Posso usar etanol pra sempre em um carro flex?

Muitos motoristas ficam na dúvida se precisam alternar entre gasolina e etanol na hora de abastecer o carro flex.

Por Boris Feldman 26/08/18 às 07h30
etanol combustivel abastecimento shutterstock 283692368

Posso abastecer só com etanol ou é necessário alternar os combustíveis em um carro flex? Há muito tempo essa dúvida permeia a mente dos proprietários de carros flex.

[TRANSCRIÇÃO]

Ouvinte do Auto Papo diz ter um Uno flex 2015 e pergunta se pode usar etanol a vida inteira. Sim, claro que pode! O motor flex foi feito para queimar ou gasolina, ou etanol, a vida inteira e mais 6 meses. Essa dúvida é provocada por boatos frequentes que correm por aí,  que se você abastece com etanol, a cada quatro vezes que você parar no posto, convém botar gasolina no tanque também. E vice-versa.

Não existe essa regra, o motor flex foi feito para queimar qualquer um dos dois combustíveis. Inclusive a mistura dos dois, em qualquer proporção, pois tem um sensor, chamado sonda lambda, lá no escapamento, que sabe qual é a mistura no tanque e informa a central eletrônica. Ela, então, ajusta o motor para o melhor desempenho possível.

Etanol
(Fabiano Azevedo/AutoPapo)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
36 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Vanderlei José Ribeiro Rodrigues 9 de agosto de 2019

    Não é a sonda lambda que determina qual é o combustível que está sendo usado, é outro sensor na linha de combustível. A sonda lambda somente verifica se a mistura de ar/combustível esta correta (obviamente coordenada dom outros sensores, os quais não vou entrar no mérito aqui).

  • Avatar
    amarildo 13 de maio de 2019

    Nos últimos 11 anos nunca coloquei uma gota de gasolina no tanque ( a não ser no reservatório de partida a frio) nos meus carros Flex da GM corsa e astra.
    Nunca tive nenhum problema por ter usado somente etanol. Aliás pretendo taxar para 13:1 meu astra flex para aproveitar mais ainda o uso do etanol.

    • Avatar
      Helio 19 de abril de 2020

      Como assim taxar para 13:1 ???

  • Avatar
    Carol 18 de dezembro de 2018

    Obrigada por este texto, esclareceu muitas dúvidas!

  • Avatar
    Carlos 12 de dezembro de 2018

    Meu tenho uma Meriva 1.8 e tenho uma moto e o carro só uso no fim de semana, eu já tive carro veio e carro novo e eu particularmente acho que todo tipo de engenharia tem seus modo de uso, se o carro é flex é tanto faz alcool ou gasolina, faço o calculo do aplicativo de celular sempre dá etanol. coloco etanol e pronto. se de um Problema levamos no mecânico assim como o que vai só gasolina. na empresa onde eu trabalho tem uma strada está com 340 mil km só roda no alcool faz 3 anos nunca deu pau, então vamos parar com esses argumentos, vamos economizar. blssss

  • Avatar
    Felipe Oliveira 14 de novembro de 2018

    Ta bom, o pessoal falando que o etanol pode prejudicar isso, aquilo e tudo mais… Em São Paulo, todos os carros flex de locadoras são abastecidos com etanol a vida toda, já peguei carro com 90mil km e usei por 5mil km só etanol e sem nenhum problema.. Gente, a unica diferença do etanol para a gasolina é a manutenção preventiva, enquanto um não precisa se preocupar com a tal carbonização o outro não precisa se preocupar com os desgastes dos componentes do motor devido a água remanescente do etanol. E convenhamos, o etanol não foi inventado para ser o melhor combustível do mundo, mas para ser mais ecológico. Se formos levar ao pé da letra questão de custo por km e autonomia, o GNV ganha dos dois facilmente, cada um dos combustível tem seus prós e contras.

  • Avatar
    Modesto Abrosio 29 de agosto de 2018

    Usei por muito anos somente Gasolina, numa certa ocasião, um determinado Posto, fez uma promoção de álcool, resolvi abastecer com álcool, me deu muitos problemas, nunca mais usei.

