Por que Isofix?

Se você ainda tem duvidas a respeito do uso das cadeirinhas infantis, entenda de uma vez a importância da Isofix. Eu te explico!

Cadeirinhas com Isofix são mais eficientes do que as convencionais.
Cadeirinhas com Isofix são mais eficientes do que as convencionais. (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
27 de julho de 2021 21:32

Por que os motoristas ficaram em dúvida com relação às cadeirinhas infantis? Porque no início, há alguns anos, valia qualquer uma. E, praticamente, só existiam aquelas que se amarravam no cinto de segurança. Mas sua eficiência era precária, pois não havia uma conexão firme, rígida, entre a cadeirinha e o carro.

Num impacto frontal mais violento, a cadeirinha chegava a sair voando com criança e tudo para fora do carro. Aí surgiu o engate do tipo Isofix, onde a cadeirinha é atarraxada de maneira firme nesse engate que é soldado aos chassis, do banco ou do carro.

VEJA TAMBÉM:

Então, as cadeirinhas do tipo isofix exigidas hoje, são de diversas marcas, melhores ou piores, porém nenhuma depende do cinto de segurança.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Fernando 30 de julho de 2021

Há um erro conceitual na frase de que nenhuma necessita de cinto de segurança. Como o Boris deve conhecer o termo 3 pontos de apoio, ele também se aplica nas cadeirinhas, sendo utilizado dois pontos pelo ISOFIX, mas o terceiro varia de fabricante, podendo ser uma barra que se apoia no assoalho do carro, ou o TOPTheter (cinta que se prende atrás dos bancos geralmente por cima da cadeira) ou o próprio cinto de segurança. Concordo que o ISOFIX é a melhor forma de se prender, mas deve-se atentar para o terceiro ponto também.

Avatar
Marcelo 27 de julho de 2021

* até 1,45m.

Avatar
Marcelo 27 de julho de 2021

Boris, existem cadeirinhas com isofix onde a criança utiliza o cinto do carro, são, em geral, para crianças entre 18 e 36 kg e 1,45m. Tenho uma dessas que meu filho mais velho usou até os 10 anos.

Avatar
Deixe um comentário