não importa o que você faça ou deixe de fazer, o carro, mesmo que você pague uma fortuna por ele(e paga mesmo) +todos os impostos, esse bem móvel jamais será seu.Ter alguma coisa nesse paiseco é uma verdadeira utopia…
Meu passat alemão aspirado manual ano 99,não passou na perícia porque está com os faróis do ano 2004,mesmo estando funcionando tudo certinho. Agora tenho que tirar os faróis e voltar para os originais. É brincadeira.
Ou seja … Tenho um carro .. mais não é meu … Não posso familiarizar…( Deixar ao meu estilo )
Pessoas de mente fechada que não evoluem isso sim deveria ser crime,que abrem a boca ae sim deveriam ser punidos fazer leis ultrapassadas pena de morte !!
Brasil é uma piada, a pessoa paga um valor caro no veiculo e vira seu bem e não pode nem alterar o mesmo. Coisa de retardado querer determinar oque a pessoa pode ou nao fazer com seu bem.
Acredito que, se eu quero rebaixar meu carro eu vou lá e faço, sou eu quem esta pagando. Escape esportivo só faz um barulho que nao incomoda chega a ser lindo ouvir. Led melhor que luz amarela. Roda aro 18 17 o que for, acredito que a partir do momento que vc dono está pagando, ngm tem o direito de reclamar se é proibido isso e aquilo que seja proibida a fabricação dos tals. Agr pagamos um ipva caro licenciamento mento caro legalização cara e andamos em ruas que so por Deus, se as auto pistas fossem de qualidade superior ai blz, mas as vias sao um lixo e aqueles que sao contra som escape led carro rebaixado, seguinte vc nao pagou uma parcela do carro ou ipva do carro do cara nao reclama fica no seu carango tranqüilo e respeita o outro.
Falou tudo
Em Belo Horizonte está suspenso a legalização de carro turbinado, mesmo passando por todos os processos legais. Acho isso uma baita sacanagem. Esse país é uma piada, você tenta fazer a legalização do veículo e não consegue porque está suspensa a opção sem nenhuma justificativa convincente.
Engraçado que tudo é proibido, mas se pagar ao despachante que ele pague as taxas e legalize junto ao Detran, aí pode! Brasil corrupto!
Verdade! É ilegal mais se pagar as taxas pode, é cada coisa viu
Questão forol led concordo. Pois os caras trocam seu sistema mas nao sabem reular os farois quem vem na contra mao sofre por nao enxergar nada a frente. Os carros novos se ajustam conforme o peso.
O Detran através de seus “burrocratas” criam tantas normas que parecem ser mais pra se ter meios diversos de arrecadação. E enquanto isso temos ruas e estradas de país de 5° mundo.
Ou seja se vc for RICO e comprar um carro que já vem de fabrica com tudo q é “proibido” por no seu velho carro pode, Brasil um país para RICOS😁🤘
Kkkkkkkkkk, bem por aí.
Tenho um carro que tem modelos 7 lugares e 5 lugare e o meu e de 5 lugares mas tem o lugar para mai dois bancos. Eu posso mudar ele colocando os dois bancos?
O q manda a lei e o q esta escrito no documento de porte 5 ou 7 lugares se for diferente e passivel de multa sim não pode alterar sem autorização do detran
Tantas coisas mais erradas do que tudo isso existe no trânsito incluindo as buraqueiras que quebram os carros, eles estão preocupados com coisas muitas vezes insignificantes. Sempre digo: quem compra carro, aluga carro, porque não é o dono. O dono é o Contra.
Exatamente irmão, fora que pagamos IPVA para a manutenção das estradas que não acontece e tudo você tem que pagar pra conseguir
Bom dia pessoal,nós não podemos colocar lâmpadas melhores em nossos carros pra ter uma melhor visibilidade a noite mas, a Scania, a DAF,entre outras fabricantes de caminhão pode colocar lâmpadas de led até no teto do caminhão. Esse é nosso Brasil onde quem pode mais chora menos.
