Você sabia que “banguela” é proibida por lei?

Já comentei que colocar o carro em 'ponto morto' não economiza combustível e pode afetar a segurança ao dirigir. Mas essa Lei, você conhecia?

Por Boris Feldman15/10/20 às 07h30

Dando sequência ao festival de besteiras que assolam nossas leis de trânsito, temos hoje uma oriunda do Artigo 231 do Código de Trânsito, que proíbe descer uma ladeira sem ter uma marcha engatada, ou seja, de ponto morto – a famosa banguela.

Até que a lei não está errada, porque não se recomenda mesmo usar a banguela numa descida. Mas o problema é da impossibilidade de se fiscalizar o motorista infringindo essa Lei.

E agora com o avanço da eletrônica, já existe até um sistema que aciona automaticamente a embreagem, desengatando a caixa em função da velocidade e do ângulo da declividade dessa ladeira.

Versão moderna da antiga roda livre. À rigor, o carro com esse sistema eletrônico deveria ser proibido de circular no Brasil, pois infringe esta lei…

Manopla do câmbio manual de cinco marchas de um automóvel
A caixa foi feita para as marchas ficarem engrenadas, nada de colocar na famosa ‘banguela’ (Foto: iStock)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    joao ramos 16 de outubro de 2020

    Se é proibido banguela porque meu veiculo consome em uma área plana e na banguela, outra coisa um gerador de pulso caseiro pode neutralizar um patinete ou veiculo elétrico

  • Avatar
    facebook / brunoampm 15 de outubro de 2020

    Discordo! Eu deixo o carro rolando em ponto morto DIRETO, em pistas planas, vc desengata a marcha ou simplesmente pisa na embreagem…. dai o carro vai rolando com a propria força cinética, poupando MUITA GASOLINA… Se as pessoas soubessem dirigir como eu, o mundo seria muito mais limpo e economico, com menos consumo de gasolina e até de freio e motor. Isso é a famosa roda livre, mas feita em carros manuais, e claro, só deve ser feito em pista plana, pois em descidas é imprencendivel manter a marcha engatada por segurança de tração. Impressionante como especialistas não percebem isso. Acho que sou eum dos maiores especialistas do mundo em automoveis.

    • Avatar
      Fernando B 15 de outubro de 2020

      Isso é para carro carburado. Carro com injeção tem o cut off portanto dá no mesmo

Avatar
Deixe um comentário