Quem dança a última valsa em dezembro?

Lei de limite de emissões que entra em vigor em janeiro de 2022 força a 'aposentadoria" de alguns modelos. Veja quais são eles

O Fiat Grand Siena é um dos modelos que se aposenta ao final de 2021
O Fiat Grand Siena é um dos modelos que se aposenta ao final de 2021 (Foto: Montagem AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
22 de dezembro de 2021 07:32

Está lembrado que há oito anos, em dezembro de 2013, a obrigatoriedade de airbag e freios ABS tiraram dois carros de linha? Foram-se o Fiat Mille e a Volkswagen Kombi.

Pois não é que neste dezembro vários modelos dançam sua última valsa. E também os motores obsoletos. Na verdade, desta vez o problema é uma nova lei de limite de emissões que não compensa a fábrica investir para se adequar à nova legislação.

Da linha Chevrolet, os Joys hatch e sedã. Na Fiat, o motor 1.8 produzido em Campo Largo, no Paraná, o Uno, Doblò e também o Grand Siena. Na Volkswagen, a vítima é o Fox, que deixa de ser produzido juntamente com o motor 1.6 oito válvulas que equipa outros modelos.

VEJA TAMBÉM:

Todos estes carros já estavam obsoletos há tempos e de baixo volume de produção e vendas. Já se vão em boa hora.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
6 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Damon Borges 22 de dezembro de 2021

Muito complexo, a idéia é muito salutar, porém a possibilidade de conseguir se comprar um carro zero é cada vez mais difícil entre outros motivos principalmente pelo motivo financeiro, tudo que compramos é cotado em dólar e tudo que produzimos a base produtiva é cotada em real infelizmente muito desvalorizado!

Avatar
alecs 22 de dezembro de 2021

não compro carrp 0 km desde 1985 quando comprei o Fiat Prêmio cs 1500,daí em diante até hoje só pude comprar usado e olhe lá…e antes do Prêmio tudo usado !

Avatar
Ricardo Braga Osterne 22 de dezembro de 2021

Então bons são os lançamentos de agora? Deixar de existir carros populares, se é para evoluir porquê não passamos logo para os elétricos e nos livrarmos de vez da dependência do petróleo.

Avatar
Fernando B 22 de dezembro de 2021

Acho péssimo essa ideia de achar bom que carros saiam de linha. Saíram esses e entraram ZERO carros no lugar, portanto ficam menos possibilidades para a classe média ter um veículo

Avatar
Pocoxiomi 22 de dezembro de 2021

Verdade

Avatar
Xiomipoco 22 de dezembro de 2021

Aí fica difícil pra nós que nunca iremos conseguir comprar um carro o km

Avatar
Deixe um comentário