Muitos afirmam: ” o carro é meu. Faço o que quiser com ele” Certíssimo. Passou a rodar em via publica, está sujeito ao CTB. Corretíssimo. Maioria não é obrigada a se sujeitar à veiculo com som alto. Rebaixado( como as vias são irregulares andam devagar), ou com escapamento parecendo uma locomotiva.
Vou rebaixar vou botar led vou botar 100% nos vidro no meu astra minha opinião quando ir preso vou lá e tiro tchau i brigadu
É isso aí cara!!!
Pago caro pelo carro e não posso fazer o que eu quero carro é meu porra,vai cuidar dessa pandemia até parece que não tem serviço bando de vagabundo
Já se sabe que as lâmpadas dos faróis não podem ser de led, mas minha dúvida é e as lâmpadas das lanternas podem? Outra se no da lâmpada 💡 de seta eu colocar um conjunto que faz a função de seta quando se tem a intenção de posição e quando está em condução normal o mesmo funciona como drl, porém são de led. Será que o que foi mencionado é permitido? Alguém sabe dizer?
Na vdd não pode nada e sim almenatar os preços de TD eu acho que quando nos compramos nós temos o direito de fazer o que quiser já pagamos muito caro nós nosso carros pq não abaixa os valores de TD e melhora nossa ruas e estradas que estão uma merda isso sim que eles deviam se preocupar por isso o Brasil não vai pr frente só pensam em lei prender os nosso vereador, prefeito etc não faz bando de desocupado deixo nos ser feliz deixa nós fazer o que quiser sai do nosso bloco
No meu ponto de vista relação ao LED/XENON é que, se não é permitido o uso nós veículos então para que é permitida a venda? Qual o benéfico nisso? Muito interessante órgãos competentes, né?!
Parabens. Tenho a mesma ideia e duvida sse é proibido então nao se vende.
Acabou as gentilezas da boa educação através de contato visual com outro motorista que se esconde pelos vidros escuro. Películas escura, é bom pra esconder bandidos.
Outras aberração é carro rebaixado ao passar numa lombada, atrasa quem vem atrás. Outra coisa são os faróis de Led que ofusca a visão dos demais. Se existe lei, deve ser cumprida. A polícia vem fazendo vista grossa e a excessao vem se tornando regra.
Eu concordo com isso o farol de led se não bem regulado ofusca quem vem em sentido contrário dizem que já e proibido a Brasília quem não lembra?tinha duas parábolas soube que era proibido e lançaram não sei se é verdade já passei por uma achando que era carro de luxo a noite para minha surpresa era a Brasília rapaz fere a vista
O problema é que existem lâmpadas LED de boa qualidade que realmente são muito melhores q as originais e não ofuscam a visão da pista contrária mas são muito mais caras q as lâmpadas originais , e existem as porcarias vindas da China q parecem o sol vindo de frente e custam uma pechincha … Adivinha qual q o brasileiro compra …
negativo, a película serve para você preservar a sua privacidade. contanto que não atrapalhe sua visão, é uma questão de segurança a bandidagem não ter certeza de quem está dirigindo ou quantos estão no veículo. uma moça sozinha pode aparentar ser alvo fácil pra um sequestro ou assalto.
Com certeza Campos,eu tbm penso desse jeito,a película dificulta muito a ação dos bandidos,eu uso 70 % nos vidros.
Daí essa moça sozinha com seu vidro extremamente escuro não vê um ciclista ou pedestre a noite , ou uma moto também . Aí vc vai lá ressuscitar a vítima ?
aprenda a ler e a interpretar Juliano, eu falei na segunda frase: “CONTANTO QUE NÃO ATRAPALHE A SUA VISÃO”. conseguiu ler agora? aqui não da pra desenhar, uma pena. aliás, só pra deixar claro, todos fazem parte do trânsito. o pedestre tem que ter noção de que à noite a visibilidade é prejudicada você utilizando película ou não. utilize a faixa de pedestres. o ciclista tem que utilizar equipamento refletivo ou que emita luz pra estar sinalizado também. a imprudência nem sempre é do motorista.
