Rede de postos em SP engana consumidores usando app como ‘desculpa’

A Rede Duque de postos em São Paulo utiliza aplicativo para ter preços mais competitivos. Mas, para não dizer ilegal, o aplica de forma imoral

Por Boris Feldman11/03/20 às 08h30

Quanto mais se critica as picaretagens, mais elas aparecem por aí vitimando o consumidor. A “novidade” é uma rede de posto de combustível em São Paulo que anuncia com uma placa, quase no meio da rua, preços supercompetitivos de etanol e gasolina.

O dono do carro é atraído, entra no posto. Quando chega na bomba, o litro está 10 centavos acima do anunciado lá na rua. Se ele repara e protesta, o frentista diz: “pois é doutor, aquele preço lá é só para quem baixou o aplicativo da Rede Duque. O senhor não viu? Está escrito lá debaixo do preço.”

E quem volta para conferir, repara em letras bem miudinhas a explicação do aplicativo da tal rede e o preço mais caro lá na bomba. Pode não ser uma atitude ilegal, mas ela é, no mínimo, amoral.

posto de combustível vazio e a bomba de abastecimento ao fundo
Rede de postos de combustível em SP que ‘engana’ os consumidores (Foto Shutterstock)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
12 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Vanderlei Gindro 21 de junho de 2020

    A rede Duque aplcia este golpe nos usuarios usa muito isto,coloca um valor na faixa e na hora de pagar voce tem que apresentar o apps da rede

  • Avatar
    Fabio Oliveira 12 de março de 2020

    Os postos Ipiranga são bem piores, pois exibem o preço atrativo muito abaixo do verdadeiro e, com as letras miúdas da placa do preço trazem “o preço PODE chegar a…” ou seja, o valor anunciado em letras gigantes nem mesmo com aplicativo do posto baixado e cadastrado chega ao valor em destaque anunciado. Isso sim, é mais sacanagem ainda.

    • Avatar
      BOB 14 de março de 2020

      E AINDA PAGAR QUASE UM REAL A MAIS POR LITRO, POIS ELES COLOCAM EM DESTAQUE O PREÇO DO ETANOL E DO DIESEL (IGUAL DA GASOLINA DOS CONCORRENTES)…E A GASOLINA DELES É NO MÍNIMO 4,99 TEM LUGARES A 5,99 OU MAIS. ELES TEM POSTOS NO ABC, SÃO PAULO E EM OUTROS LUGARES, COM A MESMA FORMA AMORAL.???

  • Avatar
    Bob 11 de março de 2020

    E/ou indicando o preço do diesel no preço da gasolina dos concorrentes, se bobear paga quase HUM REAL MAIS CARO por litro olhando o preço do diesel achando que é o da gasolina. Fiquem espertos, o App é fichinha perto do “jogo” do preço do diesel e eles tem dezenas de postos e fazem praticamente igual, tem até fila de gente desavisada pagando quase um real a mais por litro achando que está pagando o preço da concorrência. MUITA ATENÇÃO !!!

  • Avatar
    Thiago 11 de março de 2020

    Em Fortaleza, um posto bandeira Shell em frente à Assembleia Legislativa, onde tem uma unidade do DECON, tem uma placa muito semelhante.

  • Avatar
    Mister Gasosa 11 de março de 2020

    Eu olho tudo… percebi esta pegadinha, e não caí nela. Vi logo os números miudos com o valor maior. Acho que cabe uma análise do Procon.

  • Avatar
    Leandro 11 de março de 2020

    Se sou eu falo pro frentista aguardar que eu vou baixar o app.

  • Avatar
    carlos 11 de março de 2020

    Minha sugestão é: fique na bomba esperando baixar o app, fazendo o cadastro e faça o posto vender menos ocupando mais o tempo na bomba.

  • Avatar
    ANGELO XAVIER FERREIRA 11 de março de 2020

    Todos os postos Ipiranga fazem isso, pode reparar, onde está a ANP? Procon? etc…

    • Avatar
      Leandro 11 de março de 2020

      É diferente, as placas que vejo nos ipiranga aparece com o texto do mesmo tamanho do resto “Pague tal valor utilizando o app e tal valor sem o app” e nos comerciais tb eles enfatizam o app abastece aí, tanto que todo mundo conhece, já esse da matéria agiu de má fé, induziu o consumidor a abastecer pra depois descobrir nas letras miúdas que o valor anunciado tinha um “porém”.

    • Avatar
      BOB 14 de março de 2020

      E AINDA PAGAR QUASE UM REAL A MAIS POR LITRO, POIS ELES COLOCAM EM DESTAQUE O PREÇO DO ETANOL E DO DIESEL (IGUAL DA GASOLINA DOS CONCORRENTES)…E A GASOLINA DELES É NO MÍNIMO 4,99 TEM LUGARES A 5,99 OU MAIS. ELES TEM POSTOS NO ABC, SÃO PAULO E EM OUTROS LUGARES, COM A MESMA FORMA AMORAL.???

  • Avatar
    Jorge 11 de março de 2020

    Não é só a rede Duque que tem mais de 100 postos pela cidade de São Paulo, que se utiliza desse artifício para atrair o consumidor. A rede Ipiranga se utiliza do mesmo recurso.
    Mas o que incomoda é que a conta entre a bomba e o que é abastecido no seu tanque nunca fecha….muito esquisito

Avatar
Deixe um comentário