Pressão do pneu: uma em cada posto…

Deixar a calibragem do pneu na pressão recomendada pelo manual é essencial para a segurança. Mas Porquê ela pode variar em alguns postos?

O desleixo dos postos é o responsável pela diferença da pressão na calibragem dos pneus
O desleixo dos postos é o responsável pela diferença da pressão na calibragem dos pneus (Foto: Montagem AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
11 de janeiro de 2022 07:32

Você calibra os pneus no posto com muito cuidado para seguir rigorosamente as recomendações do manual. Logo depois, só para “tira-teima”, você encosta num posto vizinho e resolve conferir novamente a pressão.

E não é que se registra quase duas libras de diferença de um posto para o outro? Esta divergência se explica porque nem todos os postos se preocupam em mandar aferir o medidor de pressão e, por isso, essas discrepâncias costumam acontecer. Solução?

A única é o dono do carro ter em casa um calibrador desses pequenos, do tipo digital, que aferem com precisão a calibragem do pneu.

VEJA TAMBÉM:

Com uma vantagem adicional, de permitir que essa operação seja feita em casa, antes de os pneus rodarem e se aquecerem. Pois esta temperatura mais elevada aumenta o volume de ar e interfere na pressão real do pneu.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
6 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Julio 17 de janeiro de 2022

Comprei um medidor digital e para testar fui ao posto proximo a minha residencia fazer o teste.
Regulei o calibrador do posto para 32 libras e fiz a medição com o meu. Resultado: 32 no posto e 29.5 no meu digital.
Agora preciso aferir com borracheiro.

Avatar
RODRIGO BUENO 15 de janeiro de 2022

Não podemos esquecer que além da temperatura, a diferença na aferição da calibragem pode ocorrer por diferença de altitude em que o posto esteja localizado em relação à outro onde se fez a calibragem anterior

Avatar
Adi mil 15 de janeiro de 2022

No teu dia de folga vá até um posto e encha seu pneu com 3 a 4 libras a mais do recomendado, volte pra sua casa e com um calibrador de boa qualidade,vá esvaziando os pneus até a calibragem recomendada.pra isso você precisa comprar um calibrador de boa qualidade.se você confia nos calibradores dos postos boa sorte.

Avatar
Só Matéria Péssima 12 de janeiro de 2022

Que tipo de imbecil que não tem mais oq fazer sai parando de posto em posto depois de calibrar os pneus só pra saber se tá certo kkkkkkkkkkk, e como dito, a diferença pode estar mais no fato do pneu ter acabado de rodas novamente do que no calibrador. Cada coisa só pra fazer uma “matéria”

Avatar
Z_H 11 de janeiro de 2022

eu tenho um… da xiaomi… melhor negócio….

Avatar
Clemente ferreira Rocha 19 de janeiro de 2022

Minha gente só querem vender calibrador,kkkkk

Avatar
Deixe um comentário