Isso e uma palhaçada, não pode nem envelopar o carro mais. Se o veículo e preto e quiser adesivar de preto não pode? O detran ja acha pouco? O órgão que ganha mais dinheiro. Querem ganhar mais pelo amor de deus. So ta faltando agente compra um automóvel e entregar a eles de presente. Agente compra o carro com o dinheiro da gente mais o carro não e nosso, se for pego na rua com o ipva atrasado eles tomam. Se ta tudo certinho no carro eles procuram defeito pra meter uma multa.
Se o carro for preto, pode envelopar de preto sim. O que não pode é mudar a cor do carro emais de 50% da pintura.
pelo jeito você nem leu e tá falando… tá escrito na matéria que se for manter a cor do carro não tem problema algum, independente de for fosco ou texturizado.
Pior viu só falta isso mesmo,de sertã forma n somos dono do veiculo n.isso e uma palhaçada q precisa acabar 🙏🏻🙏🏻🙏🏻
Tenho uma dúvida, em caso de pintura estilo low rider, onde o que vai mudar vai ser os tons da mesma cor, precisa fazer documento fantasia? Exp: doc cor azul, carro pintado em vários tons de azul.
Se o carro e preso vc paga a diária do carro no detran ainda paga reboque. Se vc não tem dinheiro pra retirar o veículo. Eles vendem seu carro isso e uma palhaçada.
Ok, mas precisa mudar o documento para fantasia? No caso de Low rider?
O melhor a fazer é consultar seu órgão de trânsito para ter certeza e, se necessário, regularizar.
Na minha opinião cada um tem o direito de fazer oq quiser com u seu veículo pois vc paga caríssimo no seu carro i não poder fazer nada é uma sacanagem
Desde que não atrapalhe os outros motoristas, né
Falou pouco mas falou bonito
Posso fazer a manutensao da pintura do meu carro sem alteração na cor? Mas ainda sim é preciso comunicar o detram?
Vc pode pintar e fazer a manutenção da pintura qdo e quantas vezes vc quiser.
Só precisa comunicar ao Detran se vc *MUDAR DE COR* se a cor que colocar for diferente do que está descrito no seu documento do veículo.
Espero ter ajudado, abraços.
Engraçado é não poder colocar mais comprar, emitir nota fiscal e nessa como sempre pagar uma quantia enorme de impostos embutidos em produtos que em tese são proibidos. Uma aberração jurídica se não pode porque se vende?
Meu nome e Ari e eu não tô nem aí kkkkk
É isso aí, Ari. Eu tô aqui e tô nem aí.
Ou seja, isso é uma palhaçada sem sentido, você tem um carro paga por ele com um imposto absurdo e pra fazer alguma coisa no carro ainda tem que pagar uma vistoria e pedir permissão a esse bando de incompetente que não tem o que fazer. Vão melhorar as estradas e rodovias que a gente paga pra isso. Uma lâmpada ou um espaçamento não altera característica de veículo nenhum. Pipa palhaçada pra extorquir dinheiro da população com multas.
Os engenheiros quebram a cabeça desenvolvendo os meios para tornar essas carroças mais seguras, aí aparecem jegues habilitados, modificando, rebaixando…
Engenheiro sabe de nada nois soca a muriçoca no chão mesmo e atravessa de banda nus quebra mola mesmo ta incomodado fica em casa
Apoiado , é isso aí mano
Ridículo a gente compra o carro paga esse maldito IPVA todo ano um absurdo e ainda não se pode fazer nada e mais fácil andar de carroça
Entendi sua crítica amigo, mas andar de carroça só é permitido se vc mora no interior do seu estado, ou seja em área rural, em ruas e estradas urbanizada já está proibido tbm. Abraços.
Essa lei aí do escapamento so aplica em carro, porque onde se vai tem aquelas moto cg/fan etc, que só faz barulho. Se escuta de longe.
Então eu posso ter uma ferrari rebaixada com motor super potente pneus largos e escapamento esportivo tudo de fabrica.. Mas se eu faço tudo isto no meu carro em locais especializado é proibido??
Eita Brasil chato
Mas dá pra comparar uma Ferrari com essas características originais da montadora para o seu Celtinha 2006 rebaixado na Oficina Zeca Urubu?
