Manter pneu igual aos de fábrica é a melhor escolha

Muita gente fica na dúvida na hora de trocar o pneu do carro, se mantém o mesmo modelo que veio de fábrica ou trocar por um similar

pneu carro detalhe sulco portakl
Os originais foram feitos sob medida (Foto: Shutterstock )
Por Boris Feldman
Publicado em 12/07/2023 às 07h02

Na hora de trocar os pneus que já se desgastaram, e com pneu não se brinca, – não se esqueça que é o único ponto de contato do automóvel com o asfalto – vem a dúvida: “coloco o da mesma marca ou mudo?”


VEJA TAMBÉM:

Pneu de outra marca?

  • E aí depende, porque se o carro é novo e veio de fábrica com aqueles pneus daquela marca é sempre interessante mantê-la.
  • Isso não significa que não se possa passar para uma outra marca, desde que mantidas todas as características dos pneus originais.
  • Entretanto, a vantagem de você conservar a marca é porque os engenheiros da fábrica de pneus e do automóvel projetaram juntos aquele pneu de acordo com o peso, a suspensão e o desempenho daquele carro. Por isso a recomendação de se manter a marca original adotada pela fábrica.
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
6 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Luis fabia 12 de julho de 2023

Desculpa mas desta vez li foi muita desinformação. A fábrica para quem não sabe e o jornalista não deve saber não adota no caso de pneus 1 fabricante apenas mas vários, conforme a disponibilidade do que está disponível no estoque se faz a montagem então se vai vir Goodyear, Pirelli, Firestone ou outro vai depender do que o comprador trouxe com o menor preço e isto se repete em vários lotes já que são compras planejadas e de volume de forma a reduzir os custos d os estoques. Apenas o que acontece é que conforme a marca existe uma linha adotada de pneus originais que não quer dizer que sejam pior ou melhor do que outra linha e isto quem responde é a etiqueta do Inmetro que traz dados sobre o consumo de combustível, durabilidade e outros

Avatar
Alexandre 12 de julho de 2023

Claro que pode mudar de marca, principalmente quando vem Pirelli de fábrica e depois coloca Michelin, o carro ganha mais conforto e mais segurança só nessa troca de marca, portanto é necessário trocar de marca…

Avatar
Rodolfo 12 de julho de 2023

Discordo disso, pois seguindo a especificação no que tange tipo de construção, índice de carga e índice de velocidade, além das óbvias de medida, não vejo motivo para ter problemas, considerando o pneu ser de marca de renome como por exemplo Continental, Goodyear, etc.

Avatar
Tobias 12 de julho de 2023

Exatamente. A exceção é para carros esportivos de alto desempenho ou super Premium., que representam menos de 0,1% do total.

Avatar
Rodolfo 13 de julho de 2023

… Quanto a isso não sei dizer, mas sou engenheiro mecânico, pego a rodovia SP-070 (Ayrton Senna) e ando a 120 km/h com o carro com carregado com quatro pessoas no meu Onix 1.4-L, LT, ano 2019, comprado 0 km em novembro de 2019, estando atualmente com aproximadamente 12.000 km (doze mil quilômetros) apenas.
… Então sempre ficava com uma pulga atrás da orelha caso meu pneu furasse na referida rodovia e teria que usar o estepe fino (115/70-R17) limitado a 80 km/h. Como vou andar a 80 km/h na SP-070?
… Então comprei na Aciolly uma roda de aço de 15 polegadas (nova) GM cód. 52.086.422 com as medidas exatas das outras quatro rodas do meu carro (195/65-R15) por R$ 603,38.
… E hoje comprei na Roma Pneus um pneu Continetal Power Contact 2, especificação 195/65-R15 88H por R$ 472,00, já incluso bico de pneu e balanceamento e montagem, sendo que os quatro pneus são Bridgestone EP150 da mesma especificação.
… Por fim, mas não menos importante, no manual do proprietário disponível na internet no site da Chevrolet gratuitamente, não recomenda nenhuma marca específica, apenas a especificação a seguir:
– 185/65R15 88H;
– 195/65R15 91H;
– estepe: T115/70R16 92M.
Assim agora vou dormir tranquilo… antes rodar com um pneu H do que com um M, e ainda tala 195 ao invés de 115. O inconveniente é que o suporte do macaco e chave de roda não cabe mais no habitáculo, mas isso é de menos perto da tranquilidade de andar sossegado. Só achei meio errado no manual do proprietário vir pneu 195/65-R15 91H e no carro veio195/65-R15 88H, ou seja, inferior no quesito carga.

Avatar
Rodolfo 14 de julho de 2023

Corrigindo:
Os meus pneus são 185/65R15 88H e não 195/65R15.

Avatar
Deixe um comentário