Pulse: melhor para quem vai atrás

Um interessante projeto no assoalho do Fiat Pulse permitiu que o espaço interno do utilitário esportivo fosse melhor aproveitado

Trabalho no assoalho permitiu ganho de espaço no interior do Pulse
Trabalho no assoalho permitiu ganho de espaço no interior do Pulse (Foto: Fiat | Divulgação)
Por Boris Feldman
12 de outubro de 2021 07:32

A Fiat vai lançar oficialmente seu primeiro SUV, o Pulse, na próxima semana. Mas já se conhecem várias características de estilo e mecânicas dele. E uma muito interessante de seu projeto é o assoalho plano, ou quase plano.

O que significa isso?

Que a maioria dos automóveis possui um túnel bem no centro do assoalho traseiro, que prejudica o conforto do passageiro que vai no meio do banco de trás.

Esse túnel era obrigatório no caso do motor dianteiro com tração traseira, porque passa ali o eixo cardã, encarregado de transmitir a rotação do motor para as rodas.

VEJA TAMBÉM:

Mas o túnel foi mantido mesmo nos carros com motor e tração dianteiras, pelo reforço estrutural da carroceria. No Fiat Pulse, os engenheiros arrumaram uma outra solução e eliminaram o incômodo túnel, aumentando muito o conforto de quem vai atrás.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
alecs 13 de outubro de 2021

não entendi a suspensão traseira…cadê o eixo traseiro? é diferente dos demais fiats?

Avatar
Luiz Carlos 13 de outubro de 2021

Meu DKW Vemag S 1967 não possuía esse incômodo tunel. A carroceria dele não era monobloco, ele possuía chassi separado. E esse chassi, ao contrário de todos os outros, tinha a forma de um X. A ausência do tunel, mais o banco dianteiro inteiriço (a alavanca de mudanças ficava na coluna do volante), permitia que 6 pessoas viajassem no carro com todo o conforto.

Avatar
lafayette pereira de magalhaes 12 de outubro de 2021

Com certeza o ARGO nunca foi completamente moderno, agora chega um carro que pode bater de frente com os modernos VW Nivus. Embora minha preferencia ainda recaia pelo estilo do VW, é inegável que o novo Fiat chegou para enfrentá-lo de igual para igual.

Avatar
José Carlos dos Santos 12 de outubro de 2021

Seria o Pulse um Argo Trekking bem resolvido, atraente e turbo, com preço próximo ou acima de Cem Mil Reais?

Avatar
Deixe um comentário