Por que motorista ruim é barbeiro?!

Expressão antiga é usada como ofensa no trânsito, mas os profissionais da beleza também são vítimas nesta história toda

motorista barbeiro dentro do carro com cara de espanto e vidro abaixado pedindo desculpa
Antigamente, não existia um salão de barbearia e as cadeiras que os clientes se sentavam para cortar o cabelo ou fazer a barba eram colocadas na calçada (Foto: AdobeStock | AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 27/02/2024 às 18h02

Por que o mau motorista ganhou o apelido de barbeiro? No início do século passado, quando chegaram os primeiros automóveis ao Brasil, as ruas eram muito irregulares, não asfaltadas, com buracos e desníveis.

VEJA TAMBÉM:

O sistema de direção dos carros também era muito precário e na época não existia um salão de barbearia. As cadeiras específicas para cortar o cabelo e fazer a barba eram colocadas no passeio, na calçada.

Então, quando um automóvel conduzido por um mau motorista passava por aquelas ruas com o piso irregular ele era incapaz de se manter em linha reta e acabava subindo no passeio, na calçada. O pessoal que ficava preocupado com a possibilidade de o carro atropelar o barbeiro gritava: “olha o barbeiro!”, “cuidado com o barbeiro!”. E o motorista sem perícia ao volante é que acabou ganhando esse apelido.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Antônio Cavalcante Pessoa 28 de fevereiro de 2024

Conheço uma outra versão que li algum tempo atrás, que essa referência ao motorista ruim comparando se como o barbeiro, fazia referência à classe social, na época discriminada como classe social inferior. Absurdo mas foi essa justificativa que vi para explicar o termo compativo.

Avatar
Deixe um comentário