Car share foi-se tão rápido quanto chegou…

As transformações de usos e costumes andam em velocidades muito rápidas. Tanto na adesão a uma novidade, como em seu descarte

iStock 66936365 XLARGE
Por Boris Feldman
Publicado em 19/08/2018 às 10h57

Não tem muito tempo que se começou a falar em car share. Pois, na ponta do lápis, a posse de um automóvel é péssimo negócio. A rigor, seu custo pode ser adequado ao saldo bancário do dono. Mas, considerando-se o tempo diário de utilização, custa mais que um avião. Noves fora os que usam o carro como ferramenta de trabalho (prestadores de serviço, taxistas, vendedores, etc), ele não é utilizado mais que duas ou três horas por dia. E olhe lá…

Mas tem o investimento inicial, impostos, seguros, desvalorização do capital, taxas e manutenção pelas 24 horas. Ideia que surgiu simultaneamente em diversos países foi o compartilhamento. Você se registra na empresa de car share e tem o direito de pegar o carro num de seus estacionamento e rodar quanto tempo quiser. Devolve-o no mesmo local e seu cartão é debitado pelo número de horas (ou dias) utilizadas. Teoricamente, um ideia genial. Mas pouco convincente por não atender exatamente as exigências do usuário.

Talvez não se tenha imaginado que o car share viria a ser atropelado pelo Uber ou outros aplicativos do gênero. Primeiro, porque o cliente tem que buscar o carro num de seus estacionamentos. Segundo, porque continua tendo dificuldade para encostá-lo nos dois, três ou mais pontos de destino, antes de devolvê-lo no local de partida. O Uber, ao contrário, vem buscá-lo onde estiver e deixa-o no destino, despreocupado com estacionamento. Não tem que pagar, como no car share, sequer os minutos parados na porta da farmácia ou do supermercado. É a ideia da posse rebatida pela da utilização levada às últimas consequências.

O conceito de trocar a propriedade de um automóvel pela sua simples utilização está ganhando adeptos em todo o mundo. Durante a semana, em cidades com bom serviço de metrô, ônibus ou trem, a mobilidade se resolve conjugando-se o Uber com o transporte público. No fim de semana, com o carro de uma Rent-a-Car (locadora) para o turismo familiar.

car share foi substituído pelo Uber e outros serviços

Se o usuário enfrenta diariamente grandes deslocamentos, lança mão do carro alugado para o trabalho. De preferência, um compacto de baixo custo. No fim de semana, troca-o na locadora por uma van ou SUV para passear com a família. Ou um esportivo de dois lugares para sair com a namorada. Nas férias, se a ideia é se embrenhar pela natureza,  aluga um 4×4…

Sempre existirá o motorista que não abre mão do prazer de dirigir. Que exige desempenho e esportividade. Ou requinte e conforto. Poderá manter seu próprio automóvel na garagem para momentos especiais. Mas, se não faz questão de estar sempre ao volante da sua própria ‘máquina” e até curte variar de modelos,  locadoras no Brasil já oferecem automóveis premium como Mercedes, BMW, Audi, Jaguar, Volvo e Land Rover.

Num futuro não muito distante, as fábricas vão se dedicar a atender grandes frotas de locadoras e aplicativos do tipo Uber. Empresas com know-how na compra e administração de estoque de milhares de veículos. Especialistas no atendimento do cliente ao alugar o novo e vender o seminovo. Em lidar com a manutenção para evitar problemas com os usuários. As grandes empresas de locação e aplicativos já estão cruzando sistemas e se preparando para gerenciar a mobilidade individual a médio ou longo prazo. Em mercados com ou sem elétricos ou híbridos. Com ou sem autônomos.

Eu conversava outro dia com um amigo do setor de locação de automóveis. E lhe perguntei o tamanho da encrenca que administra no dia a dia. “Quer ter idéia das nossas dimensões? Somando as duas pontas, da compra de novos e venda de seminovos, negociamos mais de 1.000 automóveis diariamente”. Ou seja, pronto para assumir os novos tempos que apontam muito mais para o uso do que a posse do automóvel.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Phill 22 de agosto de 2018

Infelizmente não concordo. Utilizo semanalmente os diversos formatos de transporte de acordo com a conveniência e custo.
Tenho diversas coisas que posso fazer que não há problema de estacionamento, logo o carro compartilhado me traz flexibilidade e custo menor que o Uber.
Além disso, ninguém comenta mas os aplicativos tem preços mais altos constantemente.
Ah espaço para tudo, embora acredito que o compartilhamento de carro deveria ser mais divulgado para ser mais utilizado e mais flexível, com a retirada e devolução em qualquer ponto/região. Tem que ser desmistificado e mostrado seu custo benefício…já temos carros automáticos e de luxo compartilhados por um preço mínimo.

Avatar
Deixe um comentário