Qual o perigo após a troca das pastilhas?

Existem alguns mitos em volta da troca das pastilhas. Afinal, elas podem ser ineficientes nos primeiros quilômetros?

Pastilhas não se tornam ineficientes após a troca
Pastilhas não se tornam ineficientes após a troca (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
30 de setembro de 2021 07:32

Deve-se tomar algum cuidado especial após a troca das pastilhas de freio? Verdade que o sistema perde eficiência? Parece que alguém ouviu o galo cantar sem saber exatamente aonde.

Na verdade, quando se trocam as pastilhas de freio, sem substituição dos discos, (o que é normal), eles podem apresentar microssulcos provocados pelo atrito das pastilhas antigas. Então, as novas poderão ter um atrito um pouco reduzido pois estão com a superfícies lisas.

Isso significa que, sim, é sempre interessante após a troca de pastilhas, rodar durante algumas dezenas de quilômetros com um certo cuidado, pois o freio não terá eficiência total.

VEJA TAMBÉM:

O que não significa que não será eficiente. Logo que as pastilhas se assentarem nos discos, o sistema de freios volta à sua máxima eficiência.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
José Pereira Trindade 2 de outubro de 2021

O m carro qd pega a BR no frear ele fica trupindando o q é?

Avatar
Joaquim 30 de setembro de 2021

Para evitar este problema podemos dar um “passe” no disco de freio?

Avatar
Deixe um comentário