Punição rigorosa para quem ofusca

A forma como você utiliza o seu farol, principalmente nas estradas, durante a noite pode prejudicar outros motoristas e causar acidentes

O facho de luz alto pode prejudicar outros motoristas nas estradas
O facho de luz alto pode prejudicar outros motoristas nas estradas (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
23 de julho de 2021 21:32

Motorista que desrespeita os outros deveria ser punido severamente. Pois é incompreensível alguém ao volante não abaixar o farol alto quando cruza com outro veículo na estrada, ofuscando o motorista. E o mesmo quando chega atrás de outro carro, com o facho alto no espelho retrovisor.

Outro absurdo, à noite, é ligar a luz traseira de neblina. Ela tem uma grande intensidade para sinalizar o carro no caso de chuvas fortes ou neblina. Mas ligá-la em noites enluaradas, só serve para ofuscar quem vem atrás.

VEJA TAMBÉM:

Outra mania prejudicial é ligar o pisca-alerta com o carro andando, que confunde os outros motoristas. Pisca-alerta só se aciona parado emergencialmente no acostamento, ou quase parando na pista em função de um congestionamento à frente.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
367 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Ari 2 de agosto de 2021

Pessoas que fazem esse ato é mau caráter sem dignidade por que uma pessoa que pensa só em si próprio é desonesta desumana

Avatar
Marco-Aurélio Assis Davis 31 de julho de 2021

A punição tem que existir e, pesada. Conheço motorista que fala que não abaixa o farol mesmo. Puro egoísmo pondo em risco a segurança e a própria vida de terceiros. E aquela lâmpada vermelha atrás, ninguém aguenta.

Avatar
Tuniko 31 de julho de 2021

Acho que também o giroflex da viatura da polícia ofusca muito a visao do motorista que a recebe,a noite você fica totalmente cego com aquela luz piscando bem nos seus olhos de várias cores

Avatar
Luiz Carlos Socoloski 31 de julho de 2021

A coisa é muito feia quando se pega a estrada a noite, pois os faróis de muitos automóveis e caminhões instalados de forma clandestina e fora da lei, estão matando. Até quando as autoridades vão fazer de conta que não viram nada.

Avatar
Nono 31 de julho de 2021

Demorou para ter rigor contra motoristas que ofuscam. O desrespeito de quem dirige no Brasil contra as pessoas é muitas vezes absurdo. Não é so cintra quem dirige. Pedestres e ciclistas tambem sofrem com o ofuscamento desnecessário, muitas vezes causando cegueira repentina quando vamos tatravessar a rua, parar na calçada para falar com alguem ou mesmo para no ponto de onibus, somos muitas vezes vitimas desse abuso de quem dirige no Brasil. Se ouve falar muito em educação em nosso pais. Mais a verdade sobre ser educado e respeitoso no Brasil está longe de ser verdade.

Avatar
Luiz Henrique de Souza 31 de julho de 2021

Eu queria que alguém me explicasse porque os carros que saem das montadoras já com lus super brancas ou led podem rodar livremente e se vc colocar uma dessas luzes em seu carro é proibido! Qual a diferença ,carro é carro , direito é direito para TDS! Que lei idiota é essa? Só no Brasil para ter tantos privilégios pra uns e nada para outros!

Avatar
everton Viana de Brito 31 de julho de 2021

Os veículos ja tem um padrão de fabrica mas sempre tem uns cidadão que alterar os componentes do fabricante as lojas vende sem nem uma fiscalização tem que puni mesmo só assim acha o respeito tem que mexer no bolso ai as coisas vai mudar

Avatar
Nilson Saldeira 31 de julho de 2021

Um bom dia a todos(as) os(as) condutores(as).
Os motoristas na condução veicular, principalmente os profissionais possuem um modo de comunicação através de sinais. Obviamente não seria lógico por a cabeça ou a mão para fora da janela do veículo, e gritar para o motorista que vem em sentido contrário. Há certo exagero nesses sinais e, alguns ilícitos, proibidos, outros, maldosos, aqueles que fazem de propósito,acendendo farol alto por exemplo, antes de passar um pelo outro,neste caso, que é proibido pelo CTB(?), deveria ter punição mais rigorosa.
CTB Art. 223. Transitar com o farol desregulado ou com o facho de
👉 luz alta de forma a perturbar a visão de outro condutor:
Infração – grave;
Penalidade – multa;
Medida administrativa – retenção do veículo para regularização.
Art. 230. Conduzir o veículo:
XXII – com defeito no sistema de iluminação, de sinalização ou com lâmpadas queimadas:
Infração – média;
Penalidade – multa.
Art. 250. Quando o veículo estiver em movimento:
I – deixar de manter acesa a 👉 luz baixa:
a) durante a noite;
b) de dia, em túneis e sob chuva, neblina ou cerração; (Redação dada pela Lei nº 14.071, de 2020) (Vigência)
c) de dia, no caso de veículos de transporte coletivo de passageiros em circulação em faixas ou pistas a eles destinadas; (Redação dada pela Lei nº 14.071, de 2020) (Vigência)
d) de dia, no caso de motocicletas, motonetas e ciclomotores; (Redação dada pela Lei nº 14.071, de 2020) (Vigência)
e) de dia, em rodovias de pista simples situadas fora dos perímetros urbanos, no caso de veículos desprovidos de luzes de rodagem diurna; (Incluído pela Lei nº 14.071, de 2020) (Vigência)
II – (revogado); (Redação dada pela Lei nº 14.071, de 2020) (Vigência)
III – deixar de manter a placa traseira iluminada, à noite;
Infração – média;
Penalidade – multa.
Art. 251. Utilizar as luzes do veículo:
I – o pisca-alerta, exceto em imobilizações ou situações de emergência;
II – baixa e alta de forma intermitente, exceto nas seguintes situações:
a) a curtos intervalos, quando for conveniente advertir a outro condutor que se tem o propósito de ultrapassá-lo;
b) em imobilizações ou situação de emergência, como advertência, utilizando pisca-alerta;
c) quando a sinalização de regulamentação da via determinar o uso do pisca-alerta:
Infração – média;
Penalidade – multa.

Avatar
Nono 31 de julho de 2021

No Brasil existem tanta lei que nós nem conhecemos. Mais é so no papel. O dinheiro e a arma de fogo ofuscam as leis de maneira tao facil como acender o farol na cara de quem vê.

Avatar
Jair 31 de julho de 2021

Existe alguns *que trocam as luzes dos faróis em qualquer boca de porco e nem se preocupam em alinhar o foco de luz. Para ele é uma maravilha. Agora quem vem em sentido contrário que se ferre.

Avatar
Marco Torres 31 de julho de 2021

Carro de polícia andando na sua frente com as luzes acima do teto ligadas e piscando é muito pior que luz de neblina ligada.

Avatar
José Donizeti Guttierre 31 de julho de 2021

Meu nome é Guttierre, eo perigo não está só no mal uso dos faróis um outro problema também são as lanternas escurecidas , vc só as vê quando está quase batendo nos carros a sua frente ,,,agora junta tudo isso com som alto,,celular e cigarros ,,,

Avatar
Willian 31 de julho de 2021

Sou condutor de motociclista a anos , faço uso diário a noite , realmente por ser moto certos (ignorantes): realmente não faz a questão de abaixar seus faróis, isso é muito perigoso ainda mais quando está fazendo curvas .

Avatar
Bruno 31 de julho de 2021

Mas será que não é porque o farol alto da moto também ofusca a visão do motorista.

Avatar
Giancarlo 31 de julho de 2021

Essa massa de motoristas que não sabem o básico no Brasil é fruto da má formação dos condutores nas auto escolas..de qualquer jeito vai tirar sua habilitação e isso jamais poderia ser assim…

Avatar
CARLOS 31 de julho de 2021

Quem não baixa o farol achando que é superior aos outros, não passa de um completo “Idiota”, porque o outro motorista pode se confundir e acontecer um sério acidente! Maluquice isso!

Avatar
ELDOM LIMA DE SOUSA 31 de julho de 2021

A educação do motorista no Brasil fica evidênciada a noite, a falta respeito pelo próximo no uso do Farol alto.
Aqui no Pará, na BR155 Redenção/Marabá os caminhões bitrem andam com luzes no teto do caminhão acima do parabrisa, quando liga parece um refletor.

Avatar
Mauro da Silva Francischini 31 de julho de 2021

Até parece fácil dirigir a noite nas estradas escuras e esburacadas .Se as autoridades colocar mais luz nas ruas evitaria esses problemas, pois quem dirige a noite corre riscos de sofrer acidentes até morte. Fora os gastos com manutenção caríssimas dos veículos. É mais fácil colocar a culpa nos motoristas ao invés de iluminar as estradas

Avatar
FELIPE 1 de agosto de 2021

Disse tudo, mas só falou b0sta !!!

Avatar
Lidiomar MOREIRA dacosta 31 de julho de 2021

Meu nome e lidiomar sou da cidade de padre paraíso mg e eu fico indignado. Quando viajo anoite ESA classe de caminhoneiros muitos mal educado. Em tudo. Prisipal mente em questão de farol e também alguns de altomoves aí fica esse ferra de farol e lâmpada. Mais fortes. Essa carretas q vem com milha no teto. E brincadeira. Viu. Eu mim lembro q meu irmão colocou. Um raque no seu carro e colocou alguns milha parafusado em sima no teto na primeira viagem q ele fez. O federal mandou q tirase na hora aí li pergunto se e proibido por q saí na carretas. Iso q não dá entender ou em tao vim com a tampa e só utilida quado estiver com chuva ou tal vês com neblina por q só quem viaja anoite sabe e uma falta de educada q não tem tamanha e vc pisca pra baicha mas não obedesem andando anoite e. Complicado. Tinha q ter punisao sim. E mais severa sim brigado e tenha um bom dia

Avatar
Pafúncio 31 de julho de 2021

Lidiomar, incrível!! Depois me ensina como escrever deste “geito”?
Muito legal. Deu para divertir muito.

Avatar
Arnaldo Gaia 31 de julho de 2021

Deveriam cria leis para punir os políticos que roubam o povo. o cidadão trabalhador vive pagando imposto por cima de imposto, pagamos durante quase 6 meses do ano, e ainda tira mais e mais do povo de bem.

Avatar
sidineizancanaro 31 de julho de 2021

isso..so. causa..acidente..pra. se..fãbrica..isso..teria..que..proibir..esses farois

Avatar
cristiano silva muniz 31 de julho de 2021

tinha q proibir tbm aqueles malditos farois bem brilhantes

Avatar
Bruno 31 de julho de 2021

A respeito do pisca alerta em movimento, na minha opinião,não acho errado por não sabermos o motivo do veículo estar em movimento com o pisca alerta ligado .vamos la para um exemplo:todo motorista e treinado e capacitado ,então o mesmo tem que ter atenção no trânsito.
Todo defeito em um veículo pode acontecer em vários locais de uma pista ,próximo de ponte ,onde não tem acostamento, etc… no meu caso o trambulador do cambio do meu carro quebrou uma trava e não engatava nenhuma outra marcha além da 2 onde tive que continuar em uma velocidade de 20 kmh em uma rodovia sem acostamento e com o tráfego muito grande de carretas ,andei uns 30 km com o pisca alerta ligado para alertar os motoristas até chegar em uma entrada de fazenda

Avatar
Luan 31 de julho de 2021

Eu não suporto dirigir à noite justamente por causa disso. Simplesmente me sinto inseguro ao volante quando o motorista está com o farol alto ou com aquelas luzes azuladas; minha visão também fica ofuscada e nem mesmo óculos night drive ajuda.
Além do bom senso do outro motorista nesta situação, deveriam ter bom senso enquanto dirigem e evitar o uso do celular e também evitar xingar o motorista do outro carro, principalmente sendo mulher. Respeito, educação, empatia e cordialidade também são responsabilidades do motorista ao volante!

Avatar
Aluysio Henriques 31 de julho de 2021

Quero ver quando vão começar a punir a má gestão de recursos públicos por parte dos governos estaduais que recolhem somas astronomicas e não entregam uma malha viária digna dos impostos que pagamos.

Avatar
Wilian 31 de julho de 2021

Ainda pior são aqueles que instalam cbes de led, e até mesmo bicos de led, em faróis projetados para bicos comuns…a PRF deveria ser MT mais rigorosa na fiscalização dessas infrações que colocam a vida da gente em risco diariamente.

Avatar
Walter 30 de julho de 2021

Eu apoio.

Avatar
Luciano 30 de julho de 2021

Na br 116 saida feira Santanaindo sentido jequie você só ver ledes de carreta a caminhão tem ums que tida luz baixa quando chega 10 metros de você ti colocam farol leds altos lampadas auxiliar tudo não sua cara tems ums são educados mais soa pocos

Avatar
Amauri 30 de julho de 2021

Devia era ser rigoroso de verdade ,fica ali na Mogi Bertioga onde tem duas barreiras da rodoviária … você vai vêr carro com o farol mexido com luz ofuscante do Paraguay sem regulagem ..e ninguém para esse tipo de carro , quer mais vou acrescentar aqui e o som dos carros no último volume tanto de dia quando na madrugada a guarda municipal, o agente de trânsito ou mesmo a polícia não dá um jeito nesse tipo de infração tinham que multar ou aprender o veículo cumprir com a lei isso é infração de trânsito e mais algumas.. alguém tem que ensinar a ter educação com o próximo.

Avatar
Félix 30 de julho de 2021

De tudo que eu li nos comentários .eu cheguei uma conclusão todo os carros deveria vir, de fabrica com câmaras para para ser olho do agente da lei somente assim os motoristas respeitaria os outros companheiros que desfruto do mesmo espaço.

Avatar
Ramon 30 de julho de 2021

Há veículos com sensores que detectam os faróis do outro veículo e ajustam, automaticamente, o facho dos faróis.
Mas por conta das margens de lucro absurdas e da tributação extorsiva os veículos que possuem tal tipo de recurso chegam aqui a preços proibitivos.

Avatar
João Carlos Azevedo Braga 30 de julho de 2021

O maior problema são essas lâmpadas de farol “azuladas”, fora de especificação, e que ofuscam mesmo com o farol baixo. Deveriam ser sumariamente proibidas…!!!

Avatar
FRANCISCO NUNES CRUZ 30 de julho de 2021

Aqui na Rodovia de Belo Horizonte até o Condomínio Retiro das Pedras tem carros,caminhões, etc.que instalaram faróis ALTOS E VIRADOS para os carros que seguem em sentido contrário. UM ABSURDO. Tanto na ida como na volta

Avatar
Luiz Mário do Nascimento 30 de julho de 2021

O brasileiro acha que ser feio é bonito

Avatar
Luiz Mário do Nascimento 30 de julho de 2021

Sou carreteiro, viajo muito à noite, só que os condutores de veículos, quanto mais caros, se sente superior, não respeitando as leis, se sente acima de tudo, e também temos que citar os truqueiros que parece mais uma árvore de Natal, de tantas luzes, abaixa os faróis mais fica com os faróis de milha ligados, não dizendo nos foguinhos traseiros que ofusca totalmente sua visão. Tem que fazer valer a lei

Avatar
Nilson Saldeira 31 de julho de 2021

Você deve estar confundindo farol de milha com faróis altos (cibiés) colocados de forma sobressalentes, mas desnecessária, para aumentar a visibilidade noturna, talvez porque o condutor deve ter algum problema de visão. A utilização de cibiés, luzes fortes colocadas a mais pelo condutor, é muito prejudicial àqueles que transitam em sentido contrário e, são proibidos pelo CTB.
O farol de milha ou luz de neblina tem uma intensidade horizontal e para baixo.

Avatar
Jose Haruo Shirahige 30 de julho de 2021

Dirijo bastante de noite. Tem muitos veículos com farol desregulado e aqueles que instalam lâmpadas de Led que não tem regulagem adequada (pior ainda). Deveria ter fiscalização para isso.

Avatar
Airton 31 de julho de 2021

Concordo plenamente. Nosso Pais parece q não tem gente q ganha,e muito bem, para fiscalizar essas barbaridades. Ser honesto não está compensando neste País onde a corrupção continua a correr solta. Vide os políticos desviando dinheiro em plena pandemia.Temos q passar o Brasil a limpo

Avatar
MARCELO NUNES FERREIRA 30 de julho de 2021

Deveria proibir o uso de giroflex de carros oficiais desnecessariamente. Principalmente carros das concessões das estradas que andam devagar e com girofkex ligado ofuscando a visão dos demais motoristas desnecessariamente.

Avatar
Luiz p 30 de julho de 2021

Verdade

Avatar
ADEIR SILVA ABRANTES 30 de julho de 2021

Concordo

Avatar
João Gomes Teixeira 30 de julho de 2021

O problema é q nesse país as leis não funcionam e o ser humano não sabe “ser humano”

Avatar
Aldemar Lima Serra 30 de julho de 2021

Temos também que denunciar buzinas a ar isso incomoda bastante principalmente quando acionada dentro de cidades.uma absurdo

Avatar
Marcio Lyra 30 de julho de 2021

Se levassem a sério nem as lâmpadas xenon, super brancas etc deveriam ser vendidas. Assim como dizem que é proibido o uso de película para vidro G5. Precisa mudar muita coisa, a começar pela educação dos motoristas.

Avatar
Jose josenaldo sabino de souza 30 de julho de 2021

Deveria as autoridades cobrar mais a lei de,( mantenha a sua direita), pois tem muita gente imbecis que acham que o carro que ele usa foi autorisado a só andar na esquerda, atrapalhando o flucso das estradas, independente da velocidade

Avatar
Jadson 30 de julho de 2021

Aqui na. Minha cidade. 95% Tem destes imbecis, que se. Ainda pedir passagem não dão.=

Avatar
Dzand 30 de julho de 2021

Vdd amigo, aqui em SC isso é constante. Gauchos por aqui são demais, dirigem na faixa da esquerda, devagarinho e não dão passagem.

Avatar
Jose josenaldo sabino de souza 30 de julho de 2021

Concordo plenamente em tudo que ele falou, dirijo caminhão, ecomo os retrovisores são grandes os farois alto segam o motoris, tanto de frente como por tras

Avatar
RAFAEL MELO 30 de julho de 2021

Isso deveria ser levado a sério, muitos motoristas ignorantes fazem isso diariamente, dirijo todos os dias em períodos noturnos e quase sempre termino o trajeto com dor de cabeça devido ter pessoas que desrespeitam essa condição.. como percebido nós comentários anterior ainda tem o fato de muitos andarem na pista da esquerda abaixo da velocidade e quando vc pisca o farol e ultrapassa eles ficam de farol alto atrás por pura ignorância..

Avatar
Flavio Loureiro 30 de julho de 2021

Outro fato que deveria ser levantado é o uso de lâmpadas de Led nos faróis , nesse caso deveriam ser confiscadas as lampadas aplicar multa e o veículo ser liberado somente com a substituição por lâmpadas de uso autorizado !

Avatar
Antonio Carlos Muniz da Silva 30 de julho de 2021

Que lei mais absurda, quero ver como eles iram fiscalizar, quando um carro passa pelo outro em sentido contrário e com luz alta você não consegue ver nem a marca do carro, quanto mais a placa.

Avatar
Alecandro 29 de julho de 2021

O que dizer de um país tão contraditório quanto o Brasil? Onde se vc anda no limite de velocidade obedecendo a lei,pode ser multado por não dar passagem porque o imbecil que vem atrás quer andar acima da velocidade permitida!
É o país da piada pronta mesmo,kkkk

Avatar
Fulano 30 de julho de 2021

Não é dar passagem pro imbecil que vem atrás . Você não sabe o que está acontecendo no carro dele, não sabe a gravidade da situação. Portanto , vc deve andar corretamente e dar passagem pra quem precisa. A ignorância é o que faz o trânsito caótico e a rua é pra todos. Faça sua parte do pare de se preocupar com os outros

Avatar
Ricardo Cunha 30 de julho de 2021

É que o imbecil que está na frente, na esquerda, não sabe que é lei sair da frente. E além do mais, não tem o poder de fiscal de estrada para não sair da frente. Se alguém quer andar acima da velocidade é problema da pessoa. Quem tem de ver isso são as autoridades.

Avatar
Rafael Hilário 30 de julho de 2021

Tu sabe que não é só problema de quem está dirigindo em alta velocidade mas das possíveis vítimas de um acidente também, muita gente inocente morre todo ano atoa por motoristas imprudentes. Não sou a favor de ficarem empatando a faixa da esquerda mas, o problema da alta velocidade é de todos e é por isso que existe autódromo e track day é só ir lá e pisar fundo!

Avatar
Cleber 30 de julho de 2021

Isso mesmo

Avatar
Dzand 30 de julho de 2021

Concordo

Avatar
Alceu Medeiros de Oliveira 30 de julho de 2021

Concordo com você

Avatar
Cleber 30 de julho de 2021

Concordo pais de contradições
Tô de saco cheio

Avatar
Jan Carvalho 31 de julho de 2021

A faixa da esquerda é para ultrapassar e por ela transitar livre os socorristas, os apressadinhos fora da lei e outras situações, independente de seu julgamento do certo ou errado que fica a cargo das leis e das penalidades previstas e aplicadas pelos agentes de trânsito, PF e demais.

Avatar
Antonio abi 29 de julho de 2021

Sou do tempo que ligar luz alta na cidade era desrespeito aos demais motoristas. Aqui em Curitiba acho que ninguém (com raras exceções) sabem disso, pois usar faróis Alto é de praxe. Acho que deveriam ser criadas leis para os que se dizem motoristas e não agem com cidadania.

Avatar
Julio 29 de julho de 2021

E quem vai fiscalizar isso?

Avatar
Nivaldo Martins 29 de julho de 2021

Comum na cidade de São Paulo motoristas na ligarem os faróis ao anoitecer, circulam com faróis desligados no trânsito já caótico da cidade.
Outro ato são os motoqueiros de entregas que circulam em contra mão em qualquer hora em vias de mão dupla jogando suas motos contra os demais.

Avatar
Vanderlei Oliveira Rodrigues 29 de julho de 2021

Isso sim seria uma ótima ação, porque fica muito difícil de ver com a luz alta principalmente quando os faróis estão desregulados ,já demorou pra começar a punir esses motoristas sem noção .

Avatar
Monteiro 29 de julho de 2021

Eu estou com 67 anos, já não estou gostando de dirigir, principalmente, à noite, devido aos faroes dos veículos, que transitam no sentido contrário, na minha opinião,Se existe a lei de uso dos faróis a noite, então, o órgão competente para fiscalizar, é a Polícia Militar,que deveria cumprir, e fazer os usuários cumprirem a lei , mas penso que, está faltando uma pitadinha de Boa vontade para chegar a este ponto.
Monteiro.

Avatar
Edmar Peres Miglioli 29 de julho de 2021

Até que enfim alguem falou algo a respeito. E oportuno falar também sobre os farois desregulados, o qual não é cobrado pelas autoridades, que atrapalham tanto como farol alto

Avatar
Enildo 29 de julho de 2021

Pior do luz alta sao as lampadas adaptadas super branca que só serve pra ofuscar quem bem no sentido oposto. As aitiridades deveriam tomar providencia. Os carros usam elas originais nao ofuscam pois tem lentes especiais.

Avatar
Vanderlei Oliveira Rodrigues 29 de julho de 2021

Concordo plenamente usar uma luz dessa só por beleza sem ter noção do mal que causa pra outros motoristas deveriam tomar penalidas só assim pra começar a mudar essas atitudes

Avatar
Bruno 29 de julho de 2021

Esqueceu dos retardados que andam com a chamada luz de milha sempre ligada.

Avatar
Edilson Nogueira 29 de julho de 2021

Tem tbm os q se acham motoristas mais só andam do lado esquerdo da via aí motoqueiro passa pelo lado direito eles acham ruim ainda.

Avatar
Bruno Cesar 29 de julho de 2021

Motoqueiro deveria tráfegos na faixa como manda a lei, não existe passar no vao entre faixas. Leia o código de trânsito, para aprender alguma coisa. Os motoqueiros não tem respeito a própria vida e ainda colocam a vida dos outros em risco.

Avatar
Marcelu 30 de julho de 2021

So falou verdades

Avatar
Rodrigo Seabra 29 de julho de 2021

Mas como conheço os caras que ficam usando o farol alto tanto na ultrapassagem de um pelo outro quanto aquele que vem com farol alto por trás.
Como é que vai ser feito esse tipo de fiscalização não tem como a polícia ficar toda hora fiscalizando esse tipo depois.

Avatar
Enéias Pizollito de Azevedo 29 de julho de 2021

Acho que deve ser fiscalizado e multados. Alguns veículos usam LED no farol auxiliar e fica bem mais forte que a luz baixa dificultando a visão dos outros motoristas. Luz traseira de neblina é só quando tem neblina. Se não só prejudica a visão dos motoristas a retaguarda. Também deve ser fiscalizado.

Avatar
Genilson Xavier De Meneses 29 de julho de 2021

Primeira vez que vejo algo tao sensato, viajo muito de moto e passo muita raiva com isso, esse faróis de led dos carros novos e nem posso instalar um na moto pois gerar multas.

Avatar
Adson Reis Dos Santos 29 de julho de 2021

As alterações sim ofusca, mas eu vejo os carros novos vindo com umas lâmpadas de led, que mesmo o farol baixo acaba lhe ofuscando…..
O problema já vem de alguns fabricantes!

Avatar
Diego Ribeiro 29 de julho de 2021

É necessário punição mesmo, muitos condutores não baixa a luz nas rodovias e ofusca mesmo (mando tbm luz alta). Enquanto a faróis com alteração (Led e Xenon(no projetor))se estiver regulado não ofusca ninguém. O brasileiro precisa parar de falar mal do próprio brasileiro e dar educação. Por isso o país não sae do subdesenvolvimento.

Avatar
Alceu Medeiros de Oliveira 30 de julho de 2021

Essa lâmpada xenon é triste fico com os olhos doendo durante os dez minutos

Avatar
Augusto de mattos. 29 de julho de 2021

Outra falta de respeito e os motoristas que estacionam carros nas calçadas e deixam os farois acesos na vistas dos pedestres e dificultando os pedestres a andarem nas calçadas. Prejudicando a vista dos pedestres nas calçadas.

Avatar
Heloneide 29 de julho de 2021

Bom dia. A luz alta (geralmente causado por lâmpadas alteradas) é um transtorno para todos os motoristas, é um vício sem punição que deveria ser duramente corrigido com multas bem pesadinhas. Deveria ser criado um canal direto com as autoridades para reclamações, o motorista prejudicado anotaria a placa e passaria as informações para as autoridades competentes.

Avatar
William Azevedo werneck 29 de julho de 2021

Bom dia, a falta de educação e ignorância é tão grande no uso inadequado do farol alto que o condutor pode estar ofuscando a visão do outro, que por sua vez poderá ser seu pai, um filho, um ente querido, um amigo e simplesmente outro condutor, que dependendo da estrada poderá vir em sua direção por ofuscamento da visão. Já pensaram nisso?

Avatar
FRANCISCO 29 de julho de 2021

Alguns proprietários adoram chamar a atenção fazendo alterações em seus veículos, que podem prejudicar os demais usuários da via. Essas alterações não regulamentadas ou mesmo o uso inadequados dos itens de segurança deveriam ser rigorosamente punidas.

Avatar
Ronaldinho 29 de julho de 2021

Sugiro ao Autopapo uma discussão sobre ultrapassagens pelo lado direito em pistas duplicadas e faixas adicionais!
Obrigado!

