Radiador com água da torneira pode prejudicar o sistema de arrefecimento?

"algumas regiões onde tem a chamada água dura que é rica em cálcio e pode formar uma parede em volta dos cilindros, prejudicando a refrigeração"

Por Boris Feldman10/12/19 às 19h44

Muita gente ao repor a água do radiador, ou do sistema de refrigeração, usa mesmo a água de torneira. O que é muito pouco recomendável, é o barato que pode sair caro. Essa água contém muitos compostos minerais que poderão se agregar internamente ao motor. Como por exemplo em algumas regiões do Brasil, onde tem a chamada água dura que é rica em cálcio e pode formar uma parede em volta dos cilindros, prejudicando a refrigeração.

Água quanto mais pura melhor, de preferência, a destilada. Ou melhor ainda: como hoje deve-se usar 50% de água, 50% de um aditivo chamado etilenoglicol, o melhor é comprar o líquido pronto, que já existe no mercado, nos postos, nas casas de peças, nas concessionárias. E que já vem com o percentual correto de água e aditivo determinado pelo fabricante do automóvel.

radiador
Foto Shutterstock
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
13 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    NILSON LOPES DA CRUZ 9 de agosto de 2020

    Mentirá sempre usei agua de torneira no meu veiculo e ele esta com 230 mil km nunca deu pal e trabalha com temperatura normal

  • Avatar
    Valdir Timóteo 12 de dezembro de 2019

    A maioria dos veículos que ficam nas estradas fervendo são pessoas que não usam água destilada com aditivo.
    Água da torneira é dor de cabeça na certa, alguns mecânicos falam para usar água da torneira porque é a certeza de que você vai voltar nas oficinas deles para dar mais dinheiro fácil a eles.

  • Avatar
    Michel Ricardo 12 de dezembro de 2019

    Moro em Manaus e alguns mecânicos ainda insistem em querer colocar água da torneira no radiador e eu cair na deles, o meu carro é um Hb 20 e mês passado começou apresentar variação na temperatura. Troquei de mecânico e o mesmo condenou essa prática de colocar água no mesmo. Resumindo, precisei higienizar todo o sistema por onde a água passava, comecei a utilizar aditivos orgânicos e troquei a válvula termostática. Ahh! Vou precisar trocar q válvula onde coloco o aditivo pq utilizando água junto com o plástico acabou enfraquecendo toda estrutura.

  • Avatar
    Orli Carlos de Paula 11 de dezembro de 2019

    Eu coloco água filtrada

  • Avatar
    Cleber alves 11 de dezembro de 2019

    Pode usar agua que cai do ar condicionado ?

    • Avatar
      Ladislao nogueira 11 de dezembro de 2019

      Boa pergunta, Cleber também fiquei curioso abraço

      • Avatar
        Tasso Rebouças 12 de dezembro de 2019

        O problema caros amigos, é que a água que sai do ar condicionado estava presente no ar em forma de vapor de água, e se condensa na serpentina do condensador da central de ar condicionado, por onde também passa o ar, carregando poeira entre outros contaminantes, então essa água acaba por lavar essa sujeira da serpentina, e fica contaminada, imprópria para o uso no sistema de arrefecimento dos veículos.

  • Avatar
    Carlos Novaes Filho 11 de dezembro de 2019

    Boris eu tenho um corsa 1998, eu sei que esse tipo de carro trabalha com a temperatura alta em torno de 100 graus. A pergunta é moro no Rio de Janeiro aqui é muito quente, mesmo assim é obrigatório usar valvula termostatica ou não?

    • Avatar
      Loichester 11 de dezembro de 2019

      Com certeza sim .
      Válvula termostática é essencial pra um bom funcionamento do motor, independente da região onde você mora.
      Seja um lugar quente ou frio.
      como vc disse seu carro trabalha com uma temperatura mais alta 100 graus e é a válvula termostática que faz ele chegar a essa temperatura mais rápido (após a primeira partida com motor frio) e permanecer nessa condição durante o funcionamento.

  • Avatar
    Carlos Minkap 11 de dezembro de 2019

    Agua da torneira jamais deve ser usada, prejuízo na certa.

  • Avatar
    Keller Pasquetto 11 de dezembro de 2019

    Pior que existem muitos mecânicos que insistem em usar água da torneira.
    Recentemente fiz o arrefecimento do meu carro e comprei água destilada e aditivo Paraflu.
    Troquei até a válvula temorstatica paralela que mecânico colocou anteriormente por original adquirida na própria concessionária…

  • Avatar
    André 11 de dezembro de 2019

    E obrigado usar aditivos de radiador homologado por consecionaria de veículos por ex HONDA

  • Avatar
    Adiles Lino. 11 de dezembro de 2019

    E verdade pura .
    Água de torneira prejuízo certo.

Avatar
Deixe um comentário