O que é retífica? Entenda mais sobre o serviço que deixa seu motor novo

Ouvir que o carro precisa de uma retífica pode ser preocupante, aqui vamos explicar o que é esse serviço e como ele é feito

motor tres cilindros 3 cilindros cilindros motor shutterstock 53000788
É preciso desmontar o motor para trocar e retrabalhar componentes importantes (Foto: Shutterstock)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 12/07/2023 às 08h30

A retífica do motor ainda é um serviço temido, pois é sinal de que o veículo está muito rodado ou sofreu danos grandes. Mas você conhece o que é e como ela é feita? Vamos explicar a seguir.

Também conhecido como “fazer o motor”, a retífica consiste, basicamente, em desmontar o propulsor, trocar peças móveis e realizar a usinagem do bloco. A ideia é voltar às especificações de um motor novo.

VEJA TAMBÉM:

Porém nem todo motor aceita retífica, em alguns modernos o serviço não é recomendados. Em outros os cilindros são “encamisados”, ou seja, a camisa desgastada é trocada por uma nova.

Nos carros modernos a retífica não é tão frequente quanto nos antigos, com alguns motores podendo rodar mais de 300 mil km sem ter necessidade de ser aberto. A durabilidade, entretanto, vai depender do uso e da manutenção.

O que é feito em uma retífica

shutterstock pistao sobre mesa
Após a usinagem, são colocados pistões maiores para manter as tolerâncias originais (Foto: Shutterstock)

Peças como bronzinas, válvulas, pistões e bielas podem ser trocados por novas. Já o bloco é usinado para retirar a superfície desgastada. Isso fará que o diâmetro do cilindro cresça, exigindo pistões maiores.

As medidas da usinagem são padronizadas e presentes em manuais técnicos das montadoras. Empresas especializadas produzem pistões maiores para essas sobremedidas.

Caso tudo seja feito corretamente, o motor estará como novo. Por isso é indicado utilizar o óleo com a especificação original e rodar os primeiros quilômetros seguindo recomendações de amaciamento do motor.

Apesar do “coração” de seu carro estar novo, o hodômetro não é alterado.

Retifica total ou parcial?

shutterstock cabecote de motor descoberto expondo o comando de valvulas balancins
Quando o serviço é parcial, apenas o bloco ou apenas o cabeçote é trabalhado (Foto: Shutterstock)

Dependendo do estado do motor, não será necessária uma retífica completa. No serviço é trabalho a parte de baixo do motor (bloco e peças móveis que ficam nele) e a parte superior (cabeçote), na parcial apenas uma dessas partes é trabalhadas.

Em casos de superaquecimento, por exemplo, pode empenar o cabeçote. Aí a retífica poderá ser apenas parcial dessa peça, caso o bloco e suas partes não tenham sofrido danos.

A retífica total é mais cara, já que afeta muitas partes do motor. O diagnóstico correto fica por conta do mecânico.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário