Validade do óleo: quilometragem não é o único critério
Se eu rodar poucos quilômetros por ano, isso significa que eu posso realizar a troca do óleo do motor depois do prazo indicado no manual?
Por Boris Feldman 17/06/18 às 19h30Se eu rodar poucos quilômetros por ano, isso significa que eu posso realizar a troca do óleo do motor depois do prazo indicado no manual?
Por Boris Feldman 17/06/18 às 19h30O manual do automóvel indica a troca do óleo do motor pelo tempo e, também pela quilometragem. Mas, e se eu tiver rodado só um pouquinho durante o ano? Será que a validade do óleo pode ser prolongada? Posso empurrar essa troca pra mais tarde?
[TRANSCRIÇÃO]
Se você é daqueles que rodam muito pouco com o seu automóvel, de 3 a 4 mil quilômetros por ano, por exemplo, e são muitos os motoristas nessa situação, você também deve ter aquela velha dúvida da troca do fluido lá no cárter, sobre a validade do óleo. Ou seja, tanto o fabricante do automóvel, quanto o do óleo recomendam trocar o óleo do motor a cada 10 mil quilômetros ou 12 meses, o que vencer primeiro.
Então, depois de rodar um ano o seu hodômetro está marcando 3 mil e 200 quilômetros, e você pensa: já venceram os 12 meses e eu só rodei esse pouquinho. Será que eu tenho mesmo que trocar o óleo do motor ou eu vou estar jogando dinheiro no lixo? Sabe por que que o óleo tem que ser trocado? Porque ele funciona à base de aditivos. Esses aditivos são iguais há remédios, expiram, perdem a validade. Então, troque o óleo, tenha você rodado muito ou pouco nesses 12 meses.
Quem quiser deixar passar de 12 meses pode deixar, as oficinas, as retíficas, as lojas e indústrias de peças de reposição agradecem!
Já aos que vão seguir as trocas 10 mil KM / 12 meses, não se esqueçam dos filtros (ar, óleo e combustível). Abraços de luz!
A YAMAHA não menciona, no seu manual, que o óleo deve ser trocado por tempo, só por Km. Estarão os engenheiros querendo ver vc quebrar seu motor?
Provavelmente em algum local no manual fala em uso severo, trocar na metade da km, procurei nas letrinhas, no asterisco…
Muito bom esclarecedor.
Um carro que roda tão pouco por ano significa, na maioria das vezes, que roda muito pouco diariamente, sendo assim a troca do óleo deve ser feita em um menor espaço de tempo/quilometragem, normalmente a metade do tempo ou metade da quilometragem normal de troca.
A regra básica é vencimento por km ou data. Se você roda 3 mil km por ano somente em média, você troca o óleo por data, ou seja, a cada 12 meses. Isso devido aos aditivos que nele contém e vencem por datas também.
Esclarecimentos muito elucidativos, montadoras não orientam com tanta cleza, parabens
Balela ! Por acaso o aditivo so entra em decomposição assim que é colocado no motor ? E o período que o mesmo fica na loja , oficina … As vezes até anos .
Também ninguém me convenceu ainda dessa história. Se olhar na própria embalagem do óleo diz: Validade: Indeterminada. Então porque se o óleo agora está no motor, parado, a validade passa a ser 12 meses?? E porque na embalagem não diz: Após aberto, validade de 12 meses.
Eu também pensava assim,mais um artigo que li diz que a umidade do ar contamina o óleo ,so por ele está parado no motor sem utilização,Mois na embalagem o óleo fica bem vedadinho ,só o acondicionamento que poderia está qualidade cair
Enquanto na embalagem o lubrificante está protegido de agentes contaminantes. Porém quando você coloca o lubrificante no motor, além de ele aquece e esfriar, ele é contaminado por combustível durante a fase fria do motor ou quando o motor está em plena carga e baixa rotação e há também a contaminação por uma pequena fração de gases do escapamento que passam pelos anéis de compressão.
Portanto sim, é verdade, a oxidação e contaminação ocorre após você colocar o lubrificante no motor.
Na Europa, os veículos pedem troca a cada 20.000 milhas, 32.000km, 24 meses para uso normal ou 10.000 milhas, 16.000km 12 meses para uso em curtas distâncias.
Nosso combustível é tão ruim assim ou somos trouxas para termos que trocar na metade do tempo/quilometragem?
Na Europa além de terem praticamente nada de Etanol na gasolina, tem menos enxofre que nossa gasolina, la é abaixo de 10ppm, aqui é 50ppm, fora qu essa km la é recomendada apenas pra uso em estrada, em cidade, recomenda 16.000km máximo.
Totalmente de acordo. Comprei um óleo sintético com validade até 11/2021. Coloquei no motor. De imediato ele vai expirar em 01/2021? Balela mesmo!!!
Não seja tão simplista assim. Um óleo fechado na embalagem é totalmente de um que sofre aquecimento e esfriamento várias vezes e é contaminado por combustível, já que parte do combustível vai pro oleo, pequena, mas vai!