Quanto dura um motor?

Leitor pergunta "qual a durabilidade do motor dos veículos?" A resposta é relativa. Mas a tecnologia tem aumentado a confiabilidade mecânica

Inúmeros fatores podem influenciar na durabilidade de um motor
Inúmeros fatores podem influenciar na durabilidade de um motor (Foto: Montagem AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
Publicado em 29/09/2021 às 21h32

Qual é a durabilidade do motor do seu automóvel? Varia muito e depende de inúmeros fatores, sendo o principal deles a manutenção. O segundo é o tipo de utilização: se ele funciona horas sem parar, tem uma durabilidade maior. Se é do tipo “liga-desliga”, dura menos. E outros fatores.

Dizia-se no passado que um motor a gasolina (ou etanol) deveria durar de 100 mil km a 150 mil km antes da primeira retífica. Porém, nos últimos tempos, com a tecnologia cada vez mais avançada, a durabilidade do motor quase dobrou.

VEJA TAMBÉM:

Hoje,  os motores desses compactos de três cilindros da Ford (Ka) e Chevrolet (Onix) já têm a troca da correia dentada prevista para quase 250 mil km. Fazendo as contas, na segunda troca ele já rodou quase 500 mil km…

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
20 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Tobias 3 de setembro de 2023

Motor que recebe manutenção preventiva e não dura pelo menos 300 mil km, ao meu ver não é bom. Se for aspirado e acima de 1600 cc, a obrigação é maior ainda. Fora isso, é obsolencia programada da montadora.

Avatar
Elioricardoalvessilva 13 de janeiro de 2023

E Rodolfo motores com correia banhada a óleo soube que se o dono bobear e um prejuízo na certa

Avatar
Marcos Lima080 Portugal Youtube 19 de agosto de 2022

Bom dia a todos, espera ajudar. Vamos lá. Um carro de uso doméstico é projetado para rodar 25mil kms por ano, faça as contas você mesmo, ” 2022 menos o ano do vosso carro , Exemplo : Ano 2022 – 2002 ano = 20 anos” Agora multiplique os 20 anos por 25.000, o resultado será 500.000 quintos mil kms. O desgaste normal sem praticamente influenciar o vosso motor. Há motores aqui na europa a rodar com mais de 4 milhões de kms. e só fizerem uma retífica na vida, isso só alguns, outros nunca abriram o motor. Um forte abraço.

Avatar
Eduardo ferreira 29 de abril de 2022

Tem quase 3 anos que fiz o motor completo do mwu carro troque tudo pedi para o mecânico colocar tudo novo
Más algum tem ele vem fumaçando muito pelo escapamento
Sei que ja passou da garantia tem alguma forma do mecânico que fez o serviço arrumar o motor sendo que foi ele mesmo que fez todo o serviço
Porem sei que quando fazemos um motor completo do carro ele deveria dura bem mais doque 5 anos
Precisava de u.a orientação
Obrigado

Avatar
JA 20 de fevereiro de 2022

Esses motores rodam 6000 rpms e tem 12 válvulas. O óleo deve ser caro pra chuchu.

Avatar
raphael Baldi 18 de fevereiro de 2022

Acabei de deixar meu Ford Ka 2015, para fazer o motor, qual problema, a famosa correia que fica mergulhada em óleo dentro do motor, e que a Ford garante 250.000 km, relatos na internet que estão necessitando de troca com 60.000 km.
o que ocorre, a correia “esfarela” entope o pescador e o motor não é abastecido com óleo, aí advinha o que acontece……
Pelo menos no motor 3 cilindros do Ford Ka, a experiência que eu compartilho é essa.

Avatar
Julio 20 de dezembro de 2022

Não usou óleo original Motorcraft

Avatar
Enoch santos 4 de outubro de 2021

Adoro informações de Boris ajudam muito a cuidar de nossos veículos ótimo comentarista se tivesse que dar uma nota pra ele seria 1000 aplausos a vc.

Avatar
Geraldo 4 de outubro de 2021

Sem sentido algum, carros atuais descartaveis, só plastico, inclusive no motor. Se não andar pianinho q nem um lord ingles….vai ficar na mao. Salve os fuscas, opalas e outros motores verdadeiros. 3 cilindros e com turbo….putz….só bomba.

