Existe prazo de validade para recall de carro?

Se o motorista leva um veículo para reparar uma falha que posteriormente é motivo de recall, pode pedir o ressarcimento do pagamento

Por Boris Feldman 18/06/18 às 10h21
documento carro recall

O governo brasileiro não perde a oportunidade de provar que não está nem aí para a segurança veicular. As estatísticas mostram que nem a metade dos carros no Brasil chamados para o recall é levada para o reparo gratuito de um item de segurança. E você já viu alguém explicando que não existe prazo de validade para recall?

Nos EUA, onde mais de 70% dos carros são levados às concessionárias para o recall, o governo estimula as fábricas até a utilizarem as redes sociais para aumentar essas estatísticas.

Como não se consegue obrigar ninguém a levar o carro para o recall, ficou decidido aqui que os carros não levados à concessionária terão registrado em seu documento “não ter atendido ao recall”, para alertar os possíveis compradores do veiculo do risco que estão correndo.

Além do mais, as regras do recall não foram bem estabelecidas e dão margem a várias dúvidas.

Recall no documento serve de alerta. Veja o vídeo:

 Tem que pagar pelo recall fora do prazo?

Se o comprador de um carro usado descobre que ele não foi levado ao recall e o prazo estabelecido pelo fabricante está vencido, ele teria que pagar pelo reparo? Não: fábrica e concessionárias são obrigadas a realizá-lo durante toda a vida útil do automóvel, porque não existe prazo de validade para recall. Não importa se o anúncio do chamado estabelece um prazo (em geral de 180 dias) para que o carro seja levado à concessionária.

Fez o reparo antes do recall: pode ser reembolsado?

Outra dúvida é quando o dono do carro percebe o problema e o leva para a concessionária para o reparo antes mesmo do recall. Quando ele é anunciado oficialmente, a fábrica tem a obrigação de reembolsá-lo pelas despesas do reparo? Sim, desde que o serviço realizado seja exatamente o mesmo anunciado pelo recall, o dono do carro tem direito à devolução do valor pago.

recall não tem prazo de valdiade
EPSON MFP image
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Jordelly dos santos coutinho 23 de maio de 2019

Minha dúvida não foi esclarecida!!!.
SE eu ja levei o carro para o recall e depois de um certo tempo o problema volta a aparecer? Persiste a garantia do recall? Ela é inprescretivel?

Avatar
PAULO HENRIQUE ARAUJO OLIVEIRA 25 de agosto de 2020

Sim. Por lei o reparo de um recall deve ser definitivo. Enquanto perdurar o problema deve levar a Assistência da fábrica

Avatar
Edson Moreira Fagundes 15 de dezembro de 2020

Bom dia , prezado por gentileza eu tenho este problema comprei um fusion 2012 hibrido antes de minha compra ele foi trocado a caixa de direcao no recall e agora voltou a dar problema, fui na concessionária e eles dizem que tenho que pagar pois é um problema de fabrica e quando trava a direção só trocando a caixa e que não tenho mais direito a troca . Tenho que pegar valor R$ 11.000.00 posso entrar na justiça pois problema segundo eles é crônico e todos os veículos apresentam este problema.

Avatar
Deixe um comentário