Por que é exigida a troca de óleo na concessionária?

Por que cargas d'água a fábrica obriga a simples troca de óleo do carro em garantia na concessionária? Essa é a pergunta de um ouvinte indignado

Por Boris Feldman19/08/18 às 07h30

A exigência de se fazer a troca de óleo na concessionária deixa muitos proprietários de automóveis ainda na garantia indignados. Afinal, geralmente lá é mais caro do que nos postos ou lojas especializadas. Mas, há uma razão para isso.

[TRANSCRIÇÃO]

Ouvinte do AutoPapo pergunta, de certa forma indignado, por que cargas d’água a fábrica obriga a simples troca de óleo do seu carro, em garantia, na concessionária? Por que não permitir que ela seja feita em qualquer loja do tipo troca de óleo ou posto de serviço e comprovar, com a nota,  que a troca do óleo do motor foi feita?

E a explicação é simples: existem muitas oficinas de troca de óleo e postos que são honestos. Se deram a nota é por que trocaram o óleo; se especificaram um determinado óleo, é porque foi aquele mesmo. Mas, infelizmente existem dezenas, centenas de empresas desonestas que cobram, mas nem trocam o óleo. Ou colocam na nota que o óleo é o recomendado pela fábrica, mas colocaram outro mais barato. Ou seja, não dá mesmo para a fábrica confiar em qualquer oficina. E por isso ela exige a troca na concessionária.

óleo do motor cárter
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
8 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Rone viana 3 de fevereiro de 2020

    Esse governo que não se importa com os brasileiro são corruptos nisso também, pense bem por que vc não pode comprar um carro usado importado de outro
    ? A lei brasileira não permite.

  • Avatar
    Mauro 23 de janeiro de 2020

    Eu também não confio em concessionária. Simples assim

  • Avatar
    Lourival Pereira da silva 28 de janeiro de 2019

    Deixei meu Jeep Renegade diesel na CC para trocar o óleo com 6.500 kms. O manual do proprietário indica a troca aos 20.000 kms rodados. Eu jamais vou rodar 20.000 kms sem trocar o óleo. Lá na CC me disseram que não era necessário a troca antes dos 20.000 kms. Mesmo assim insisti e pedi para trocar o óleo, e o filtro de óleo do motor. Queriam me cobrar 700 reais. Desse valor, 280 reais era somente a execuçao do serviço. Achei um roubo, mesmo assim paguei 650 reais no total. Na segunda t roca com 12.600 kms fui na CC e comprei o óleo original e o filtro de óleo, guardei a nota fiscal. Me cobraram quase 60 reais o litro. Levei o óleo pra casa e numa oficina particular o mecanico efetuou a troca do óleo e do filtro Me cobrou apenas 50 reai pelo serviço, além de reconfigurar a centralina. Não sei o motivo de ter que reconfigurar a centralina, acho que ao retirar algum sensor fica a avaria que tem que ser deletada. O carro está com o funcionamento normal. Agora só vou trocar quando completar os 20.000 kms, quando terei que realizar a primeira revisão. Já estou apreensivo com o valor que vão me cobrar. Quando você vai comprar o carro eles apresentam um plano de revisão em que aos 3 anos da garantia você paga aproximadamento três mil e uns quebrados de reais divididos nas 3 revisões. Mas parece que na realidade não é bem assim, eles cobram o que querem. Se você bobear e pagar calado já dançou.

  • Avatar
    Lissandro bassani 17 de outubro de 2018

    Eu só confio se eu mesmo comprar e trocar o óleo e o filtro… Ou enxergar o cara tirar o filtro velho abrir a caixa/blister do novo e por ele lá, e abrir e virar cada frasco de óleo dentro do motor… Picareta tem em qualquer lugar. Tem pessoa, tem chance de picaretagem. Ainda mais em concessionária onde a meta é enrolar e empurrar o máximo possível para o pobre consumidor… Se caisse a ficha dessa gente de cobrar o que é justo e serem honestos, as oficinas por aí estariam quebradas ou em séria dificuldade…

  • Avatar
    carmo 10 de outubro de 2018

    Sou prop.. de um versa unique da nissan ano 15/16. Fui procurar a agencia onde adquiri o veiculo, para trocar por um zero automatico. A propaganda da fabrica diz que o carro tem o valor de 69.990,00. Tem agencias que cobram até 10.000,00 reais a mais. Será que a nissan do Brasil sabe, ou estão aplicando golpe em trouxas?

  • Avatar
    Mrsluiz17@gmail.com 19 de agosto de 2018

    Já paguei traça de Olio é filtro de combustível na Concessionária e Depois percebi que a troca dos elementos filtrante não foram feitas concessionárias japonesas comandadas por Brasileiros

  • Avatar
    Lucio Filgueiras 19 de agosto de 2018

    Nem na concessionária é 100% garantida a honestidade.Já passei por Isso na Besouro no RJ. Autorizada Ford.

  • Avatar
    Adolfo Cesar dos Santos 19 de agosto de 2018

    Cada vez mais o proprietário é mero usuário do carro.
    Eu prefiro atroca do óleo no posto da monha confiança, aonde eu posso acompanhar todo o processo

Avatar
Deixe um comentário