Qual combustível da primeira vez no flex?

É necessário 'acostumar o motor' do carro flex com certo combustível? Se saiu da fábrica com etanol, deve-se usar apenas ele? E a gasolina?

Por Boris Feldman 16/11/20 às 21h31
shutterstock 1836682996 1
Mangueira de abastecimento do posto de combustível abastecendo um carro flex (Foto: Shutterstock)

Carro flex é uma fonte de dúvidas e palpites errados. E um deles é: qual o primeiro combustível para abastecer o carro zero quilômetro? Primeiro o etanol ou a gasolina?

E o que provoca essa dúvida é a falta de conhecimento dos vendedores nas concessionárias.

Pois alguns dizem que deve ser o etanol, outros recomendam a gasolina. E a besteira vai se sofisticando: uns dizem: “os quatro primeiros abastecimentos com etanol, pois foi assim que o carro flex veio de fábrica”.

Já outros recomendam intercalar os dois combustíveis nos quatro primeiros abastecimentos, para ir “acostumando” o motor com gasolina e etanol.

Pois então saiba que nenhum palpite está certo, partindo do princípio que o motor flex pode queimar qualquer combustível ou os dois misturados, em qualquer proporção, desde o primeiro abastecimento.

Mangueira de abastecimento do posto de combustível abastecendo um carro flex
Cuidado para não cair nas fake news sobre o flex! (Foto: Shutterstock)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
10 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Mano 16 de novembro de 2020

    O termo flex signicado que o carro não presta no álcool e tampouco na gasolina.
    Só é bom pra montadora que ganhou com a unificação das peças do motor.
    Seria muito mais eficiente se desenvolvido para um combustível específico.

    • Avatar
      Leandro Barbosa 17 de novembro de 2020

      Penso o mesmo.. Vc tem a economia de alguns centavos por litro por poder escolher o combustível mais barato, mas o carro vai ser bem menos eficiente, uma vez que não foi feito pra nenhum dos dois combustíveis. Acaba dando na mesma.

  • Avatar
    OSMANE DAMIANSE ALMEIDA 16 de novembro de 2020

    O pior é colocar gasolina adulterada com uma porcentagem maior de álcool, o carro fucionar normal e eu como cidadão não ter nem a chance de saber que fui enganado!!! Enfim esse é o grande problema do carro flex!!!

    • Avatar
      Leandro 17 de novembro de 2020

      Esse não é o problema do carro flex, esse é o problema de ser brasileiro.
      Nesse seu comentário ser flex é uma vantagem, pois vc vi estar sendo roubado, mas seu carro vai funcionar sem sofrer danos. Agora imagina uma gasolina dessa com um monte de etanol em um carro que é feito pra rodar apenas com gasolina.

      • Avatar
        Osmane 17 de novembro de 2020

        Temos pensamentos diferentes e vc quer ignorar que já foi ludibriado!!! Mas já foi muitas vezes!!!

      • Avatar
        Leandro 17 de novembro de 2020

        Cara. leia melhor, não neguei em nenhum momento que estamos sendo roubados. Disso que pelo menos com carro flex não estraga o carro.

      • Avatar
        Osmane Damianse 17 de novembro de 2020

        Sim, desculpa, mas não temos um sistema de segurança!!! Lembra do Dieselgate!!! Grandes montadoras em paises europeus conhecidos pela honestidade com multas bilionarias por enganar o consumidor!!! O problema não é o brasileiro!!! Vc não tem segurança, se pelo menos o carro estragasse, o consumidor voltaria no posto e reclamaria, processaria, agora sem defeito, estamos sendo ludibrados por um sistema flex!!!

  • Avatar
    joe 16 de novembro de 2020

    vc ta certo – mas insisto, o carro flex é um carro a alcool que aceita gasolina; portanto eu colocaria alcool

    • Avatar
      Leandro 17 de novembro de 2020

      Carro flex não é a etanol, nem a gasolina, é um meio termo. Por isso um carro só etanol na teoria é mais econômico do que um flex abastecido com etanol e um carro só a gasolina é mais econômico do que um flex abastecido com gasolina.

      • Avatar
        Joe 18 de novembro de 2020

        dá uma lidinha…

Avatar
Deixe um comentário