Avatar
FELIPE 29 de julho de 2021

Eu só passo pela esquerda quando tem um c0rn0 andando devagar na pista da esquerda e não sai. Se você quer reclamar disso, seja educado e dê passagem…

Avatar
Edson Avila 29 de julho de 2021

Realmente, não é porque ele está na velocidade máxima permitida da rodovia, que lhe dá o direito de trafegar somente pela esquerda. Vai pra pista da direita ou do centro, e, deixa quem quiser andar um pouco mais rápido na esquerda. Não sabemos a necessidade do outro motorista querer trafegar acima do permitido. Seus tartarugas vem pra direita!

Avatar
Rafa 29 de julho de 2021

Problema na verdade é a pista livre na direita e transitando na esquerda… se a pessoa ultrapassar pela direita os 2 deveria ser multado

Avatar
Edson Sírio 29 de julho de 2021

Quem ultrapassa pela direita neste caso, não esta infringindo a lei, se é duas faixas,não cabe multa, agora deixar de dar a ultrapassagem sim é uma infração.

Avatar
Ronaldinho 29 de julho de 2021

Quase tudo no trânsito parece ser inconcebível:

Condutores que alteram a regulagem dos faróis (item de segurança) para ofuscarem o motorista do sentido contrário. Esses condutores deixam de iluminar a via a sua frente para atrapalharem o condutor em sentindo contrário. Isso é psicopatia!

Condutores em estradas duplicadas e as vezes com faixa adicional não dão passagem, quando solicitados e após tentativa de ultrapassagem pela outra faixa ainda procuram dificultar a progressão do outro condutor!

Se fosse PRF ou PRE manteria nós postos um gabarito para faróis o qual estivesse irregular diria: você só segue viagem depois que regular os faróis!

Avatar
Lazaro Macedo 29 de julho de 2021

Infelizmente ainda existem outros problemas que tenho vivenciando com muita frequência,uso de faróis desregulados, que mesmo com a luz baixa atrapalha pra caramba, além do uso de Xenon totalmente fora das especificações!Nas ruas urbanas, é comum ver retardados mentais utilizando faróis de neblina, faróis de longo alcance (milhas),acho que as autoridades deveriam fiscalizar mais e multar!

Avatar
Silvano Nunes 29 de julho de 2021

Será que tem punição para quem dirige utilizando o celular? Parece que não, deveriam intensificar a fiscalização e punição.

Avatar
Rdo Epaminondas 29 de julho de 2021

No Brasil a lei existem muita das vezes só no papel, na teoria, na prática não existem, usar celular enquanto dirige ê proibido, mas é nomear se vê as pessoas com celular na cara, isto é perigoso de mais

Avatar
Dulce 29 de julho de 2021

E moçada todos atentos….
Corretíssimo vcs…
O bom motorista da seta e alerta pra tudo….
Tem dia que sou meia louca….
Perto de minha casa uma rua que para virar a direita é obrigatório e tem placas enorme do lado direto indicando e encima do semáforo tbm…. e seguindo reto a minha esquerda vira mão culpa….. aí entra alguns cidadão junto comigo buzinando feito uns louco….bom acelero um pouco para o carro no meio da pista desço…. e vou lá… e pergunto porque esta buzinando …. e falo vc não viu que lá tem uma placa enorme que a direita e obrigatória para a direita….. eles falam nossa dona eu não vi e pedem desculpa….
Só que uma hora eu acho um grosso e perigoso me bater ou fazer algo pior…..

De tudo isto que todos comentaram a maioria são os motoristas que não prestam atenção e provocam acidentes….
Estão de parabéns os comentários…..

Avatar
OMAR HAGE 29 de julho de 2021

Não entendi nada. Se você dirigir como redige…

Avatar
JOSELIO BEZERRA DA SILVA 29 de julho de 2021

É muito difícil um motorista ser multado por causa dess tipo de infração.

Avatar
JOSELIO BEZERRA DA SILVA 29 de julho de 2021

Quando se tem um bom motorista educado no trânsito nada disso ocorre.

Avatar
DOUGLAS JOSE DE ALMEIDA 29 de julho de 2021

Tem que punir também carros com giroflex ligado quando não a necessidade. Tem vez que os patrulheiro rodoviário fica andando na frente de nós motorista com ele ligado sem necessidade nenhuma.

Avatar
FELIPE 29 de julho de 2021

São ordens superiores… tornam-se mais visíveis para a população.

Avatar
José da silva 29 de julho de 2021

Boa tarde Douglas! Sobre este comentário vi no noticiário que existe uma norma do Estado que obriga toda viatura andar com os faróis e os giroflex ligados mesmo não estando em ocorrências policiais! Caso contrário os patrulheiros serão punidos!!!

Avatar
José da silva 29 de julho de 2021

O que falta mesmo é EDUCAÇÃO, por parte de alguns seres humano, não só no trânsito, mais em todos os lugares!!!

Avatar
Fernando 29 de julho de 2021

Perfeito

Avatar
Ary 29 de julho de 2021

Que cada um olhe para o próprio rabo, a pessoas que não dão seta, andando a noite todo apagado,sim à aqueles que praticam excessos, porém que tal dar uma olhadinha no código de trânsito e relenbrar algumas regras.

Avatar
Edson 29 de julho de 2021

Infelizmente existem motoristas inconsequentes e negligentese e quiçá,prepotentes, por ter veículos luxuosos e querendo ser o dono das vias e rodovias. Falta educação no trânsito brasileiro.

Avatar
Ei 29 de julho de 2021

Um imbecil desse só pode trabalhar pro governo!
Isso é questão de educação de cada cavalo na estrada,ou seja, o que é ruim nunca deixa de ser ruim.

Avatar
JOÃO MENDES DOS SANTOS 29 de julho de 2021

Bom dia,a respeito do Pisca alerta tem que ser ligados sim não somente em pane,também no momento de Alto risco, ao visualizar ao sinal automáticame já reduzimos a velocidade,este é minha visão como motorista.

Avatar
Eliete dos Santos 29 de julho de 2021

Concordo plenamente, já vi carro antes de parar em engarrafamento levar uma pancada na traseira, se tivesse ligado o pisca alerta antes de parar às chances de livrar o acidente seriam muitas. O que não pode é a pessoa usar o pisca alerta em movimento num fluxo normal. Eu como motorista há 32 tenho minha visão no trânsito do que é certo dentro da lei e o que for preciso para evitar acidentes.

Avatar
Edmar Peres Miglioli 29 de julho de 2021

Oi João. Eu acho certo não conduzir o veiculo com pisca aleta ligado pois o condutor não conseguiria sinalizar sua intenção de manobra, se necessário pra direita ou esquerda, pois o alerta ligado não permitiria.
Acho que as montadoras poderiam criar outro dispositivo para tal situaçao, piscando todos os faroletes, o qual diferenciaria um veiculo parado ou conduzir com problemas

Avatar
Marcelo 29 de julho de 2021

Na estrada não e nada, nas vias públicas e bem sinalizadas muita gente usa o farol alto! Displicência total!

Avatar
Cidioala 29 de julho de 2021

O mais interessante e os comentários,,, cheio de gente criticando os outros,,,, vcs estao fazendo pior q eles… Então se coloquem no seu lugar…. Pais q as pessoas só sabe olha o rabo do próximo… Se olha no espelho… Se vc for SANTO realmente como JESUS FOI … Aí vc pode julgar alguém…. Chega desse mimi… Se punição resolvesse algum coisa NGM FARIA COISA ERRADA NESSE MUNDO… PQ A VIDA PUNI… E AS PESSOAS CONTINUA FAZENDO COISA ERRADA… FICA DICA.. OLHEM PARA SEU RABO*….

Avatar
Claudemir José da Silva 29 de julho de 2021

Sou a favor de punição rigorosa,a motorista que ofusca outro com farol alto.Tem sido vítima disso sempre que estou na estrada.Chega!dessa brincadeira perigosa.

Avatar
João Batista dos Santos 29 de julho de 2021

Vou listar aqui o que mais me incomoda nas estradas:
1- são os motoristas que não usam a seta pra nada, parece que no veículo não tem a chave de seta.
2- são os motoristas que usam o celular e ficam atrapalhando o fluxo dos veículos.
3- são os motoristas que só andam pela faixa da esquerda em baixa velocidade, impedindo as ultrapassagem.
Obs: a fiscalização e precária, isso é fato, vejo nas estradas sempre que viajo, veículos em péssimas condições de iluminação se expondo ao risco de graves acidentes. Mas é BRASILLLLLL.

Avatar
José Silva Silveira 29 de julho de 2021

infelizmente o Brasil tem os piores condutores de veículos pequenos, quando um sujeito tem um veículo mais novo ou mais potente ele se joga a traz do veículo da frente obrigando o mesmo a sair da frente ofuscando com faróis na traseira quando o tal veículo não sai da frente o indivíduo passa pela direita e joga em cima daquele que não deu passagem isto estamos cansado de ver nas Rod do país e as câmeras não frag polícia rodoviária Federal não faz nada. mais isto já é um problema de educação de berço por isto que o trânsito brasileiro é o que mais mata no mundo.

Avatar
Ezequiel 29 de julho de 2021

No mínimo vc deve ser aquele tipo de motorista que não sabe que se deve andar na mão esquerda quando não está no limite de velocidade. Tá cheio , realmente cheio de pessoas incapacitadas nas rodovias,dentro das cidades , as pessoas não colocam em prática o que aprendem nas auto escolas do país .

Avatar
Will 29 de julho de 2021

José Silva é verdade. Mas outra verdade é que se tem um carro vindo mais rápido que você, é obrigatório dar a preferência. Independente se ele está com excesso de velocidade. Se ele pegar um radar lá na frente aí é problema dele.

Avatar
Reginaldo Renzon 29 de julho de 2021

Eu fico revoltado e indignado com motoristas irresponsáveis e arrogantes que além de ligarem os faróis altos, também fazem questão de ligar os faróis de milha e ambos com aquelas lâmpadas de azuis cegantes. Ligam-nas tanto quando estão em fluxo oposto como também quando estão com veículos à frente! Fica impossível de dirigir de forma segura,mesmo em avenidas e ruas bem iluminadas!

Avatar
Luis Carlos Stumpf busnelo Busnelo 29 de julho de 2021

Engraçado:
E quando iram proibir giroflex da polícia transitando no trânsito em baixa velocidade nas cidades é estradas a noite prejudicando demais a visão noturna dos motorista.

Avatar
Patrícia Fernandes 29 de julho de 2021

Perfeito o seu comentário,eu fico indignada com isso!Outro dia,parada no sinal,quase fui falar com os policiais,é um verdadeiro absurdo,ficamos cegos com o poder de iluminação desses giroflex.Não há nada mais revoltante para que dirige!!!!!

Avatar
Marvin 29 de julho de 2021

E foda mesmo… faro alto essas pestes só querem atrapalhar tenho raiva disso farol alto deixa a gente cego não vejo necessidade disso ou fazem de proposito

Avatar
WEVERTON RODRIGUES DOS SANTOS 29 de julho de 2021

Muitos motoristas usam farol de led que não são originais de fabrica, e geralmente esses farol adaptados ficam desregulados e mesmo com o fecho de luz baixa, acaba ofuscando a vista de quem vem no sentido contrário, dias atrás vindo de uma viagem tive o prazer de me separar com vários veículos com led irregular e desregulados, e o problema maior é que as estradas de MG são sinuosas cheias de curva, um vacilo pode causar acidentes

Avatar
Teixeira filho 28 de julho de 2021

Olá minha opinião é está concordo com a punição.pode multa eu fui multado por qualsa da lâmpada led está não preta é orrivel dói na vista. mas problema não é isso ,vc viagem em uma via não sinalizada , tem que usa farol alto ,em via com buraco ,etc aí o cara quer te multa tá certo ,uma coisa desta.ajeita tudo aí eu concordo.mas multa por causa da lâmpada perai meu.isso não vale.

Avatar
Celso 28 de julho de 2021

Quero ver quem vai ser homem de enfrentar a Scania com aquelas luzes em cima que só serve para cegar os outros gostaria de multas pesadas contra a empresa e outras que vierem a copiar o modelo em pista de mão dupla o primeiro que acender contra eu vai dar merda.

Avatar
Flávio.S Cioffi 28 de julho de 2021

Absurdo maior é PRF ou Policia Rodoviária Estadual não fiscalizar quem utiliza lâmpadas de led ou faróis xenon proibidos pelo CONTRAN.

Avatar
José Silva Silveira 29 de julho de 2021

concordo estes faróis cegam quem vem de frente. Isto é o maior desrespeito não com o trânsito brasileiro mais sim com seu semelhante que vem de encontro.

Avatar
Alex 28 de julho de 2021

Concordo sim que deve ter punição pra essas pessoas que joga os faróis alto pra na nossa vista em tempo provocar acidente com esses idiotas… imbecis.

Avatar
Flávio Rogério de Oliveira 28 de julho de 2021

Tem que ter punição sim só que o problema é como aplicar essa punição.

Avatar
Thiago kkkk 28 de julho de 2021

👏👏👏👏👏👏👏👏 pelos comentario kkkkk …alguns parece ser ate técnico de automóveis,fico até sem graça de falar alguma coisa..

Avatar
Anesio Ferreira de Abreu 28 de julho de 2021

Só que não tem polícia rodoviária,está defasado de policiais,pra punir motorista principalmente os caminhoneiros que usa farol de milha alto de propósito,pra ofuscar o próximo

Avatar
buran 28 de julho de 2021

O redator da matéria deveria dedicar seu tempo a coisas realmente úteis, como pedir punição severa para quem dirige e usa o celular ao mesmo tempo. Publicação de pouca relevância…..

AutoPapo
AutoPapo 29 de julho de 2021

Olá, Buran. O Boris Feldman sempre se posicionou contra quem dirige e usa celular ao mesmo tempo assim como outras práticas que colocam em risco a vida no trânsito.

Obrigado e abraço

Avatar
José Roberto da Silva 28 de julho de 2021

Deveria punir também os meia roda que na rodovia onde a velocidade estabelecida é 80 km/h ele não anda e forma uma fila imensa atrás dele e ele não dá passagem para ninguém, não está nem aí.
Deveria ter uma punição severa para eles, assim só iria para a rodovia quem realmente sabe dirigir.

