Pneu run flat não foi preparado para as crateras do asfalto brasileiro

A Ford garantiu que o pneu run flat suportaria a má qualidade do asfalto no Brasil. Questionei a Continental: quer saber o que ela disse?

run flat tire
Por Boris Feldman
Publicado em 14/02/2020 às 06h15

Quando a Ford lançou no Brasil a versão mais sofisticada do EcoSport, a Titanium, sem o pneu ‘pendurado’ na tampa traseira, ela foi questionada até pelo Procon de São Paulo. Já que ele vem sem o sobressalente, por estar equipados com o pneu run flat, que rodam mesmo vazios.

Para o Procon e para a imprensa, a Ford disse que esse run flat era um projeto especial para suportar até as crateras asfálticas no Brasil. Pois eu consultei a Continental, uma das maiores fábricas de pneus do mundo, a respeito do run flat suportar ou não impactos na banda de rodagem.

E a Continental afirmou que o pneu run flat não suportam o impacto frontal, pois somente a banda lateral é reforçada para permitir que o carro rode mesmo com o pneu murcho.

Aliás, não é a toa que a Mercedes-Benz, por exemplo, em alguns de seus carros com pneus run flat adicionam um estepe no porta-malas.

ecosport run flat 3229

Foto Ford | Divulgação

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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
6 Comentários
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Patinhas 8 de outubro de 2020

Pneu Runflat no Brasil não presta, existe um perigo enorme em dirigir com o pneu rasgado e nem é recomendado, além disso qualquer buraco gera bolha no pneu e obriga a troca. Outra coisa, se furar por um prego e vc rodar com o pneu vazio, obriga a troca também!!

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LUCIANO FARIA MARQUES 13 de março de 2020

Tive uma BMW 320i com pneus Run FLAT Pirelli. Passei numa cratera, resultado: um corte na lateral, próximo à banda de rodagem. No rasgo introduzi 3 dedos. Rodei 60 km sem problemas. Chegue em casa. Dia seguinte substitui o pneu. Qualquer pneu não resistiria a cratera.

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Pedro 15 de fevereiro de 2020

Reportagem tendenciosa, o run flat é da MICHELIN, o pneu normal da Michelin ja aguenta 9999x mais que um continental que se alguém chutar estoura.
O Run Flat além de aguentar furado vai continuar com a mesma resitencia boa de um pneu Michelin.
Reporter, presta atenção no serviço, pedir opinião pro concorrente sobre o pneu. Meu Deus…

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Paulo Costa 14 de fevereiro de 2020

Pneu Continental não suporta é nada, um lixo de pneu! Até uma bituca de cigarro é perigoso, se passar por cima é capaz de estourar o pneu!

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João Geller 14 de fevereiro de 2020

nem os pneus normais estão preparados para as buraqueiras da cidade, especialmente São Paulo.

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Sergio 15 de fevereiro de 2020

Óbvio… Se o runflat não é preparado, o normal menos ainda.

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