Botão de recirculação do ar-condicionado pode ser perigoso!

Tecla que evita a troca de ar entre a cabine e o ambiente externo pode causar fadiga nos ocupantes de automóveis

istock 643263928
Por Boris Feldman
Publicado em 20/02/2018 às 15h30
Atualizado em 04/02/2020 às 16h01

Tem muito motorista (a rigor, a maioria) que não lê o manual do automóvel. Também pudera, o livro está virando um verdadeiro calhamaço… O pior é que muitos motoristas desconhecem a função de certos botões de comando do painel, alguns muito importantes. Um que pode até ser perigoso se acionado indevidamente é a tecla de recirculação do ar-condicionado.

Por que apertar essa teclinha e deixá-la ativa pode ser um perigo? Quando se interrompe a troca de ar com o ambiente externo, os passageiros vão respirando apenas o oxigênio do interior do carro e expelindo gases nocivos ao organismo.

Esses gases, distribuídos pela cabine, voltam para o corpo e podem provocar, entre outros problemas de saúde, fadiga ou sono. Muitos motoristas nem imaginam, mas já dormiram ao volante por causa desse botão acionado durante horas.

Manter a tecla de recirculação do ar-condicionado ativa por muito tempo pode causar fadiga nos motoristas. Isso acontece porque o botão cessa a troca de ar entre o ambiente externo e a cabine.

Entenda como funciona a recirculação do ar-condicionado

A chave fica junto às outras de comando do sistema de ar e se caracteriza pelo desenho de uma seta fazendo curva. Sua finalidade é evitar a troca do ar de dentro do carro com o ambiente externo. Ela pode ser utilizada principalmente em dois casos:

Primeiro, quando o carro está muito quente: aciona-se a recirculação do ar-condicionado para acelerar o processo de refrigeração.

Fácil de compreender: se o aparelho puxa o ar externo, que está quente, demora-se mais para resfriar o interior do carro. Acionando a recirculação, o sistema puxa o ar interno, de dentro da cabine, que já está se resfriando e entra no aparelho com temperaturas mais baixas.

Outra possibilidade de ativar o botão de recirculação do ar-condicionado é para eliminar a troca numa região com muita poeira, ar contaminado de minério, por exemplo, ou no caso do veículo estar numa estrada próximo a um caminhão soltando muita fumaça.

Nesse caso, o botão funciona para evitar que o ar externo venha para o interior do carro carregando parte desta sujeira, o que não se evita totalmente mesmo com os filtros de cabine.

Foto Shutterstock | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
14 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
JP 28 de abril de 2020

em tempos de COVID creio que seja mais efetiva a recirculaçao ligada

Avatar
gh 15 de dezembro de 2020

Jamais. Em tempos de pandemia é bom deixar a renovação de ar externo.

Avatar
Alfredo 5 de abril de 2020

Porque a recirculação vem ligada como padrão em alguns carros: Kicks, Sentra, Prius,por ex?

Avatar
Thiago 14 de dezembro de 2020

Acho que ja vem ligado por padrao justamente pra quando vc ligar o ar ao entrar no carro ele se esfriar mais rapido te proporcionando mais conforto mas deve ter no manual algo a respeito de desligar a recirculação apos o ambiente estar frio

Avatar
Taylor 8 de julho de 2018

Tema idiota.Voces já viram alguma entrada de ar em um cômodo com ar condicionado ligado? no seu quarto por exemplo.Se o carro ficar com a recirculação desligada o ar condicionado não gela.Todos já sabem que o ar condicionado tem seus males,e respirar o mesmo ar é um deles.Imaginem o compressor do ar condicionado ser capaz de gelar instantaneamente um ar quente de entra a 40 graus…..Quem escreveu a notícia foi infeliz.

Avatar
Ivan de Carvalho Costa 19 de agosto de 2018

Imbecil é você que acha que em um quarto com uma média de 6m², tem o mesmo nível de oxigênio de um carro, além do mais, o quarto existem vãos, como cantos de portas, passagens micros pelas janelas e dentre outras, vai estudar um pouquinho garoto

Avatar
Veloni 16 de dezembro de 2018

Sabe de nada… Inocente.

Avatar
Gui 11 de dezembro de 2020

Taylor, a renovação de ar é sim usada em todos os sistemas de ar condicionado, porém não constantemente, periodicamente, de tempos em tempos é feita a renovação.

Avatar
Chico 13 de abril de 2022

Segundo o manual: “deve-se ligar o sistema por pouco tempo devido ao aumento da umidade e deterioração do ar.”

Avatar
Cleiton Reis 21 de março de 2018

Olha é um assunto o tanto quanto complicado de definir essa ou aquela maneira mais correta de usar a refrigeração interna do carro. Acho que a matéria exige cuidado e ponderações quanto aos momentos e locais corretos de usar. Devemos ter em mente que cada situação determinará a melhor estratégia a ser usada. Primeiro se o carro está muito quente por ter ficado exposto ao Sol, sabemos que o Veiculos é composto de varios materiais diferentes que ao sofrerem a ação do calor eles liberam odores fortes que sendo inalados aos poucos geram problemas de saúde. Então nesse caso acredito que o ideal seja manter o botão de reciclagem ligado para um resfriamento mais rápido, deixando os vidros um palmo mais ou menos abertos para ajudar a sair aquele bafo de calor que fica. Após esse processo que sentir a diminuição da temperatura é bom que desligue o botão de reciclagem por uns 5 minutos mais ou mesmos para que o sistema puxe ar novo e faça essa troca evitando assim que continue respirando o mesmo ar contaminado com os odores dos plásticos e borrachas que tem dentro do veículo. Agora é se estiver rodando em um local de muita poeira, poluição de gás carbônico liberados pelos escapamentos dos veículos, mau cheiro de esgoto a céu aberto, carro de lixo etc, é lógico que o ambiente interno de seu carro com o botão de reciclagem ligado é a melhor opção. Pior do mau cheiro externo só se alguém soltar gases flatulentos dentro do carro, aí amigo corre e abre as janelas kkkkkkk….

Avatar
David Monteiro 25 de fevereiro de 2018

Muito bom o assunto. Mas pra quem vive em grandes cidades, que vivem em engarrafamentos, qual seria a melhor alternativa? Pois quando desligo a recirculação do ar, a fumaça dos carros entram na cabine. Aí vem outra pergunta, qual seria mais prejudicial? A recirculação, ou o ar cim cheiro de fumaça dentro da cabine?

Avatar
Elver 21 de fevereiro de 2018

Não entendi direito. Ele faz a reciclagem do ar quando está ligado ou desligado. Tenho um Stepway e quando aciono o botão ele indica: Reciclagem ativada. Mas parece que o texto diz o contrário.
Obrigado.

Avatar
Kelly 21 de fevereiro de 2018

Pelo que entendi, quando o botão está acionado (a recirculação do ar-condicionado está ligada), o ar que está no interior do veículo permanece “preso” dentro dele. Não há troca desse ar com o ambiente externo. É sempre o mesmo ar que circula entre o interior do veículo e o ar-condicionado. No entanto, quando o botão está desligado, há a troca do ar entre o interior e o exterior, ou seja, o ar de dentro é sempre substituído pelo de fora. Como citado no exemplo, se você estiver atrás de um caminhão soltando muita fumaça, você aciona o botão de recirculação do ar-condicionado para que o ar externo com a fumaça não entre no veículo. Espero ter ajudado.

Avatar
Sergio Roquette 8 de julho de 2018

Exatamente.

Avatar
Deixe um comentário