Avatar
RICARDO BARCELOS GONCALVES 28 de julho de 2021

O certo mesmo é fazer igual a GM , usar apenas farol de lâmpada amarela . As outras montadoras com história de farol de lâmpada super Branca ou led acaba com a vida da gente.

Avatar
JOÃO FILHO 28 de julho de 2021

Nas pistas duplicadas da BR 101 aqui no nordeste e regra o farol alto piis os caras acham que o muro de concreto dividindo as pistas serve como barreira, o que não é verdade e termina sendo uma via crucis viajar a noite principalmente quando está chovendo. Disconheço qualquer ação da PRF no sentido de educar, fiscalizar ou punir esse tipo de infração

Avatar
Claudemir José da Silva 29 de julho de 2021

Estou de acordo.Obs;Os veículos de cargas precedidos de batedor.Segundo o CTB.Art.189.Tem prioridade de passagem.Assim como os de emergência, polícia etc.Com infração gravíssima para,quem não dar passagem.Isso não se fala,aos iniciantes motoristas.

Avatar
Eugênio 28 de julho de 2021

Sim eu concordo que deveria ter punição para estes motoristas mas quem vai fazer ou como fazer a autuação principalmente nas estradas são motoristas inconsequente não tem ideia do perigo sou a favor da punição

Avatar
Emerson moreira 28 de julho de 2021

Um dos maiores incômodos além dos faróis altos são estes modelos led altamente ofuscante e nem sempre originais de fabrica, os quais nem deveriam ter sido aprovados. São inúmeras queixas.

Avatar
Alex 28 de julho de 2021

Modelos LED não originais são proibidos, o problema é a falta de fiscalização, o povo coloca e continua andando normalmente

Avatar
Marcel de Marchi Cunha 28 de julho de 2021

O problema não é se é original ou não, o problema é regulagem o que pode acontecer com lâmpadas comuns TB. Regulando pode ser led Xenon comum, todas irão funcionar

Avatar
Savio 28 de julho de 2021

Há ainda o problema de lâmpadas especiais de alta tecnologia de milhares de lúmens. Isto poderia ser facilmente detetado nas rodovias e cidades. Caberia multa severa e apreensão do veículo. Duvido que o valente ia querer abusar!

Avatar
Luciano Dellarole 28 de julho de 2021

Perfeito Boris. Simples, mas na prática parece ser difícil pra maioria. Toques como esses vão ajudando, aos poucos. Abraço

Avatar
Rodolfo dos Santos 28 de julho de 2021

INFELIZMENTE AS PESSOAS NAO SABE UTILIZAR O VEÍCULOS. E ATRAPALHA AS PESSOAS DA VIA. DEVERIA REALMENTE TER UMA FISCALIZAÇÃO MAIS INFELIZMENTE SEI QUE NAO VAI OCORRER ISSO. MAIS ISSO FALADO REALMENTE ATRAPALHA MUITO SEM DÚVIDAS…

Avatar
Adilson 28 de julho de 2021

Entao se é ruim para quem tem vista boa imagina uma pesoa que usa oculos vim contra um carro de forol alto nao consegue ver a estrada e horrível

Avatar
MARIO 28 de julho de 2021

Por isso que evito dirigir à noite. Tenho astigmatismo alto (5 graus) e a má regulagem do farol baixo já é o suficiente para gerar um bom incômodo.

Avatar
Gabriel 28 de julho de 2021

É inconcebível, já há uma grande maioria de motoristas que usam o farol alto, até tem também aqueles que regulam um dos faróis para o rosto do motorista que vem em direção contrária, digo isto porque trabalho dirigindo e adquiri fotofobia por causa desse desrespeito, é uma grande mentira dizer que um farol alto rebate o outro, é prejudicial a ambos e deveria ser estudado pelas autoridades uma forma de combater esse mal que pode causar sérios acidentes.

Avatar
geraldo henrique da silva silva 28 de julho de 2021

Outro problema é quando no sinal, com o veículo parado, o condutor mantém o pé no freio, ofuscando a visão de quem está parado atrás. Deveriam tais condutores usar o freio de mão.

Avatar
A. O. Silva 28 de julho de 2021

Complicado! O órgão que deveria punir alguns tem punido a todos! O trabalho único deles é cobrar o IPVA é multas! Salve-se sem puder!

Avatar
Ana 28 de julho de 2021

Tinha q ter lei tira foto da placa e manda pro ir GSM responsável Detran e meti multa seja qm for .falta de respeito pior q se outro reclamante ainda é acredito e ate morto pelos ignorantes.é Brasil cadeia de rico e SPA

Avatar
Atilio Henrique Laudanna 28 de julho de 2021

O próprio GIROFLEX das Polícias, Federal, Militar, Civis, Guarda Metropolitana estão fora de Normas de Iluminação, Normas internacionais e ABNT, em nível de Iluminamento, Lumens para não não ofuscar.Sou Engenheiro Elétrico.

Avatar
Lindomar loreno da 28 de julho de 2021

Tá dando raiva aqui em Palmas Tocantins esses faróis encandeia os olhos e eles passam em frente a polícia e ninguém fala nada

Avatar
Sérgio chagas 28 de julho de 2021

Só os imbecis ou os q não conhece as regras de trânsito fazem isso

Avatar
Flavio marcos lima barreto 28 de julho de 2021

Com certeza a punição é corretíssima pois alguns
condutores fazem isso é de
propósito para prejudicar e
causar até acidente fatal

Avatar
Vítor Mendonça 28 de julho de 2021

Geralmente colocam películas muito escura no parabrisa e consequentemente diminui a visibilidade pela iluminação original,aí pra compensar a diminuição em decorrência do escurecimento provocado pela película substituem as lâmpadas de 75wat por lâmpadas de 100wat.
Sendo assim ele está trafegando de luz baixa,porém,ofuscando a visão de quem vem sentido contrário que pede luz baixa dando um lampejo de luz e ele,o outro acaba cegando quem está com sua iluminação correta dando uma luz alta muito potente que precisa de máscara de solda para suportar!
Os agentes de trânsito precisam ficar mais atentos à essa situação, a maioria de veículos com película em todo parabrisa geralmente tem lâmpadas mais potentes que prejudicam motoristas em ambos os sentidos,é não se se tem prejudicados pela luz alta do outro veículo pois estão com uma certa proteção no seu parabrisa proporcionado pela película que ali tem aplicada.

Avatar
Carlos Barreto 28 de julho de 2021

Em uma determinada ocasião eu utilizava as lâmpadas de 100/60w em meu automóvel fui pego pelos guardas e me pediram pra substituir ou levariam uma multa. Imediatamente no dia seguinte eu fiz a substituição, porém hj vejo carros as lâmpada de Xenon ofuscando que vem na faixa contrária. Sou a favor sim da multa mas se for valer para todos se não que vai sofre são os menos favorecidos e os que tem dinheiro paga a multa e continua a desfilar com seus cartões, ofuscando o brilho dos outros.

Avatar
Elisio Mendes 28 de julho de 2021

Realmente,as luzes irregulares é um grande problema nas estradas,e aquela luz de neblina e pior que farol alto,e na maioria das vezes as pessoas usam como se fosse um infeite!

Avatar
Itamar Silva 28 de julho de 2021

Concordo com os comentários citados mas não é só nas estradas é nas áreas urbanas em geral o tráfego de veículos lâmpadas de má qualidade faróis desregulados em fim motoristas que só sabem olhar pra si abastecer o carro e pronto acham que tudo só se resume nisso

Avatar
Elba Lúcia Novello 28 de julho de 2021

Deve haver também uma rigorosa fiscalização para faróis desregulados , muito comum nas estradas e muito comum em caminhões . Fica um farol alto e outro baixo .

Avatar
Gleison lima 28 de julho de 2021

Eu tenho farol de led e muito bom a noite as rodovias são escuras e quando tem serração fica melhor pra conduzir o veículo

Avatar
ALEX 28 de julho de 2021

Nesse caso específico aí tudo bem 👍

Avatar
ARIOVALDO SANTAROSA 28 de julho de 2021

PIOR SÃO O CAMINHOES 1 FAROL FICA DESREGULADO SEMPRE É O DO LADO DO MOTORISTA PREJUDICANDO A VISÃO E TAMBÉM CARROS TAMBÉM DESREGULA UM DOS FAROL PRA ENCHERGAR MELHOR E PREJUDICADO OS MOTORISTA QUE VEM DE CONTRARIA. SÓ QUE NUNCA TEM FISCALIZAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR A NOITE PARA MULTAR OS MOTORISTAS INCONVENIENTE.

Avatar
João Carlos 28 de julho de 2021

Tão usando agora uns faróis de led que ofusca até mesmo durante o dia

Avatar
Clovis germine 28 de julho de 2021

O negocio é o seghinte, se nao pode usar farol com xenon ou led, pq alguns carros saem de fabrica com eles?, e pq esses podem?, se a lei diz que nao pode, nao pode dair de fabrica também

Avatar
ANTONIO EUDES ROCHA NETO 28 de julho de 2021

Tenho faróis de led que não são de fabrica do meu veículo, porém eu tento regular para que a luz fique baixo e não atrapalhe quem está em volta, infelizmente nem todos tem está boa noção, eu sinceramente depois de trabalhar tanto em frente ao computador, quando retorno de carro as luzes de freio ofuscam muito meu olho fica sensível.

Avatar
Alex 28 de julho de 2021

Verdade tem isso também

Avatar
Jorge ubirajara silva Moreira Transferi 28 de julho de 2021

Hoje em dia Está se usando estas lâmpadas de led que deixa o motorista que está a frente totalmente sem visão, deveria ser proibida ou fazer campanha para usar faróis baixo aonde a iluminação é boa

Avatar
Elba Lúcia Novello 28 de julho de 2021

Concordo plenamente, tem carros que vem com lanterna, faróis e ainda outros itens todos ligados ao mesmo tempo em Led , uma loucura para quem vem no outro sentido em estradas estreitas com mão dupla

Avatar
Renato Félix 28 de julho de 2021

Quem poderia punir?
Não sei porque se autoriza faróis com luz tão forte.

Avatar
Carlos 28 de julho de 2021

Sim,para cobrar dos motoristas temos que ter uma boa estrada,se andar com farol baixo,haja pneu que aguente e fora o perigo de assalto.

Avatar
Joel Ricardo 28 de julho de 2021

O pior farol são de lâmpada led são fortes outros motoristas não consegue enchergar quase nada e por cima todos desregulado e se acham

Avatar
Leandro cadorniga 28 de julho de 2021

As minhas e de led ,porém são Philips não ofusca ninguém pq tem qualidade . As Paraguai sim ofusca

Avatar
Dulcidio Bortotto 28 de julho de 2021

Penso que os comentários anteriores de respeito aos outros e muito verdadeiro. Irresponsável quem não cumpre as leis de trânsito. Como puni-los a noite? Aí, acho que a consciência vale mais. À gente pode estar Parente seu.

Avatar
Marcelo 28 de julho de 2021

E o que falar com aquela luz forte azul piscando do carro da polícia civil, que a noite é quase impossível dirigir perto daquilo

Avatar
Márcio 28 de julho de 2021

Quem trabalha na estrada deve conhecer o farol do novo Scania , aquilo não é de Deus deveria ser proibido mas mesmo assim o contram libera por ser original de fabrica !!!!

Avatar
Dari Mohr 28 de julho de 2021

Concordo plenamente com você Márcio. Complementando que também não existe fiscalização em rodovias por parte das autoridades, é um crime o que esta ocorrendo nas nossas rodovias com veículos de todos os tipos que sejam de passeios ou cargas,fazem instalações de luzes com sistemas Xenon ou Led sem critérios técnicos. O resultado é observarmos a noite nas estradas! Muito triste!

Avatar
Lenildo chaves 28 de julho de 2021

Tem que pune sim tem muitos motoristas irresponsável não tá nem aí pra vida dos outros Entam tem qui ter um meio de punição pra esses motoritas .

Avatar
Leandro da silva 28 de julho de 2021

Falta de respeito ao próximo alguns motorista tem seu faróis muito claro desrespeitando a lei é um absurdo o cara e sego nao enxerga e o culpado é quem t as vista boa deveria ter uma lei pra pegar estes enbecis

Avatar
Helio Mariano Oliveira 28 de julho de 2021

Uma coisa que atrapalha bastante a noite é as viaturas das polícias andarem com o giroflex ligados sem estarem em diligências.
É bastante forte a luminosidade desses giroflex.
Minha opinião.

Avatar
Savio 28 de julho de 2021

Concordo plenamente.

Avatar
Luiz Moura 28 de julho de 2021

O máximo do rigor para quem usa farol alto ofuscando quem vai no sentido contrário. Deve haver punição também para o motorista que regula o foco do farol esquerdo para o lado de quem vai no sentido contrário. É muito comum encontrar isso na estrada.

Avatar
Daniel Briganti 28 de julho de 2021

Já teve algumas vezes que fiquei completamente cego com os faróis contrários. Acho muito difícil este controle. Pois outras coisas nunca sao verificadas.

Avatar
Renê Almeida 28 de julho de 2021

Meus amigos os motoristas brasileiros na grande maioria não se respeitam e muito menos sabem dirigir pois sou motorista profissional e sempre faço essa pergunta quando é que eu vou aprender dirigir no meio de tanto burros que existem em nossas cidades brasileiras de norte a sul do país

Avatar
Adalberto 28 de julho de 2021

Tem uns que não respeita mesmo colocá luz alta e dane se quem vai na frente dirijo em três vias rápidas linha amarela,linha,vermelha,wogshinton Luiz os carros andam com os faróis a todo o vapor fora as motos que agora colocaram um farol que pisca uma luz super forte e deixa quem vai na frente completamente sem visão

Avatar
Rodrigo 28 de julho de 2021

Bando de irresponsáveis,mas tem que devolver à altura quando vem no sentido contrário,só pra aprender.