Avatar
Pink Floys 17 de janeiro de 2022

Isso é coisa de gente velha, no meu tempo tudo era melhor….
Volte a TV em Preto e Branco, e viva a velhice

Avatar
jo 30 de setembro de 2021

Acho que fazendo a manutenção preventiva adequada, troca de óleo na km/tempo correto, fluido de radiador em dia, e não exagerar nas rotações até motor entrar em fase quente, qualquer veiculo chega fácil em 200.000 Km (inclusive os 1.0). Raras exceções com problemas crônicos de projeto ou turbinados não chegam lá.

Avatar
Rodolfo 30 de setembro de 2021

Há alguns anos atrás eu peguei um taxi no Terminal Rodoviário Tietê – São Paulo-SP, e era uma Zafira 2.0-L e estava marcando 450.000 km. O taxista me disse que nunca tinha aberto o motor para retífica e ainda ele teve um Omega 2.2-L que ele chegou a incrível marca dos 800.000 km sem abrir o motor para fazer retífica. Ele enjoou do ômega e vendeu.
Será que essa geração de motores 3 cilindros vão durar mais que esses referidos tanques de guerra? Creio que não! Esses motores 3 cilindros mais parecem uma britadeira de tanto que balançam em marcha-lenta.
Vi recentemente um vídeo no Canal do Youtube “O Mecânico” que os motores VW 1,0-L TSI a VW não recomendam trocar bronzinas… será verdade? Se sim, sejamos bem vindos a era dos motores descartáveis!

Avatar
Rodolfo 30 de setembro de 2021

Vejam o Youtube o referido vídeo com o título:
Motor VW 1.0 TSI aceita retífica? Dúvidas sobre motores 3-cilindros
Canal: “O Mecânico”

Avatar
Elioricardo 11 de janeiro de 2023

Olha amigo motores mais antigos como o finado fiasa fiat AP Volks e do opala são bem duráveis a da referida ZAFIRA e até da spin são bons os 3 cilindros de hoje pode até roda muito mas como consumidor fico com um pé atrás soube na internet que um Ford Ka bateu com acredite 30.000 kms agora não sei como o dono andava no modelo resultado? teve que comprar uma parte do motor que infelizmente não tem retifica ficou novo mais e uma sacanagem o que a indústria está oferecendo hoje

Avatar
Rodolfo 13 de janeiro de 2023

Olá amigo,
Creio que esse ford Ka 3 cilindros que você citou teve problemas com a troca de óleo sendo usado um óleo inferior ao recomendado, então a correia dentada que infelizmente é bancada em óleo desfiou e entupiu o pescador de óleo, então o motor fundiu por falta de pressão de óleo.
A partir de agora só vou comprar carro com sincronismo através de corrente de comando ao invés da infeliz correia dentada banhada a óleo.

Avatar
Diego Francisco 8 de fevereiro de 2023

Cara te digo uma coisa essa sua pergunta é muito variável depende do motorista, se um 1.0 3 cilindros estiver na mão do taxista que vc comentou ( que por sinal deve fazer as manutenções antes do prazo) com certeza ira durar muito proximo disso ai.

Avatar
Valter Gomes Ribeiro 30 de setembro de 2021

Vai mentir em outros lugar ai machuca o Boris e só não roda

Avatar
Jorge Melles 30 de setembro de 2021

Tenho um OPALA COMODORO COUPÊ 1982 4 cilindros e até hoje o motor funciona como se fosse novo…queima 1/2 litro de oleo por mês…
Só repondo oleo !!! Sem fazer troca !!! Pergunto se existe um motor melhor que este?

Avatar
Nanael Soubaim 30 de setembro de 2021

Sempre digo: Se não é consertável, não é confiável, e em matéria de confiabilidade os motores do Opala reinam.

Avatar
JORGE DE VARGAS NETTO 2 de outubro de 2021

Eu tenho um corcel 1gt que carro que mecânica que show

Avatar
Deixe um comentário