Pneus: você observa esses dois detalhes ao comprar?

Ao comprar pneus em supermercado, devem ser observadas outras duas características na sua banda de rodagem, que eu explico aqui

Por Boris Feldman 12/05/20 às 08h30
pneu roda
Pneus exigem atenção ao comprar (Foto: Jeep | Divulgação)

Eu já comentei aqui não haver problemas em comprar o jogo de pneus mais barato no supermercado. Ele pode ter menor durabilidade, mas sem problema de qualidade.

Mas lembre-se que além das medidas terem que conferir com as originais, existem outras duas características importantes a serem observadas: as capacidades dos pneus de peso e de velocidade

Então se aparece, por exemplo na banda lateral 86T, existe uma tabela para isso. O número 86 representa o peso admitido em cada pneu, que não são 86 quilos.

E a letra T representa a velocidade máxima admitida. Você até pode colocar um pneu que tenha outras capacidades de carga e velocidade, desde que sejam superiores às indicadas no manual. Porém, você vai pagar mais à toa.

ler o pneu1
Saiba como ler o pneu corretamente (Foto: Ilustração | AutoPapo)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Fernando B 6 de setembro de 2020

    Pneu no supermercado normalmente são segunda linha, por isso duram menos. Não há problemas neles. As pessoas querem comprar um pneu segunda linha e querem que durem como um Michelin que custa 50% mais. Difícil, né

  • Avatar
    Roberto Barcelos Costa 12 de maio de 2020

    Seria interessante publicar a tabela de peso e velocidade, ou parte dela, como exemplo. O número 86 e a letra T vale o quê?

Avatar
Deixe um comentário