Avatar
Roque 28 de julho de 2021

Digo o mesmo a quem usa sem necessidade a luz trazeira de neblina.é muito forte e causa o mesmo efeito.

Avatar
Gustavo 28 de julho de 2021

Aqui em suzano eles colocao farois de led os mais forte e ligao no maximo no periodo entre as 18:00
Na via com mao dupla . Sem falar que para o carro para virar e mao dupla continua . Brasileiro nao tem respeito mesmo

Avatar
José Rodrigues Neto 28 de julho de 2021

Como vão punir se a fiscalização não existe?

Avatar
Márcio Rodrigues 28 de julho de 2021

Bom dia concordo plenamente sou motorista de caminhão grande e vejo muito isso é muito perigoso e incomoda muito mesmo também tem os insulfilm no parabrisa que o pessoal usa na verdade pode ajudar o problema é que eles colocam lâmpada de maior claridade super branca por por exemplo esse é o problema

Avatar
Belina azul 28 de julho de 2021

Eu tenho uma belina, meu carro esta certinho ,mas quando coloco peso atrás ele baixa a traseira e o farol atrapalha quem vem no sentido oposto. Então não posso maus trafegar com meu carro?? Vcs vão me dar um novo?

Avatar
MISAEL CAMARA 28 de julho de 2021

BelinA azul,coloca mola dianteira do delrei que além de não ficar tão baixa resolve seu problema com os faróis
Mas tem que cortar 1 ou duas voltas da mola se não fica muito alta

Avatar
Márcio Rodrigues 28 de julho de 2021

Bom dia concordo plenamente sou motorista de caminhão grande e vejo muito isso é muito perigoso e incomoda muito mesmo

Avatar
Marcio Amorim 28 de julho de 2021

Percebo que a maioria dos que usam farol alto possuem vidros propositalmente bem escurecidos. Naturalmente a visibilidade de quem dirige carros com esta característica fica reduzida fazendo com que recorra ao uso do farol alto. Por isso a fiscalização sobre os vidros pode ajudar neste contexto.

Avatar
José Henrique 28 de julho de 2021

Concordo plenamente com esta questão.
A fiscalização deixou de existir neste sentido ou simplesmente está sendo ignorada.

Avatar
Plácido Almeida Sousa Não 28 de julho de 2021

Bom dia acho q deveria ser multado sim

Avatar
Moacir 28 de julho de 2021

Outra coisa que deveria ser fiscalizada era a regulagem dos faróis e lanternas traseiras.

Avatar
André Oliveira 28 de julho de 2021

Bom papo na minha opinião tbm acho isso um absurdo sou motoqueiro diariamente tô na estrada e vejo muitos motoristas que desrespeitam os outros com o farol muito alto.

Avatar
Astrogildo kjellin 27 de julho de 2021

Um outro problema, quando se dá a ré no período da noite tem um outro carro com farol alto. Atrapalha e muito principalmente em estabelecimentos que só tem uma entrada.

Avatar
Cleiton 27 de julho de 2021

E essas carretas que tem aqueles dois farol em cima, e tem umas que tem dois farol na grade toda montada no full-Led, e umas que vem com farol Bi Xenon? Quando os caras acende os farol de cima, você fica totalmente cego.

Avatar
Medina 27 de julho de 2021

Espetacular notícia.
Deveriam proibir as montadoras a colocação de luz de neblina no veículos
Luz de neblina não funcionam.so atrapalham a noite.

Avatar
Luiz Padial 27 de julho de 2021

Até não vejo tanto problemas com as luzes o pior de tudo que a polícia deveria prender recolher e multar são essas malditas lambretas que fazem o maior barulho infernal com escapamentos fora de padrão, deveria pegar esses malditos motoqueiros enfiar a cabeça deles nos escapamentos, para regassar a audição desses malditos

Avatar
Onilatan 28 de julho de 2021

Concordo plenamente

Avatar
Irineu Queiroz dos Santos 28 de julho de 2021

Luiz Padial. Pensava que só eu me irritava com infernais escapamentos abertos, pior para os motociclistas, que ao longo dos anos perdem a audição …

Avatar
jorge luiz henrich 27 de julho de 2021

Cansei do tráfego a noite por causa do ofuscamento dos retrovisores o que piora ainda mais para quem usa óculos. O Inmetro e o departamento de tráfego terrestre deveriam normatizar a potência das lâmpadas e altura dos faróis.

Avatar
Luiz Padial 27 de julho de 2021

Malditos são os motoqueiros com um inferno de escapamentos fora de padrão de fábrica

Avatar
Bruno Bezerra Braz 27 de julho de 2021

Bem isso não e só nas estrada em qualquer lugar os motoristas de hj em dia não tem educação não respeita os pedestre trabalho hj com app cada dia tenho vontade de largar essa vida mais hj e meu pao de cada dia

Avatar
DIRCEU 27 de julho de 2021

Concordo em tudo. Em relação à luz forte nas traseira, é um detalhe no interruptor, de fábrica, que se vc apertar no primeiro toque, acendem as luzes de neblina a frente. No segundo toque acendem uma luz traseira, com potencia de 21watts, igual a de freio. O cabeçudo tem que ter sensibilidade no dedo e apertar o primeiro toque.

Avatar
Arlindo koepp 27 de julho de 2021

É verdade hojem em dia as auto escolas deveriam em Sinar a usar um triângulo para os alunos e trocar um peneu e usar um estintor de ensendio

Avatar
Eberton 27 de julho de 2021

Hahahaha até parece que no Brasil esses, bem certos vão respeitar, tem muitos faróis por aí, um alto e outro baixo e os proprietários nem sabem não fazem sem uma checagem, mas ninguém vai punir esses caras, falta de respeito

Avatar
wilson liesenberg 28 de julho de 2021

Concordo aqui em SC e comum ,e não tem como inverter um lado involuntariamente pois a lâmpada tem soquete não tem como errar e a maioria são caros com até 5 anos de uso no máximo um alto outro baixo .
Outro detalhe e lugar o brake light junto com o sinalizador de neblina traseiro chega a dar dor de cabeça em congestionamentos .

Avatar
Felix 27 de julho de 2021

Título enganoso. Quando se lê a chamada, tem-se a impressão de que houve alguma decisão punindo quem comete esse deslise, porém, trata-se unicamente da vontade do articulista. Logo, deveria ser condicional e não afirmativo.

Avatar
João Luís Lopes Ramos 27 de julho de 2021

Finalmente resolveram se atentar à estes absurdos.
Já atropelei um cavalo na estrada escura por ter minha visão ofuscada pelo farol alto de outro veículo. O cavalo marrom, chovendo, pista escura e farol alto na cara, foi tragédia na certa.
Onde moro as motocicletas além de transitarem (muitas) sem placa , ainda usam pisca alerta em movimento. Sempre pedindo passagem onde não existe espaço.
Os responsáveis , guardas, policiais militares têm que se atentar para o risco destas infrações .
Que sirva de alerta!!!!!!
Outra situação que deveria ser coibida são essas lâmpadas de led que além de não iluminar para quem usa, causa enorme ofuscamento quem vem em direção contrária. São instaladas sem nenhum critério e torna o trânsito ainda mais perigoso.
Alô autoridades… Vamos cobrar !!!!!!!!!!!!!

Avatar
José Ronaldo dos Santos Halfen 27 de julho de 2021

Finalmente encontrei alguém falando sobre esse assunto.Sou representante comercial e rodo mais de cinco mil quilômetros por mês sendo muitos deles a noite.realmente não dá pra entender porque a maioria não baixa o farol (nem os motoristas profissionais como os caminhoneiros) esses usam farol baixo porém um farol de neblina com luz branca muito alta que é ainda pior.A luz de neblina traseira sem a ocorrência de neblina é mesmo absurdo e o pior é que usam só pra enfeitar.
Me parece que não ensinam o uso de farol nas auto escolas.

Avatar
Orlando Caetano Filho 27 de julho de 2021

Quase bati de frente por causa de um motorista que acionou o piscacalerta sob chuva forte. Achei que ele estivesse parado no acostamento (ele estava andando muito lentamente)e fui à pista contraria achando que estava na minha faixa.

Avatar
Cristofer Scherer 27 de julho de 2021

Lanterna de neblina e Luz alta se resolve com a mesma função.. Luz alta contra!!! O brasileiro não entende de comprar veículo, vai entender de como andar, guiar e se comportar no trânsito??? E se tem povo que só aprende com choque ou dor no bolso.. infelizmente é o nosso!!!

Avatar
AIRTON TEODORO 27 de julho de 2021

Eu tenho pavor de viaturas com o giroflex ligado a toa como se estivesse passeando no meio do trânsito isso precisa corrigir imediatamente não tem necessidade de andar com o giroflex ligado, só quando e tão somente estiver em perseguição ou socorrendo alguém não passeando no meio do trânsito,, quanto ao farol as estradas nossas quando chove obriga você a colocar farol que você consiga enxergar a sua frente pois existe verdadeiras crateras em determinadas pista por aí mesmo pedagiadas não pode ver chuvas que enche de buracos,, lanterna de neblina 90% dos motoristas por aí se tu perguntar liga a lanterna de neblina pra mim ele não sabe nem o que e isso acho até pela nossa clima que e desnecessário poucos trecho de neblinas mas se tem na venda tem que ensinar certos motoristas por aí,, agora infelizmente se e lei tem que cumprir deixa original e evita multas uma hora ou outra vai ser parado e talvez multados.

Avatar
Irineu Queiroz dos Santos 28 de julho de 2021

AIRTON TEODORO, Em deslocamento a serviço, seja viatura de trânsito, polícia civil, militar, bombeiros, ambulâncias etc, devem por norma transitar com o giroflex ligado, se não proceder assim está transitando irregularmente !

Avatar
Berenice 27 de julho de 2021

Quem vai fiscalizar isso? Na estrada, diversas vezes cruzei com veículos da Polícia Rodoviária e de outros “serviçais” pagos pelo contribuinte e que jamais baixam o farol alto. A polícia militar rodoviária decaiu muito no quesito EDUCAÇÃO E RESPEITO AO CONTRIBUINTE que os respeita … Hoje considero a polícia rodoviária de qualquer estado e incluo a federal como cabide de emprego para pessoas arrogantes e despreparadas…SAUDADES DA ANTIGA POLÍCIA RODOVIÁRIA.

Avatar
Pedro Antônio 28 de julho de 2021

Berenice saudades nao da antiga federal aqui no Rio de janeiro me dar saudade da invernada de Olaria, polícia muito respeitada da época

Avatar
Luis Pinto Da Silva 27 de julho de 2021

E falta de respeito, prejudica demais quem vem no sentido contrário todos tem que colaborar principalmente esses carros de farol branco ou de ledy, caminhão, ônibus.etc.

Avatar
Luiz Carlos Rodrigues Aguero 27 de julho de 2021

Pior que os estrobos com luz branca que carro oficiais é muitas bicicletas usa de forma errônea é para luminar a estrada e não ser colocada em direção ao condutor diretamente na altura da vista do motoristas,muitas viaturas em ronda com estrobos ligado na cor branca na parte traseira sem ser em emergência também ofusca a visão de quem está atrás e não é regulamentado por lei o uso deses tipos de equipamentos

Avatar
J.Orbino 27 de julho de 2021

As pessoas que circulam com luz de neblina acesa sem aquela condição, inclusive a utilizam na chuva, não melhoram em nada a segurança e atrapalham muito. Punição severa para essa turma da “árvore de natal”!

Avatar
Edson Félix de 27 de julho de 2021

O que adianta as leis. Elas não funcionam. Não tem fiscalização. Assim fica difícil.

Avatar
Rogério 27 de julho de 2021

Concordo plenamente. Lei só pra inglês ver kkkkkkk

Avatar
Claudio 27 de julho de 2021

O mundo não é mais o mesmo após o aparecimento das ” malditas ” lâmpadas brancas chinesas de farol… a pessoa não tem uma lâmpada sequer nas lanternas traseiras…mas…compra no Mercado Livre ( ou camelô) essas malditas lâmpadas com a intensidade de uma estrela supernova…e sai pela estrada ofuscando tudo….povo ignorante !!! Lamentável!!

Avatar
Elaine 2 de agosto de 2021

E ainda acham que estão arrasando

Avatar
Elaine 2 de agosto de 2021

Recentemente, eu estava dirigindo em uma rua do meu bairro, por volta das 18h00 hs e havia um sujeito com o carro parado no meio da rua, com o farolzão de xenon aceso, atrapalhando a visão e a passagem. Não pensei duas vezes: joguei e segurei o farol alto, até ele se tocar e apagar o dele!

Avatar
SERGIO RODRIGUES DA SILVA 27 de julho de 2021

E porque os faróis super brancos dos riquinhos pode andar ofuscando todos na rodovia parecendo uma nave espacial e as carretas que usam também faróis super brancos e polícia não fala nada??por isso que coloquei em minha motinha 2 de 200 watts cada é só pra igualar….

Avatar
Lia 27 de julho de 2021

Procurar se igualar com quem tá certo é melhor… Não desça ao nível de baixo..

Avatar
Irineu Queiroz dos Santos 28 de julho de 2021

Sergio Rodrigues da Silva ! Palmas para a Lia, faça o bem e receba o bem em dobro !

Avatar
Luiz Mendes 27 de julho de 2021

As leis de trânsito no Brasil são muito brandas ou inexistente. Não há respeito com o próximo. Certa ocasião uma motorista me seguiu com luz alta é farolete na Feeway por vários quilômetros. Tive que retardar meu veículo( fusca) para que a Idiota fizesse a ultrapassagem. Npta” eu estava a 90km por hora.

Avatar
Joitiro Abe 27 de julho de 2021

Pior do que farol alto são os faróis ou lanternas queimadas. Irresponsáveis saem nas pistas, tudo no escuro, arriscando suas vidas e principalmente dos outros, motoristas ou pedestres.

Avatar
Márcio Coutinho 27 de julho de 2021

A causa de faróis altos está relacionado ao filme instalado no parabrisa sendo assim precisam usar luz alta e mesmo assim esses motoristas não obtém uma visão satisfatória. Concertesa muitos acidentes seriam evitados com a proibição da instalação de Insulfilm no parabrisa

Avatar
Rogério 27 de julho de 2021

Com certeza!