  • Avatar
    Thiago 27 de agosto de 2018

    Tanto faz usar gasolina pra sempre ou etanol pra sempre,a única coisa q acontece é q se usar um combustível por muito tempo e mudar de uma vez é q o carro as vezes demora para ligar a primeira vez do dia. Mas se isso acontecer basta passar o rastreador e pedir para o mecânico ajustar o AF. Ajustando o AF acabou o problema.

  • Avatar
    samuel 27 de agosto de 2018

    lembrando a gasolina no brasil tem uma grande porcentagem de alcool !!!!

  • Avatar
    Rayanne Gabriela Mota Ferreira 27 de agosto de 2018

    Já vi muitos flex rodando só com etanol por muito tempo, e depois o módulo não aceitar mais gasolina, não precisa ser engenheiro para saber disso.

    • Avatar
      Saulo 27 de agosto de 2018

      Não tem nada a ver com módulo. É a sonda lambda que deixa de fazer a leitura corretamente. Nim pricisi sir inginhiri pri sibir dissi…

  • Avatar
    Denis 26 de agosto de 2018

    Nenhum combustível lubrifica nada, eles entram em forma de vapor, e desde qdo vapor lubrifica algo?
    Principalmente os carros com injeção direta.

  • Avatar
    Marcos 26 de agosto de 2018

    Eu uso gasolina no carro e álcool é para mim

  • Avatar
    Renato 26 de agosto de 2018

    Carro flexivel ? Kkkk,é de borracha é ?

  • Avatar
    José Maria 26 de agosto de 2018

    Tinha uma Kombi flex ano 2010, e só colocava etanol, quando coloco gasolina não funciona o motor de jeito nenhum., Isso quando ligava de manhã na garagem.

  • Avatar
    José Maria 26 de agosto de 2018

    Tinha uma Kombi flex 2010,sempre colocava etanol, quando colocava gasolina o motor a frio ou seja de manhã quando ia sair da garagem não pegava de jeito nenhum.

  • Avatar
    Leonardo costa 26 de agosto de 2018

    Etanol, Combustível limpo, melhora o desempenho do motor, não carbonizado, esse sim é o combustível. Só uso ele, e nunca vai da problema no motor.

  • Avatar
    GILBERTO DAMANTE GOUVEA 26 de agosto de 2018

    Jornalista tem que lembrar que não é engenheiro. Como tal o papel dele é procurar um engenheiro e fazer a pergunta. Não vi referência a um engenheiro na reportagem e como engenheiro mecânico automotivo eu digo que a reportagem está errada.

    • Avatar
      Fábio Barbosa de Campos 26 de agosto de 2018

      Nesse caso meu amigo, o jornalista também é engenheiro sim senhor!!! Dê uma pesquisada em quem é Bóris Feldman, ok?

      • Avatar
        Rodrigo 26 de agosto de 2018

        Se ele é engenheiro, deviam tomar o diploma dele……
        Porque só fala besteira….

      • Avatar
        Lucas 4 de dezembro de 2019

        ” Deveriam!”

      • Avatar
        Gilberto Damante Gouvêa 27 de agosto de 2018

        Ok, ele é engenheiro, mas deveria procurar alguém especialista em flex, pois nota-se que está desatualizado.

      • Avatar
        Adriano 27 de agosto de 2018

        Realmente matéria equivocada, tem manual de carro flex pedindo alternância de combustível, a cada 3 tanques de etanol, abastecer com gasolina, quando era estudante de mecânica automotiva, recebi a explicação de que o etanol, em contato com as peças de alumínio, no decorrer do funcionamento do motor, produz uma goma, que é dissolvida com a utilização da gasolina.

    • Avatar
      Edmilson 26 de agosto de 2018

      Sai daí…a reportagem está corretíssima . Que curso é esse q vc fez?