Pra mim sao um bando de safados pois as fábricas nao faz as coisas do geito do agrado de quem compra e sim do deles dai a pessoa compra paga o olho da cara de caro grasas nossos empostos que e um absurdo e mesmo asim eles controla o que devemos coloca no carro sei que tem uns cornos que coloca escapamento barulhento isso eu acho uma burrice pois ninguém quer saber que vc esta pasando se vc que avisa pro amante da sua mulher que vc esta chegando acha outra forma de fazer mais nao esculhamba com o cilencio dos outros ja as outras modificação eu acho que a pessoa compro e dele ele modifica o que ele quiser e puder nao tem que ter essa putise de perder seu bem por isso afinal a pessoa pagou por aquilo ela faz bem o que enteder mais nossos gosvernos enventa modinha só pra ganha mais dinheiro por que nao vão racha uma lenha ou algo que seja realmente útil pra sociedade e ainda falam que temos livre árbitro nao sei onde aff….
Vc pode modificar o seu carro só precisa legalizar no órgão competente
A grande realidade é a que sempre tive certeza, algumas pessoas preferem sempre o que é proibido, tudo que não puder fazer ela quer, por isso não vou falar mais nada.
Gostaria de saber se é permitido trocar o farol comum por máscara negra.
Pode sim Edson, não só mascara negra como colocar projetores,desde que a lâmpada seja halogena.
Serviços on LINE do DETRAN deveriam ser mais baratos e menos burocrático. Trocar placa por exemplo. Paga vistoria, paga isso é até impressão digital de documentos???? Absurdo e o DETRAN fechado…mas as multas nem vírus paga!!!!! Cadê as alternativas Detran só?????? Placas novas,!!!!!!!!!
O Detran Do fechado e a burocracia aberta. Preciso trocar placas e tem que agendar, fazer revisão, pagar taxas e esperava vontade do Detran funcionar ou de desperdício tempo do trabalhador. Fácil ficar prescrevendo regras para os outros e ganhando dinheiro.
Nenhuma lei é válida sem a devida fiscalização, por isso o trânsito no brasil mata , aleja e mutila aos milhares. Por aqui, como é feito em países sérios, qualquer alteração da condição original do carro, deveria gerar um termo de responsabilidade civil ao proprietário. De resto deveria ter leis de procedimento, mais multa aos veículos fora do padrão
É baseado em que esses caras fizeram essas leis? Ele não são nada, não são engenheiros e muito menos entende de mecânica ou elétrica. Só querem criar firmas de arrecadar dinheiro. Todo ano se cria uma novidade voltada pra os veículos, e selo pedágio, e kit primeiros socorros, é extintor Abc depois não mas é assim vai. É palhaçada mesmo. País de de ladrão.
Trocando por miúdos… Você compra o veículo e só pode pagar em dia os impostos… Modificar o q é seu não pode… Por que o estado não permite… Mas o estado deixar uma estrada em péssimas condições pra trafegar pode… Certas alterações não interferem em nada o desempenho do veículo nem colocam em risco a condução de terceiros…Absurdo isso…
Lá vem o brasileiro típico e suas desculpas esfarrapadas. Como que modificações feitas no conjunto de rodas/pneus, suspensão, motor e sistema de iluminação, via de regra, feitas na base da gambiarra, não põe em risco a vida de terceiros? Só rindo mesmo
Se eu compro uma casa tenho direito de fazer o que quiser com ela e o mesmo é para o carro, paguei é meu e faço o que quiser desde que haja com responsabilidade.
Não tenho culpa se você ou outros não gosta e outros adora. Por exemplo se você gosta de amarelo e eu de vermelho eu tenho que respeitar você e vice versa do mesmo jeito você respeitar os outros por seus gostos.
Respeito é a base de tudo o preconceito não.