Avatar
Sidnei Rogério dos Santos 27 de julho de 2021

Demorou p essa responsabilização, necessidades ou ostentação, grandes exageiros em iluminação,a maior parte por moleques de estrada.

Avatar
Jailton 27 de julho de 2021

Concordo com a reportagem, porém hoje em dia com esses faróis com luz super Branca, tem uma intensidade semelhante ao farol alto. Como se livrar disso?!

Avatar
Marco Aurélio orlando 27 de julho de 2021

Deveria proibir os giroflex de carro de concessionária e guinchos ,que estão em movimento na rodovias,pois ofusca muito a visão

Avatar
Carlow Corrêa 27 de julho de 2021

Um fato que está ocorrendo com muita frequência é a instalação de faróis de LED não originais, que causam a cegueira dos motoristas em sentido contrário, além de proporcionar uma péssima iluminação ao proprietário condutor. Digo por experiência própria, instalei, testei à noite e retirei no outro dia. Não presta

Avatar
Valdecir 27 de julho de 2021

Penso que este assunto aborda muitos porque apesar de só dirigir a noite em último caso,mesmo assim vejo tanto desrespeito que quase me convênço de que tenho que me igualhar a eles e manter o farol auto pra mostrar que e prejudicial

Avatar
Magno 27 de julho de 2021

Concordo plenamente, bom seria que todos fossem educados, fiz uma viagem esse fim de semana foi tenso motorista de trás com farol alto o que vinha no sentido contrário tbm.

Avatar
JONAS ERIC de SOUZA 27 de julho de 2021

Magno concordo, educação tem q se ter em qualquer lugar inclusive quando se está conduzindo um veículo, más tbm reciprocidade vai bem nessa situação, sou motorista as vezes estou na esquerda e tem uma tartaruga q deveria está trafegando a direita e assim não atrapalhar o fluxo dou toques com farol alto e a tartaruga continua na sua frente sem deixar vc passar nesse caso deixo farol ligado até ele se tocar, por lei quando um motorista a esquerda da sinal com farol alto está solicitando uma ultrapassagem o veículo a frente em menor velocidade é obg ir para direita e dar passagem, pois faixa da esquerda é exclusiva para veículo com mais velocidade e ultrapassagens, 🐢 tem q ficar faixas da direita.

Avatar
MÁRIO GONÇALVES FRÓES 27 de julho de 2021

Ande pelas estradas de GO perto de Brasília, caminho de Alto Paraíso, perto de S.Gabriel. Vão dar pelo menos 50 multas por noite. Farol queimado, luz alta com farol de milha acesso, etc. De dia carros com farol apagado. Etc…. Cansei. Não tenho medo colocar nome

Avatar
Jurandir Spindola 27 de julho de 2021

Ola Boris … concordo plenamente com vc sobre o assunto.
É realmente um absurdoo que esses “monstroristas” fazem ,tanto com farol alto na cara dos outros…quanto o de neblina na traseira ligado sem precisão.
E tem mais….o famoso Xenon….que e um verdadeiro cega olhos .
Deveria ser proibido por lei. Abc

Avatar
Jose Vanderlandes Fernandes 27 de julho de 2021

deveriam liberar a troca de faróis de led para todos os veículos pois clareia mais e ofusca menos

Avatar
Sebastião 27 de julho de 2021

O pior e oque está acontecendo nas pista motoristas com celulares dirigindo e teclando isto sim e causador de acidente quanto os fatos eu me sinalizo pelas sinalização das pistas tem que pegar pesado e com os celulares .

Avatar
Ney Lacerda 27 de julho de 2021

Acho muito válido ligar o pisca alerta em dias chuvoso pra indicar possas d água pra evitar aquaplanagem d quem vier a passar pelo local q esteja alagado!

Avatar
Sergio Cristovao 27 de julho de 2021

E aquelas pessoas que param seus carros na contra mão a noite e deixam os farois ligados, na importa o tempo ou se já vão sair, você não consegue olhar reto pra frente por causa dos carros que estão vindo, aí você olha pra direita e os bacanas também estão com farois ligados?

Já deu vontade de parar e falar pro amigão que ele está na contramão e ofuscando quem está no sentido certo.

Isso acontece muitos nos bairros das extremidades de São Paulo.

Avatar
André Almeida 27 de julho de 2021

A lei já está em vigor a tempos, porém fica difícil fiscalizar ou punir os irresponsáveis. Devemos pensar em uma forma de fiscalizar não só essa conduta citada acima como também muitas outras rotineiras como não dar passagem,nao sinalizar em manobras, jogar bituca ou lata de cerveja para fora do veículo.

Avatar
Bernardino Senna 27 de julho de 2021

Estamos vivendo um caos no trânsito brasileiro os motoristas mal educados não usam seta para indicar mudanças de direção não sinalizam para estacionar ou sair para o acostamento e estão usando o farol alto direto nas estradas principais e vicinais um verdadeiro caos a falta de educação no trânsito dos péssimos motoristas desabilitados.

Avatar
Nilo Sebastião Marques de Souza 27 de julho de 2021

Só se falou no farol alto e luz de neblina. E o farol e farolete desregulado, com foco nos olhos do motorista que vem contra. São muitos carros nesta situação. E não existe fiscalização e punição para estes infratores.

Avatar
Erico 27 de julho de 2021

Kkkk… Aqui no RJ até a polícia militar ofusca os motoristas com as viaturas paradas no sentido contrário com os faróis altos. A prefeitura deixa de ganhar um bom dinheiro em não penalizar os que usam os faróis indevidamente nas vias PROVIDAS de iluminação. ART. 40 CNT

Avatar
Filipe Teixeira da Silva 27 de julho de 2021

É um absurdo, poucos ou ninguém é multado por essas luzes,pior é seta de direção, penso que devia ser extinta, e baratear o valor do automóvel, já que não fazem uso da mesma, tornando o trânsito mais lento e confundindo o pedestre.

Avatar
Andre dias 27 de julho de 2021

O que eu não entendo é como uma montadora como a Scania tem a falta de respeito de criar uma luz de santo Antônio original que só tem a função de cegar, não tem outra utilidade, quem achou bonito a geração nova da Scania não sabe a merda que é essa maldita luz, eu achava que havia algum limite regulamentado mas é tudo casa de mãe Joana mesmo. Quem desconhece experimenta rodar a noite pra curtir a sensação de vomitar que essa porcaria faz.

Avatar
Yghor 27 de julho de 2021

Falta simplesmente uma coisa : a polícia trabalhar e punir. E até mesmo fazer blitz educativa, porque não?

Avatar
Valdecir 27 de julho de 2021

E meu amigo,este negócio de esperar ou contar com a polícia pra resolver estes problemas não funciona,temos que por isto na conta das instituições educativas

Avatar
Alexandre 27 de julho de 2021

Podem me fazer um PIX ? Qualquer ajudinha serve, desde centavos à centenas de reais.

Avatar
Alberto Henrique Rubim Kopke 27 de julho de 2021

Já aconteceu comigo várias vezes, fico indignado com a falta de respeito ao próximo e o risco de acidente que ofusca o outro motorista.
Mas também já aconteceu várias vezes e o carro que vinha em minha direção era da (POLICIA MILITAR)

Avatar
Carlos Renato 27 de julho de 2021

Mais absurdo ainda, é o Contran, aprovar a utilização de faróis de teto em duas marcas de caminhões novos. Aquilo cega qualquer um.

Avatar
Sidney Mancini 27 de julho de 2021

Concordo plenamente mas se os motoristas não tem consciência deveria caber ao estado aplicar as leis, mas como este também e incompetente acabam sendo penalizados os que respeitam as leis.

Avatar
Vilson 27 de julho de 2021

Não devemos nos esquecer também deses inconsequentes que colocam estas lâmpadas de led ou neon com GRANDES potências e ainda por cima as usa em pleno perímetro urbano eu mesmo quase sofri um acidente por causa disso ( OFUSCA MUITO A VISÃO) AS AUTORIDADES DE TRÂNSITO DEVIRIAM FISCALIZAR MAIS SOBRE ESTE TEMA.

Avatar
Lázaro Morais 27 de julho de 2021

Atualmente os motoristas (as pessoas) estão egoístas demais. Empatia não faz parte de seus dicionários, só pensam em si próprios. Nem adianta pedir pra baixarem o farol, pq não baixam, nem a pau. Nas autoescolas deveriam enfatizar massivamente essa questão e, tem que haver, sim, punição para os infratores!

Avatar
Luiz Mazzucca 27 de julho de 2021

Também acho que deveria ter punição para quem cola na traseira do outro para forçar a passagem mesmo estando na velocidade máxima permitida na pista.

Avatar
Cristhian Saeto 27 de julho de 2021

Me desculpe Luiz mas dar a passagem é obrigatório, e se não der, quem pode ser punido é você! saia da esquerda pé de breque, é só isso, concordo com o artigo, mas tem que dar passagem sim, independente se você esta na velocidade máxima ou não, é obrigatório

Avatar
Márcio Roberto 27 de julho de 2021

É isso aí, Cristhian, até porque, a gente não sabe o que se passa no carro atrás. De repente, vem numa emergência médica.

Avatar
Henrique Cesar 27 de julho de 2021

Aí é simples é só frear para apavorar o cara, se tiver destreza fudeu, bateu

Avatar
Tom 27 de julho de 2021

Por se eu estiver andando até amas que o limite de velocidade da rodovia um veículo vem e pede passagem eu do a passagem na hora por que os assistente acontece por este gesto de achar de quem bate na traseira tá errado e se morre todo mundo quem vai responder.

Avatar
Alan Teixeira 27 de julho de 2021

Tem que saber em que lugar você colocou, se for em pista que tem duas faixas no mesmo sentido sim, tem que dar passagem, e nas pistas simples com uma faixa e tem um doido atrás de você, quase encostando no seu para-choque.

Avatar
Elmo 27 de julho de 2021

Pois é….compram a carta depois não sabem pra que ser farol alto. Não têm educação nenhuma. E a fiscalização é mula.

Avatar
Wallace pereira de jesus 27 de julho de 2021

Isso é culpa das auto escolas q só ensinam ligar a seta e fazer baliza. Isso tudo deveria ser ensinado

Avatar
Ricardo De Dio 27 de julho de 2021

Não existe fiscalização pra isso

Avatar
Ricardo De Dio 27 de julho de 2021

A pessoa vai lá e coloca uma película super forte e o que acontece é que ela não enxerga nada a noite aí ele mete luz alta na cara da gente e como ela tem película a nossa luz alta não atrapalha ela. Resumindo ela anda de luz alta o tempo todo e que se lasque os outros

Avatar
Carlos Corrêa 27 de julho de 2021

Bem isso. Muitos imbecis colocam película no pára-brisa e depois não enxergam nada. Comprei uma Master e na primeira viagem achava que estava com os faróis queimados. Não era. Tinha película. Parei num posto e arranquei aquela droga. Pronto, via tudo.

Avatar
MAURILIO CAMPOS DO AMARAL 27 de julho de 2021

É por essas e por outras que evito viajar a noite!

Avatar
LUIZ MIHOCHI KOKURA 27 de julho de 2021

Deveria ter uma vistoria pra avaliar os faróis e ensinar alguns motoristas, que alerta só se usa parado, numa emergência, ou com trânsito a frente, parapdo por alguma necessidade.

Avatar
jose carlos miranda 27 de julho de 2021

Bom dia sou assíduo visitanet do seu canal e posso afirmar que o que vc posta são de muita importância e e muito bom a fora didática que vc lida fala sobre os temas . Mas vamos ao que importa . Seria bom vc publicar sobre os Leds picantes e os giroflex da viaturas policiais quea trapalham bastante os motoristas que andam na traseira das viaturas e que também podem causar acidentes

Avatar
Fabio Ricardo Pereira 27 de julho de 2021

Engraçado isso o povo reclamando dos faróis… alguém já notou os novos giroflex das viaturas políciais em geral…esse novo modelo não atrapalha ninguém…ou eu que estou ruim da visão?? esse novo modelo não atrapalha ninguém 🤔

Avatar
Lázaro Morais 27 de julho de 2021

Apoiado!!?

Avatar
Luis Antônio Yamamoto 27 de julho de 2021

Hoje em dia o que temos mais nas ruas e estradas são motoristas “feito nas coxas”, nós carros e caminhões modernos a maioria vem com farol de milha ou neblina, seu uso é restrito,existe multa para este tipo de infração,mas a maioria dos motoristas que tem este equipamento usa em qualquer situação seja na cidade ou estrada, pior é seu uso na cidade que em geral tem iluminação Publica não adianta brigar parece que o uso de farol de neblina virou moda, ninguém está nem aí para ofuscamento dos outros e a fiscalização e fraca, incompetente e o pior se você cometer alguma tolice como descrita aqui nestes comentários a lei vai proteger o infrator.

Avatar
Robson Chaves 27 de julho de 2021

E quando vc está na rodovia que tem uma viatura se deslocando de uma cidade para outra com o giroflex ligado? Isso é péssimo na maioria das vezes anda quilômetros atrás de um veículo assim, ofuscando completamente a visão da gente

Avatar
José Otaviano Botezelli 27 de julho de 2021

Esses q se dizem motoristas q usam farol alto ou desregulado são todos *….!

Avatar
José Tarcísio Dorta Penteado 27 de julho de 2021

Sou viajante desde 1981 e sofro até hoje com os efeitos negativos que o farol alto que vem de encontro nos causa, pois tomo remédio para lesões oculares por esse motivo. Infelizmente temos alguns motoristas, normalmente de caminhão, que regulam o farol esquerdo direcionado ao veículo que vem em sentido oposto. Quanto ao pisca-alerta é comum seu uso em veículos em movimento, a própria polícia rodoviária comete essa falha. Há alguns anos, na rodovia Castelo Branco, a polícia rodoviária em fiscalização fazia essa regulagem, cuidado que os motoristas em geral não têm.