      • Avatar
        GILBERTO DAMANTE GOUVEA 27 de agosto de 2018

        Sou formado em engenharia mecânica automotiva, trabalhei em projetos de motores e calibração em uma das quatro grandes por 12 anos e agora vou trabalhar para uma marca Premium no exterior. E você?
        Com o uso do etanol há acumulo de vapor de óleo nas válvulas de admissão que retornam via sistema PCV. O etanol não é capaz de tirar esse acumulo porém com um tanque de gasolina a cada 5.000 km ou 10.000 km a válvula volta a ser limpa.
        A válvula suja pode ocasionar dificuldade de partida, engasgos e até mesmo dificuldade de vedação a fechar.

      • Avatar
        Maria 20 de novembro de 2019

        Obrigada, vou seguir sua dica?

    • Avatar
      Elias 26 de janeiro de 2019

      só que o engenheiro acima com o suposto conhecimento não deu sua opinião.

  • Avatar
    Franco Junior 26 de agosto de 2018

    Em primeiro lugar, ninguém fica eternamente com um veículo, até mesmo porque o carro acaba ou vc morre.
    Em segundo lugar, não se usará mais esses combustíveis em um curto espaço de tempo!!!!!!!

  • Avatar
    Jorge 26 de agosto de 2018

    O etanol tem uma queima mais a seco e tem um efeito negativo na lubrificação.

  • Avatar
    Fabio 26 de agosto de 2018

    Tenho uma Strada e abastecimento é só com álcool,gasto de 800,00 a 1000,00 por mês de álcool, Quando comprei ela o antigo dono só usava gasolina no começo ela estranhou um pouco chegou até acender uma luz no painel mas depois se estabilizou em questão de manutenção nunca troquei uma peça nem o escapamento e não mexi no motor já faz 5 anos que ando nela só no álcool não tenho o que reclamar economia é melhor e o preço quase a metade…..

  • Avatar
    Sérgio Guerra 26 de agosto de 2018

    Podem falar o quiser técnicos ou não, o que realmente Vale é o manual do proprietário meu atual Toyota e anterior GM ambos mandam adicionar gasolina a cada 4 tanques

  • Avatar
    Marcel 26 de agosto de 2018

    Se fosse só o etanol que tivesse água…

  • Avatar
    João carlos 26 de agosto de 2018

    Sim , concordo em gênero, número e grau. Só há um detalhe que deve ser abordado , e não se pode fazer deste assunto algo banal e sem importância alguma. O etanol tem uma grande quantidade de água, e a partir do momento que Ele entra através dos bicos injetores pulverizado na Câmara de explosão, as peças de todo o sistema , em contato com água, terão a vida útil reduzida , devido a corrosão acelerada devido a água contida no etanol . Ex ; sistema de escapamento terá sua vida útil bastante reduzida , devido a corrosão precoce . Entre tantas outras peças do sistema .

    • Avatar
      roberto campos 12 de março de 2019

      pois é, só que na gasolina também tem água….ta no Brasil amigo!!!

  • Avatar
    Francisco Vieira 26 de agosto de 2018

    Sim pode o carro e flexível a um dos dois combustíveis tanto acool ,ou a gasolina as montadoras prepararam os motores e partes para que possam resistir a um dos dois combustíveis ou só acool , ou somente a gasolina isso fica a critério do proprietário..Francisco Vieira Técnico em automóveis.

    • Avatar
      Romildo 27 de agosto de 2018

      Eu tenho um voiage ano 2015. Uso os combustíveis álcool ou gasolina em qualquer proporção. Mas ultimamente só coloco dez litros de gasolina e completo com álcool. Só uso assim a proporção dos dois combustíveis. Já que a nossa gasolina já tem uma grande proporção de álcool. Já pagamos muito caro no preço do litro da gasolina. .E levamos álcool. Quem tem carro flex vale a pena mandar sempre completar com álcool. Lembrando que a economia de combustível do carro não está somente no combustível. E sim na manutenção preventiva do veículo. Tais como cabos e velas. E outros itens. Principalmente a troca de óleo e filtros recomendado pelo fabricante. . Essa é a minha opinião. Um abraço a todos.

Avatar
Deixe um comentário