Afff cola aqui na minha garagem e olha se tem alguma gambiarra no meu carro !!! Fala merda não filho. Garanto que tenho mais segurança, estabilidade, e potencia do que qualquer carro original
Subentende que se vc compra um artigo em que está estampado o logo do Inmetro, ele foi testado e aprovado para ser comercializado, não oferendo riscos, caso de pneus, rodas, as próprias lâmpadas. Também sou de acordo que se não é permitido tem q ser proibido a comercialização… Mas o problema é que a maioria do cidadão é como este que discordou do meu comentário, e pós causa de gente assim conformada que o nosso país tá assim…
Concordo com vc, tenho um veículo praticamente novo e bem modificado também, não é qualquer gambiarra colo o amg aí falou não, tenho suspensão a ar no veículo instalada por empresas especializadas, escapamento com difusor, farois super branca e rodas aro 17 , tudo instalada por especialistas da área, já passei por vários comandos nunca tive problema algum inclusive alguns polícias perguntaram algumas peças quebrou tinha colocado porque acharam o carro bonito, o carro é meu eu faço o que eu quero, quero ver aprenderem meu carro 😉
O Artigo 8º do CTB não fala absolutamente nada disso.
Engraçado, proibir o LED é muito fácil. Acho que seria mais correto verificarem os motoristas que andam com lâmpadas comuns e os faróis totalmente desregulados ou com o farol baixo e acendem o farol alto para iluminar a via. Outro fato são os SUV’s. Carros mais altos que os faróis incomodam os motoristas dos carros mais baixos. Essa desculpa de proibir o LED para segurança não tem nada a ver. Proíbem o uso, mas não a venda e a fabricação.
Essa questão é tão simples que qualquer criança entende. Lâmpadas de led, bem como xenon, não foram projetadas para carros velhos, muito menos para carros com projetores halogenos, logo, o fato de estar a venda não significa que pode ser usado livremente e sem critério.
Infelizmente brasileiro, no geral, é muito limitado para entender aspectos mais amplos de cidadania
Discordo que as lâmpadas de leds “não foram projetadas para carros velhos”! Pois, tenho há mais de 3 anos, em um SUV (2008), leds da Philips, que inclusive tem vídeos/matérias demonstrando que o “desenho” do projeto das lâmpadas, acompanham a projeção/foco da halógenas, e ainda, não ofusca os outros condutores, além da durabilidade e economia de energia, que as halógenas não tem, sendo lâmpadas frágeis (quem nunca viu os carros “caolhos”?), pois, o filmanento fino esquenta muito, daí, o veículo passar por buraco na estrada (o que não é difícil encontrar), corre o risco de romper o filamento e queimar a lâmpada halógena.
Como o colega falou, tem muitos carros com faróis desregulados, que mesmo com a halógenas, ofuscas os outros condutores, e ainda, tem um carro que de fábrica, tem as lâmpadas halógenas, mas, ofuscas as pessoas com o farol baixo, parecendo que está no alto, é o exemplo do Fiat Argo. E voltando aos leds, tem muitos que compram marcas baratas, sem reconhecimento (certificação internacional), que não tem o projeto correto e/ou alta quantidade de “Lúmens”.
Dúvida ? Posso colocar drl nos faróis …e Smart led na traseira como são usados normalmente nos carros importados …ela serve de lanterna , pisca , ré, e pisca alerta .
Bando retardados
Eu gostaria de saber qual é a vantagem ou em que melhora sua vida rebaixando um carro, acho isso uma ignorância pois o carro desvaloriza, e também para que som alto em carro, prejudica sua saúde e não traz nenhum benefício além de perturbar a paz de outros, brasileiros deixem de ser atrasados, um veículo vem da fábrica com segurança, não há necessidade de alterar nada. Quer aparecer suba num poste e se vista de palhaço, esse tempo já foi, evolua cara. Procure trabalhar para o bem de sua família e viver em paz, só isso.
Pois é , também uso LED Philips na minha moto ano 1998 e nunca tive problema , nem com polícia e nem com condutores na via contrária , mas sempre está bem regulado . O problema é pobre fazendo pobrice , vai ver o farol tá amarrado com arame , todo quebrado , aí o cara compra uma lâmpada ruim chinesa p não comprar outro farol e faz aquela porcaria com a vida dos outros , por esse motivo a lei tem q proibir e os bons pagam pelos maus …
Lampada de led é consome menos e tem melhor qualidade de iluminação, além de ter vida útil maior, não afeta e nada na instalação do veículo.