Avatar
Carlos E. Macedo 27 de julho de 2021

Nos centros da cidades e bairro não totalmente na escuridão os quais já se tem iluminação nas ruas, “tanto Branca qto amarela “( está última mais pra noite , deveria ser somente o uso de lanternas Deveria ser lei obrigatória.
Outra coisa que deveria voltar é o uso de extintor.

Avatar
Jorge 27 de julho de 2021

Na minha opinião a polícia prf tinha que aprender os veículos com aqueles capeta de farol chenon todos é uma tremenda sacanagem tem que rebocar tudo é todos meu carro as lâmpadas são amarelas eu só dou farol auto quando necessário ou numa mão única

Avatar
Aloizo almeida pereira 26 de julho de 2021

Quando vou de encontro com um veículo que esta com luz alta e também mando um farol alto pra ver se o cidadão se toca.se ele baixar o farol eu também baixo o meu se não é bala trocada não dói.

Avatar
Anivaldo 27 de julho de 2021

Faz uma coisa que funciona. Joga o carro na mão dele. Abaixa o farol na hora.

Avatar
Gilberto luiz marti s 26 de julho de 2021

Eu viajo a mais de 30 anos. E durante a noite o povo é muito cego, cada um que vem com luz alta e não ta nem ai com o motorista oposto. Larguei de mão e me tornei um vagalume que apenas observa a faixa da direita sem dar atenção a mão esquerda. Se bater no oposto vai dar ruim pra mim e pro safado e mal educado também, só espero eu sair vivo e ele que se foda.

Avatar
Darlan 26 de julho de 2021

Há o pior disso tudo e também alguns entregadores de moto que gostam de ir pela contra mão com o farol alto com a lampadas super led, olha eu já quase bati de frente com um por esse motivo.
A super led pra quem não sabe e a luz mas forte e alta.

Avatar
gerson 26 de julho de 2021

Tinha que punir quem usa os faróis de neblina na dianteira também, antigamente tinha que ter uma capa nos faroletes, tirar só sob neblina, pois intensifica o farol prejudicado quem vem contra, sem a capa já era multado. Tanto que quando você está com os faroletes ligados e desligar o carro eles ficam desligados, tendo que ligar novamente. Até os fabricantes de automóveis pensaram, mas tem muita gente que acha bonito andar com os faróis auxiliares ligados.

Avatar
Marcos Sales 26 de julho de 2021

Punição urgentemente

Avatar
Gilson ramos 26 de julho de 2021

Quanto ao pisca alerta ,durante chuvas intensas onde é necessário o veículo continuar viagem , porém em baixa velocidade e pouca visibilidade é necessário…

Avatar
Wesley 26 de julho de 2021

Tenho ódio desses que lacra o carro no G5, e a noite não dá pra ver nada então coloca Xenon até nas setas, e sai por aí com o farol no máximo ofuscando todos

Avatar
André 26 de julho de 2021

Eu fico revoltado com motoristas que colocam lâmpadas de led ou xenon ou sei lá quais são que você de longe quando avista já não consegue enxergar direito de tão forte que são. Bom senso é fundamental, eu tenho caminhonete e sempre mantive lâmpadas originais e o que sinto hoje é que dirigir de noite em alguns trechos tem sido de grande cansaço ocular em virtude dessas lâmpadas que não são originais de fábrica.

Avatar
Marcio 26 de julho de 2021

Tenho uma tr4 na configuração original a luz baixa e o farol de neblina estão im do lado do outro. Porém quem vem sentido contrário acha que estou de luz s
Alta. Porém é original da tr4. E agora como lidar com as fiscalização

Avatar
CEZAR ANTONIO PEZZINI 26 de julho de 2021

Não ande atrapalhando os outros, vai lá numa auto elétrica e baixa os faróis resolva isso

Avatar
Kardec silva 26 de julho de 2021

Importante: só use farol de neblina se tiver neblina !

Avatar
Eu mesmo 27 de julho de 2021

Oque você citou é um farol de milha que tem a função de auxiliar o farol alto, Focando a luminosidade adiante atrás de aumentar o alcance da luz. O farol de neblina por lei fica na parte de baixo do para-choque para auxiliar o farol baixo numa situação de neblina ou chuva forte.

Avatar
RICARDO 26 de julho de 2021

Parece que as auto escolas não ensinam, nao seguem o CTN – tem muitos condutores de veículos que conduzem com farol alto dentro das cidades, não ligam a seta de direção. São apenas condutores.trarados de Motorista é para poucos.

Avatar
ismael souza 26 de julho de 2021

Ricardo você conhece Taubaté? É típico dos taubateano não dar seta indicando pra onde vai aliás muitos motoristas tem esse mau costume temos que adivinhar pra onde vão, e farol então você ultrapassa e muitos babacas liga farol alto atrapalhando quem está na frente .

Avatar
Luis Antônio yamamoto 27 de julho de 2021

Lógico que as Auto Escolas não ensinam, pois os instrutores não são capacitados para isso, eles ensinam o que aprenderam, hoje em dia e muito comum ver postulantes a CNH dirigindo na esquerda ou meio da rua,principalmente em cidades do interior e os instrutores não estão nem aí,parece um Cone sentado a direita do aprendiz.

Avatar
Flavio 26 de julho de 2021

Proibido ligar farol de neblina dianteiros, farol traseiro de neblina desconheço, a noite mas nas estradas hoje em dia grande maioria anda com eles ligados e se tu reclama colocam luz alta em ti , achando que está certo andar com farol de neblina ligado quando não tem neblina

Avatar
Luis Antônio yamamoto 27 de julho de 2021

É isso aí, se você der um “Tok” para o motorista desligar o farol de neblina aí ele liga o farol alto contra vc

Avatar
Antônio Carlos 26 de julho de 2021

Essas porcarias de farol/lâmpadas que colocam é muito prejudicial, pois nem precisa dar luz alta o farol baixo já cega agente tenho até medo de encontrar com um carro deste em uma curva estreita. Quando encontro com carros usando este tipo de farol tento focar nas linhas laterais mesmo assim ainda é difícil. Alguém tem que fazer alguma coisa.

Avatar
Altair de Paula 26 de julho de 2021

Com relação ao pisca alerta descordo, pois se você vê um obstáculo, ou pista parando ,é o único jeito de avisar os desligados ,que vem em velocidade atraz .

Avatar
Marco Antonio 26 de julho de 2021

Pela primeira vez eu vou concordar com esse maluco.

Avatar
Sidney Israel Da Silva 26 de julho de 2021

E quem fiscaliza os tranziudios que teimam em andar no acostamento seja a pé ou de bicicletas tanto a noite sem nenhuma sinalização sem contar com animais soltos na pista as vezes o somente o farol não e suficiente para visualização dos mesmos.ja me deparei com inúmeras citações deste tipo.
Concordo com Ponto de vista de todos mais infelizmente acho impossível fiscalizar tudo acho o que vale e o bom senso e cidadania de todos envolvidos.para um trânsito mais seguro.

Avatar
Guilherme 26 de julho de 2021

Vai se fuder

Avatar
Askkabam 26 de julho de 2021

Vá se fuder você!

Avatar
Ventura 28 de julho de 2021

Penso que de tanto ler “vá se fuder” nas opiniões é perder tempo dar a sua, isso demonstra a nossa educação, não temos educação, nem de berço, escolar ou tradição. Faça como eu, não viajo a noite, e se não puder venda seu carro e vá de ônibus, geração ostentação.

Avatar
GELSON FREITAS MIORI 26 de julho de 2021

O pior dos piores são motoristas que instalam lâmpadas de led em faróis que foram projetados pada lâmpadas incandescentes é pior que farol alto na cara!

Avatar
Antônio. 26 de julho de 2021

Farol alto é pra emergência e não pra andar aceso sem nesse cidade … vamos se respeitar e tão prático fazer isso é tão gratificante ver que alguém nos respeita no trânsito é muito gratificante também respeitar.

Avatar
Carlos Azevedo 27 de julho de 2021

Negativo senhor…ao viajar a noite na estrada, o farol a ser utilizado é o alto, porém cruzando com outro veículo é que deve-se reduzir para o foco baixo, quantas vezes necessário for. Pois um farol bem regulado e com um bom alcance de visão permite vc evitar acidente, ou até com animais que possa surgir de repente a sua frente.

Avatar
Matheus 26 de julho de 2021

Acho isso palhaçada, pois não tem como fiscalizar…
E outro absurdo e carro andando devagar na pista da esquerda, quer andar devagar anda na direita, se não e farol alto na cara mesmo kkkk

Avatar
Alex Soares Lima 26 de julho de 2021

Tipinhos assim como vc que fazem o transito essa guerra de desrespeito.

Avatar
Askkabam 26 de julho de 2021

Ele está certíssimo. Faixa da esquerda é pra andar. Quem quiser andar que nem abestalhado devagar igual vovô vai pra faixa da direita. Se não, tome farol alto mesmo.

Avatar
Carlos Pereira 26 de julho de 2021

Todas estas circunstâncias são enfrentadas nas estradas quando se trafega à noite ou de madrugada, na maioria das vezes são comportamentos oriundos de motoristas inexperientes e mal formados, fruto do despreparo dos instrutores de trânsito, bem como da negligência dos diretores e proprietários de CFCs. Isso tudo sem contar o hábito de muitos em trafegar pela faixa da esquerda e trocar de faixa sem acionar previamente as luzes indicadoras de direção.
Nós, condutores profissionais, que estamos constantemente expostos aos perigos oriundos do trânsito normal, além das condições adversas da via, tempo, etc., Como se não bastasse, temos que enfrentar toda a tensão de sermos responsáveis pela segurança de motoristas imprudentes, imperitos e negligentes.
Isso sem falar de alguns motociclistas, lamentavelmente a grande maioria, parece que não existe legislação regulamentadora para eles. Não respeitam sinalização semafórica, ultrapassam pela direita, fazem ziguezague entre os veículos, trafegam pelo corredor inclusive nas rodovias e vias de trânsito rápido, utilizam a buzina do forma constante e deliberadamente, e o que é pior, se consolidam como os donos absolutos da razão e da verdade.
Fica aqui o desabafo de mais um profissional.

Avatar
Joelson Dantas 26 de julho de 2021

Concordo totalmente com vc Carlos

Avatar
Carlos Azevedo 27 de julho de 2021

Falou, e disse! É isto mesmo amigo, alguns motoristas pegam a estrada sem conhecer os sinais convencionais que nela existe. Por exemplo: um motorista vem em sentindo contrário ao seu, pisca algumas vezes e levanta a mão esquerda…ele está dizendo que algum tipo de bloqueio pelo lado esquerdo fique atento. Mas, já ouvi de motorista que diz, Eu nem conheço ele, e fica me fazendo sinal kkkk. Assim também e o motorista da frente ligar a seta da esquerda sinalizando o risco a frente, não ultrapasse! O condutor de trás fala, ele não vai entrar para esquerda e fica dando seta. Kkkk.

Avatar
Paschoali 27 de julho de 2021

Concordo pleno Camarada!! Andei muito nas estradas do interior SP mesmo nas vias duplicadas sempre temos Egoistas que não está nem ai ao proximo, outros Ignorantes nem sabem porque existe na trazeira Luz de Neblina/Chuvas Torrenciais, sem estas condições metereologicas atrapalha muitou, sempre sinalizei varios carros e os mesmos mostram sua education mostrando dedo mediano, e fiscalisação nesse país não existe nas rodovias desde 1990. Isso é o comportamento do povo, que se educado todos ganham.

Avatar
José Kennedy da Silva 26 de julho de 2021

Outro tipo d ofuscamento são das viaturas q estão em apenas deslocamento… Seja ambulância, polícia civil, polícia rodoviária… Até o SAMU.. eles ligam o sistema d luzes sem estar em emergência.. absurdo!

Avatar
Carlos Azevedo 27 de julho de 2021

O pior é viaturas com o giroflex continuamente ligado. Mesmo sem estar em deslocamento de ação, a iluminação estroboscópica hoje utilizada é prejudicial a visão para os motoristas dos outros veículos. Basta vc estar em um engarrafamento com uma viatura em sua frente é altamente desconfortável aos olhos, mas parece que virou moda o giroflex.

Avatar
ivanildo 26 de julho de 2021

raça folgada tal de motoristas,parece até que nao tem curso .

Avatar
Fabio Pereira 26 de julho de 2021

E quando o motorista liga o farol alto de novo logo antes de cruzar os carros? Ofusca completamente o outro.

Avatar
Carlos Azevedo 27 de julho de 2021

Desvio de comportamento, de quem não sabe usar o equipamento.

Avatar
Deividi 25 de julho de 2021

Tem que se punir também quem não coloca um cano de descarga no carro, e vem esfumaçando tudo. Devia ser guinchado da estrada esse praguedo

Avatar
Jota 25 de julho de 2021

Tão grave e ainda mais comum que o uso inapropriado são os faróis com lâmpadas adaptadas e claro irregulares, qdo até o facho baixo ofusca. É tão comum que já flagrei viaturas policiais com tais adaptações. Se os guardiões não respeitam as regras como cobrar dos cidadãos comuns?

Avatar
Edmar Arrurda 25 de julho de 2021

Bom dia, porque as fábricas de automóveis, não coloca um filtro em baixo do tanque de combustível? Pra quando for necessário o motorista, fazer uma drenagem de alguma impureza ou esvaziar o tanque para alguma manutenção.

Avatar
Carlos Azevedo 27 de julho de 2021

Há… Tá, você tem carro e não quer pagar para eu ganhar dinheiro quando seu sistema de alimentação entupir? As fábricas são bestas mesmo!

Avatar
Miguel Pio 24 de julho de 2021

Principalmente as motos, estão abusando do farol alto.
Presenciei um acidente que ocorreu porque um motorista deu o troco e o cara da moto bateu de frente em outro.

Avatar
Charles 24 de julho de 2021

Só uma pergunta. Quem vai fiscalizar isso? Kkk, palhaçada.

