Pressão nos pneus: Cuidado com o palpite que pode doer no seu bolso

As dicas com pouca profundidade de conhecimento podem levar o motorista e proprietário a terem um gasto muito alto no caso da redução da pressão dos pneus

penu calibragem portal
Siga a recomendação de calibragem da fabricante (Foto: Adobe Stock)
Por Boris Feldman
15 de julho de 2022 20:02

Não sei se só brasileiro tem essa mania de dar palpite errado em tudo que diz respeito ao automóvel. Preciso conferir isso em outros países.

VEJA TAMBÉM:

E um dos que circula por aí é para reduzir, em algumas libras, a pressão dos pneus recomendada pelo fabricante para deixar o carro mais confortável, absorvendo melhor as irregularidades do piso. O que, aliás, é verdade.

Porém, em contrapartida, a redução de pressão vai provocar um aquecimento exagerado da estrutura do pneu. Vai aumentar o atrito do pneu com asfalto e consequentemente o consumo de combustível

Vai reduzir a vida útil do pneu e prejudicar também a estabilidade do carro. É um preço muito alto a se pagar por este pouquinho de conforto adicional.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Cadillata 18 de julho de 2022

Sempre calibro conforme diz o manual do automóvel.
Certa vez, em um posto de combustível onde ainda era o frentista que calibrava os pneus, ele me disse que fez “um curso” na Firestone, que dizia que os manuais estavam todos errados e que todos os pneus deveriam ser calibrados com 26 libras.
Troquei de posto.

Avatar
Deixe um comentário