Radiador: nada de resolver domesticamente…

Antigamente o motorista podia completar o radiador com água da torneira, mas hoje é preciso um líquido especial

Completar o líquido do radiador em casa pode ser um problema
Completar o líquido do radiador em casa pode ser um problema (Foto: Jeep | Divulgação)
Por Boris Feldman
16 de dezembro de 2021 07:32

Antigamente colocava-se água no radiador. Hoje é um líquido especial para o sistema de arrefecimento. E que líquido é esse?

Os percentuais podem variar para cada fábrica, porém, de uma maneira geral, quase 50% de água desmineralizada, quase 50% do aditivo etilenoglicol e o percentual restante de um aditivo anticorrosão.

Pode-se preparar esse líquido em casa com metade água e metade etilenoglicol? Não, por dois motivos:

Primeiro, pois a água da sua casa recebeu tratamento com cloro, que pode provocar oxidação. Por isso ela tem que ser desmineralizada.

VEJA TAMBÉM:

Além disso, da água e do etilenoglicol, tem também um pequeno percentual de um importante aditivo anti-corrosão, que não se encontra com facilidade no comércio.

Por isso deve-se comprar o líquido já preparado à venda no comércio

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
PAUL MAX 18 de dezembro de 2021

MUITO BEM VAMOS. LÁ, O MELHOR DE TODAS AS MÁQUINAS É O OPALA E NÃO ADIANTA ESSE BÓRIS VIR METER O PAU NO OPALA QUE NÃO VAI ADIANTAR, POIS A MÁQUINA 250S NÃO TEM IGUAL NA MANUTENÇÃO , SENDO QUE OS DE HOJE EM DIA SÃO CHEIOS DE TECNOLOGIAS SIMPLESMENTE PARA FATURAR EM CIMA DOS QUE TEM DINHEIRO PARA GASTAR SÃO CARROS DE BIBELÔ CHEIOS DE FRESCURAS SE DER QUALQUER PROBLEMA É REBOQUE NA CERTA JÁ MOTOR DO OPALA NUNCA DEIXOU-ME NA MÃO. ENFIM CHEGA QUEM GOSTA DE BRINQUEDOS DE PLÁSTICO ENTÃO DIVERTA-SE FEITO CRIANÇAS.

Avatar
Deixe um comentário