Avatar
Cicero 25 de julho de 2021

Boa pergunta!

Avatar
Carlos Azevedo 27 de julho de 2021

Moço… polícia conserta tudo é? Porque se faz necessário fiscalização? Estamos com costumes animalescos em nossa convivência entre pessoas, lembra do slogan… É PROIBIDO PROIBIR. Todo mundo só tem direitos, mesmo que isto os coloquem em risco, e também as outras pessoas. Polícia deveria ser, para quem precisa da polícia, não para dizer! Óia motor…seu carro tem uma alavanca embaixo do volante que abaixa ou aumenta o foco do seu farol. Infelizmente o problema está sempre entre o volante e o banco.

Avatar
Clóvis M. Silva 24 de julho de 2021

Fiscalização e mudança no sistema de iluminação dos veículos,pode ajudar muito nesse aspecto, ninguém está preocupado com os outros,querem enxergar bem

Avatar
Vagner Herzog 24 de julho de 2021

Vdd , eu moro em santa Maria de Jetibá e.s , aqui os motoqueiros e carreteiros estão com um mal costume de andar tanto d dia como à noite com o farol alto , e o pior é que não tem polícias qualificados para esse problema .

Avatar
EDILBERTO Alexandre 24 de julho de 2021

Hoje em dia os veículos novos saem com um farol que é um absurdo de claro ! É mesmo no farol baixo ofusca demais A visão de quem vem na pista contrária ! Tenho um caminhão ano 1979 e não posso colocar um farol mais moderno com potência um pouco maior ! Por que a lei não permite ! Mas porque os veículos novos podem !É uma hipocrisia! Só mesmo no Brasil !

Avatar
Charles 24 de julho de 2021

Essas mer… De luz de led deveriam ser enfiadas nakele lugar do fdo que as inventou.

Avatar
Carlos Azevedo 27 de julho de 2021

A intenção é que vc se lasque em dívida comprando um caminhão mais novo.

Avatar
Roberto Fróes 24 de julho de 2021

Concordo inteiramente, mas acho que faltou dizer algo em relação à iluminação.
Há também os que usam apenas as lanterninha à noite e em túneis, dificultando muito sua visualização, e os irresponsáveis totais que circulam à noite completamente apagados.

Avatar
Sergio de Bernardo 24 de julho de 2021

Bom dia! Nos Estados Unidos é comum, quando os veículos estão em baixa velocidade a utilização do pisca alerta.

Avatar
Carlos Azevedo 27 de julho de 2021

Sim só porque eles são burros, eu devo ser também?

Avatar
João Dói 24 de julho de 2021

Tem cidades no Vale do Itajaí em Santa Catarina, que entregadores de gás fazem as entregas com o pisca-alerta ligado e com o veículo rodando.
Dizem eles que é por recomendação da polícia.
Sinceramente eu não acredito, mas penso que está na hora de fiscalizar esse tipo de coisa.

Avatar
Fernando B 24 de julho de 2021

Como assim? Eles arremessam o bujão? Como faz entrega com o carro andando?

Avatar
Carlos Azevedo 27 de julho de 2021

Deve ser para dificultar serem assaltados!

Avatar
Morro Azul 24 de julho de 2021

“Outro absurdo, à noite, é ligar a luz traseira de neblina”.
KKKKKKKKKKKKKK e + KKKKKKKKKKKKKKKK….
Quem disse que precisa ser noite para ligar a luz traseira de neblina…
Tem alguns bocós no Vale do Itajaí que os utilizam até com sol a pino!

Avatar
Antônio 24 de julho de 2021

Isso E absurdo.,só o Mais absurdo e colocar pista a 50km hra,40 km hora.pista sem sinalização,e.mal pavimentada,e sempre transmitindo a responsabilidade,só para o condutor.

Avatar
José sironi 26 de julho de 2021

É o que me dizem dos guincheiros que usam as luzes de alerta sobre a cabine como se fossem veículos policiais independente da velocidade, só deveria ser usada no momento do carregamento e não quando em trânsito (VEJA O CODIGO DE TRANSITO).

Avatar
Carlos Azevedo 27 de julho de 2021

No Brasil, todo mundo quer ser.., otoridade.

Avatar
Carlos Azevedo 27 de julho de 2021

Sim…seu prefeito tem que comprar a fazenda dele, né irmão!

Avatar
Antonio carlos 24 de julho de 2021

Só quero saber quem vai fica fiscalizando isto a noite

Avatar
Heli Nogueira 24 de julho de 2021

Infelizmente a fiscalização não acontece. Não tem polícia. Mas o maior problema é a falta de educação do brasileiro. Podem ser incluídos também, os motoristas que permanecem na faixa da esquerda em rodovias de pista dupla, e não saem por nada, nos obrigando a ultrapassar pela faixa da direita. Haja paciência.

Avatar
Carlos Pereira 24 de julho de 2021

Isso.
Fico imaginando onde certas pessoas aprenderam a dirigir. É bem comum ver carros trafegando à esquerda de forma lenta. Mas, mesmo se estiver na velocidade da VIA, não se deve ficar ali, pode ser que alguém precise ou queira correr acima da velocidade. Temos que fazer o CERTO.

Avatar
Carlos Azevedo 27 de julho de 2021

Pistas duplas ninguém é obrigado a sair de sua faixa para permitir que o outro veículo passe, cada motorista deve dirigir dentro de sua própria faixa e ir embora.

Avatar
Andre Rocha 24 de julho de 2021

Já pensei até em colocar um adesivo no vidro traseiro com alguns dizeres, entre eles “se estou te passando pela direita, você está no lugar errado!”, “sai da esquerda, pangaré!”, “<== idiota andando lento", etc

Avatar
Irineu Queiroz dos Santos 25 de julho de 2021

No Brasil de rodovias esburacadas e onduladas por caminhões, a faixa da direita é promessa de problemas mecânicos. O código de trânsito só obriga transitar na faixa a direita para ceder a veículos oficiais, polícia, bombeiros, ambulância, etc. Se estiver na velocidade máxima permitida pode ficar na faixa a esquerda, eu mesmo costumo transitar na faixa da esquerda na velocidade da pista, um pouco mais, até o limite de (+) 7Kmh…

Avatar
Sérgio Aparecido Maia 26 de julho de 2021

Vc esta errado. A pista da esquerda é utilizada somente para ultrapassagem, e vc deve voltar para a pista do meio ou da direita.

Avatar
FELIPE 26 de julho de 2021

Idi0tas costumam se esconder de vergonha das besteiras que fazem, mas você resolveu espalhar pro mundo sua ign0rância… vá pra direita e fique por lá !

Avatar
Irineu Queiroz dos Santos 26 de julho de 2021

Senhor Felipe, seja educado como o Sr. Sérgio Aparecido Maia e apenas se posicione com seus dois neurônios. Ignorante é aquele que desconhece a legislação, eu a conheço, minha habilitação é de 1978 e sem vitimar alguém no trânsito até hoje. Esclareço que transito na faixa da esquerda somente em rodovias esburacadas e onduladas pelo tráfego pesado de caminhões, mas em rodovias com boa manutenção e condições de tráfego seguro, me mantenho na faixa a direita. Não me importo com buzinas e luz alta dos imprudentes “pilotos”, que excedem o limite de velocidade, (que é uma infração maior) podem espernear e xingar a vontade, sinalizo como quem virará a esquerda, para que ultrapassem pela direita e sigam suas vidas se escafedendo, quando querem endireitar curvas.

Avatar
Carlos Azevedo 27 de julho de 2021

Senhor…a legislação diz que em pista dupla não existe ultrapassagem pela direita, só faixas de pista. Quer ir adiante, mude de faixa, e vá embora. Quem estiver na faixa da sua esquerda não está errando em permanecer nela.

Avatar
Vinicius Moriconi Pacheco 27 de julho de 2021

Rapaz… Não sei onde você leu um absurdo desses. Se não for pista dupla, como alguém poderia dar passagem a outro veículo? Não pode trafegar no acostamento. Então, se existe um artigo que classifica como infração não ceder passagem a veículo mais rápido, é óbvio que isso só pode se aplicar em pistas com duas ou mais faixas…

Avatar
JOALDO DEUS DARA DA SILVA 24 de julho de 2021

Um absurdo infelizmente tem muitos motoristas que insistem em dirigir com farol alto.ate mesmo em bairros luminosos.cocordo com punição 7 prontos na cnh

Avatar
Irineu Queiroz dos Santos 28 de julho de 2021

Um pouco de humor, tem que multar o Astro Rei, no “verãozão” na tarde, as 17h cegando todo mundo kkk

Avatar
OLINDA ROSA 24 de julho de 2021

MAARAVILHA JA NAO ERA SEM TEMPO QUE ISSO JA DEVRIA TER SIDO CORRIGIDO ODEIO ANDAR NAS RUAS E AVENIDA ATE RODOVIAS MESMO COM MOTORISTAS MAL EDUCADOS QUE FECHAM POR COMPLETO A VISAO DE OUTROS MOTORISTA COM SEUS FORIS ALTO OU ALTISSIMO AONDE QUEM ESTA VINDO A OUTRA MAOS FICA PERDIDO SÓ CONTINUA PORQUE TEM QUE CONTINUAR MESMO…QUANDO CHEGA NO FINAL DA VIAGEM O MATORISTA ESTA EXAUSTO CANSADO DOR DE CABECA TERRIVEL DE TANTA TENCAO NO VOLANTE PRA PODER CHEGAR VIVO NO SEU DESTINO E NAO MATAR OS OUTROS QUE OS ORGAOS COPETENTE TOMEM MESMO ESSA DECISAO DE MULTA PESADA PRA ENSINAR ESE
ESSES MOTORISTA QUE JA SE ESQUECERAM O QUE APRENDERAM NA CFC DE COMO USAR OS SEUS FAROIS NAS HORAS CERTAS NAS RUAS RODOVIAS AVENIDAS DAS NOSSAS CIDADES COM EDUCACAO

Avatar
Antônio 24 de julho de 2021

E Olinda Vc.tem.Razao mas.infelizmente sabemos o que vai acontecer.e vc.acender.um farol para ver um buraco,na pista de ali ter.um.guarda escondido e te.multar e vc mais uma a cair na indústria das multas ou passar 50 carro com farol alto e um dois e multados

Avatar
Sérgio Araújo 24 de julho de 2021

O maior problema é que as polícias se abstem há muito tempo do seu papel fiscalizador, de verificação e de educação. Vejo essas e muitas outras práticas proibidas no CBT e nunca coibidas, seja nas estradas ou avenidas. Completei 160k com meu carro e nunca fui parado. Acho isso um absurdo.

Avatar
Andre Rocha 24 de julho de 2021

A polícia não se abstém. O problema é que é inútil eles realizarem a fiscalização em um País como o nosso, onde a lei está sempre errada, e quem está errado está sempre certo. Li alguns dias atrás o caso de um gringo que gastou 150 mil reais em uma luta judicial por causa de uma multa de 500. Isso aqui no Brasil é constante! Outro dia comentei em uma postagem no FB sobre motociclistas que trafegam em cima da faixa divisória de pistas de uma mesma mão. Coloquei que isso acarreta riscos de acidente, pois ele está impedindo o tráfego etc, e que o correto é o motociclista trafegar próximo à linha do acostamento. O cara ainda veio pra cima de mim todo irritado, me xingando, dizendo que eu quem estava errado, e que o certo era o que ele estava fazendo.

Enquanto tivermos pessoas defendendo o errado, será assim e a polícia tocará o f***-se também. É mais “lucrativo” e menos problemático parar moto.

Avatar
Carlos Azevedo 27 de julho de 2021

Ora… não sei porque reclamas de não ter sido vistoriado pela polícia. O papel policialesco não é para sair olhando carro por carro, só se seu veículo estiver sob suspeita de irregularidade. Mas, se estiver sentindo a falta de adrenalina de ter uma ponto quarenta na cara e um fuzil do outro lado, ao passar por uma viatura, xingue o policial. Se o seu carro for verde, vais chegar na delegacia jurando que é vermelho, depois vc faz selfie para a posteridade.

Avatar
Francisco 23 de julho de 2021

ASSINO EMBAIXO TUDO O QUE FOI CITADO PELO ARTICILISTA E O COMENTARIO DO IRINEU, APROVEITO PARA ACRESCENTAR O PESSOAL QUE TROCA AS LAMPADAS ORIGINAIS DO VEICULO PELAS BRANCAS SEM SE IMPORTAR COM AS CARACTERISCAS DO FAROL OFUSCANDO ASSIM OS OUTROS MOTORISTAS!!!!

Avatar
Sérgio chagas 28 de julho de 2021

Vc disse tudo!!!!!!

Avatar
Irineu Queiroz dos Santos 23 de julho de 2021

Esses que agem assim são os motoristas urbanos. Esqueceram de mencionar os “motoristas” que mesmo sem neblina, ou chuvas usam faróis de milha nas cidades a noite e nas rodovias. Pior são os faróis de neblina desregulados, que devem ter a luz direcionada para a pista de rolamento e levemente para o acostamento a direita, o que favorece manutenção na sua faixa,

Avatar
Adroaldo Antônio Vaz Sampaio 25 de julho de 2021

O Homem foi ao espaço sem piloto ,se as pessoas que se acham autoridades qizerem acham o terreno correto para punir

Avatar
Valderlandio Braga de sousa 28 de julho de 2021

Eu concordo q se deve punir sim mas primeiro de arrumar as roupas stradadas desse nosso brasil, eu falo por experiência propria, cheguei de viaje honrem do nordeste fui pra dois estados e primeiro para o Maranhão na ida tive um prejuízo de 1300,00 reais dois pneu estourados passei em um buraco perto de imperatriz vc tira de um e cai em outro isso é um absurdo cadê nossos impostos? Então punir sim mas primeiro da umas boas pistas para podermos andar tranquilo com sua família sem correr riscos de nada essa é minha opinião obrigado

Avatar
Deixe um comentário