Por que nosso carro é tão caro?

Além do 'custo Brasil', outro fator influencia diretamente no preço dos carros 0 km no mercado Brasileiro. Explico aqui sua interferência

mão feminina empilha moedas abaixo de carrinho de brinquedo simulando aumento do preço dos carros
Mão empilhando moedas simulando aumento de preço do carro zero quilômetro (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 25/11/2020 às 10h08

O brasileiro reclama com toda razão do preço do carro zero km. E não adianta falar da quantidade de impostos, do ‘custo Brasil’ e dos encargos sociais.

Porque ele diz: “pois é, aqui custa mais caro que em outros países; e ainda por cima, nós ganhamos menos que nos outros países”. E se o brasileiro acha o automóvel caro, o que dizer das peças de reposição?

Pois alguém teve a paciência de fazer as contas e provou que não só aqui, mas como em qualquer outro país, se um carro fosse novamente montado comprando-se peça por peça, ele iria custar 8 vezes o preço dos carros zero na concessionária.

Por diversas razões, entre elas, porque na fábrica, as peças chegam em caixotes. Na reposição, é embalada uma por uma. A margem de lucro da fábrica na peça é bem maior do que do carro. E por aí vai…

Mão empilhando moedas simulando aumento de preço do carro zero quilômetro
Valor do carro zero km no Brasil é um assunto constantemente debatido (Foto: Shutterstock)
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
7 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Antonio 30 de novembro de 2020

Só para constar…as montadoras (TODAS AS MONTADORAS), mantiveram suas praticas de MARKETING A TODO VAPOR, DESDE O INICIO DA COVID 19. E O POVO IMBECIL COMPRA CARRO “””PÉ DE BOI” PARA FICAR EM CASA….SEM COMENTARIOS

Avatar
Samarone 27 de novembro de 2020

Carro aqui é caro porque tem tro*** que paga, veja um exemplo novo Ônix e Tracker basicamente o mesmo carro, só que mais alto, anda menos, bebe mais, mais caro manter, pneus, seguro etc, e tem “espertos” que pagam mais de 20K a mais pra dizerem que tem um SUV que mal sobe um meio fio.

Avatar
Paulo 26 de novembro de 2020

O carro aqui é mais caro pq as empresas se aproveitam do oportunismo. Brasileiro é trouxa e paga mesmo. Já teve matéria na Globo, as empresas se aproveitam mesmo e cobram o valor que querem. Tem carros na Argentina q é até 20 mil a menos que aqui. É um absurdo. Brasileiro é o culpado de deixar as empresas se aproveitarem. Se está caro, parem todos de comprar carros e forcem esses fd* a abaixarem.

Avatar
Nanael 26 de novembro de 2020

A margem é maior, mas o faturamento seria maior se não fosse tão alta, essa prática incentiva o uso de peças paralelas e até de origem duvidosa, tirando a receita que poderia ir para a montadora. Já a questão da embalagem individual, talvez barateasse se as peças fossem lacradas em sacos soldados, como ainda é com algumas marcas de leite.

Avatar
Cláudio Vaz de Moraes 25 de novembro de 2020

Cadê a matéria do título????

Avatar
Guilherme 26 de novembro de 2020

É que não tem justificativa, por isso o texto é evasivo. kkkk

Avatar
Marcos 25 de novembro de 2020

Que matéria porcaria….

Avatar
Deixe um comentário