Carro Popular: o que é real no retorno do pé de boi

A alta dos preços está estimulando o pensamento de trazer o verdadeiro popular ao mercado, aquele simples e que cabe no bolso.

carro generico ao fundo mao com chave portal
Ele pode voltar (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 04/04/2023 às 07h02

Qual seria a solução para o mercado de automóveis retraído, pátios lotados, juros altos e preços dos carros nas alturas?

VEJA TAMBÉM:

O carro popular vai ter que deixar vários itens de lado

  • A primeira solução que se imagina é redução do preço do carro. Porém entre os principais motivos que o fizeram subir foram as exigências da legislação de mais segurança e menor poluição. Tudo isso custa muito.
  • Está-se então falando no retorno do carro “popular”. O que não seria totalmente impossível se as fábricas topassem eliminar equipamentos supérfluos como rodas de liga leve, ar condicionado, as enormes telas de multimídia, pintura metálica e vários dispositivos eletrônicos desnecessários no dia a dia.
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
29 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Diego 4 de abril de 2023

Voltar as carroças? Ar condicionado e direção hidráulica é o mínimo do kit dignidade em um carro. Carro no Brasil é caro pelos impostos abusivos e o dólar que não cai graças a incompetência dos últimos presidentes que só falam M e não dão segurança jurídica e não deixa mercado investir no país.

Avatar
Angelo Lima 5 de abril de 2023

A falta de manutenção pode transformar qualquer carro em carroça, afetando todo modal rodoviário. Brasil precisa de carros compatíveis com as realidades, econômica e da engenharia de transporte.

Avatar
GILMAR CARVALHO 20 de março de 2024

Compreendo colega, mais muitos brasileiros não podem pagar por este kit dignidade, eles se contentariam com carro simples. Ter um carro sem ar condicionado ainda é melhor que andar a pé.

Avatar
Manoel José Carlos 4 de abril de 2023

Carro popular no Brasil é o que mais tem, com preço de BMW é claro. Enquanto o brasileiro não perceber que o consumidor é quem faz o preço é não a montadora. Eles vão continuar extorquindo os brasileiros.

Avatar
GILMAR CARVALHO 20 de março de 2024

Sabia que no mínimo. 40% do preço de um automóvel é imposto ? o Governo pode muito bem dar um força nisso.

Avatar
Polvo 4 de abril de 2023

Carros pelados, só com o obrigatório por lei: airbag dianteiro e freios abs. Além de incentivos fiscais no preço deste tipo de carro e, obviamente, as montadoras teriam que reduzir a margem de lucro para ter volume de vendas.

Avatar
Maurício Mota 4 de abril de 2023

Retirar aparelhos eletrônicos vai baratear (????) Será (???) Gol 2023 última geração praticamente sem opcional nenhum, nem o PQP tem, e é vendido num preço horroroso de alto. Altos impostos e alta fatia de lucro; o mercado auto brasileiro e uma mãe para os fabricantes e governo, e muito MÄdrasta com o consumidor. E pelo amor de Deus, ar condicionado não pode ser taxado de supérfluo!!!!!!!!!

Avatar
Marcelo 5 de abril de 2023

Vdd, e uma pergunta que fica no ar, porque o cidadão concorda com tudo isso ? De duas uma, ou ele tem dinheiro suficiente e por isso é acomodado ou ele é acomodado e burro..

Avatar
adinaldo mundim 4 de abril de 2023

A solução verdadeira mesmo, seria o governo diminuir os astronômicos IMPOSTOS cobrados , aí sim, o preço cairia, pois como é sabido, os impostos do Brasil são os mais caros do mundo…e ninguém quer essas CARROÇAS ditas carro popular mais NÃO!!

Avatar
Marcelo 4 de abril de 2023

A união faz a força, se o cidadão brasileiro realmente tivesse a noção do oder que isso tem, quem sabe teríamos uma melhora no mercado automotivo, pois quem está realmente sustentando as máfias é o escravo e pacato cidadão..

Avatar
adinaldo mundim 4 de abril de 2023

A solução verdadeira mesmo, seria o governo diminuir os astronômicos IMPOSTOS cobrados , aí sim, o preço cairia, pois como é sabido, os impostos do Brasil são os mais caros do mundo…e ninguém quer essas CARROÇAS ditas carro popular mais NÃO!!

Avatar
Marcelo 5 de abril de 2023

Não vão baixar tributos, a não ser que o setor de fato quebre, afunde, más isso não irá acontecer e então a conta continuará sendo paga pelo pacato cidadão pagador de autos tributos..

Avatar
Marcelo Aragão 4 de abril de 2023

Ar condicionado não é supérfluo, o restante é. Carro é muito mais necessidade do que lazer, se eu quiser ter lazer, eu mesmo compro um kit multimídia na Net e instalo, sai muito mais barato, além de poder tirar se for vender o carro…

Avatar
José Aníbal Silva Santos 4 de abril de 2023

Fala serio

Avatar
José Aníbal Silva Santos 4 de abril de 2023

Ar condicionado superfluo? Gala serio

Avatar
Santiago 4 de abril de 2023

É perfeitamente possível desenvolver modelos a preços bem mais acessiveis, com mecânica atual e os atuais itens de segurança, além de um bom conforto (não luxo).
Mas isso é inadmissível no manual do capitalismo brazuca – segundo o qual o lucro deve sempre ser especulativo e escorchante.

Avatar
Jose luiz 4 de abril de 2023

O capitalismo busca o lucro mesmo. O objetivo é focar o investimento aonde der mais retorno (se da mais retorno vender um suv de 200k do que 4 populares de 50k pra que eu vou gastar mais aço, logistica, pessoal, espaço de armazenamento e cegonhas para fazer 4 vezes mais carros com menor lucro ?)

Avatar
Santiago 5 de abril de 2023

O problema é que os tais “suvs” vendidos no Brasil por 200 k, não valem mais do que 100 k (e não são SUVs de verdade) – mas como a nossa legislação permite a prática de tais distorções, e há quem se sujeite a pagar pra andar na moda, o mercado todo inflacionou e a farra permanece solta e sem rédeas.
Quanto à questão do capitalismo, isso depende muito do que se queira entender por “capitalismo”. Muitos dos que praticam concorrência desleal também alegam “principios capitalistas”, a fim de justificarem os seus atos. A interpretação é ampla e ilimitada.

Avatar
Adriano 4 de abril de 2023

Os carros já estão vindo sem esses itens mencionados no texto há anos, são todos opcionais. E mesmo assim o preço vem aumentando.entando muitooo. O único jeito de diminuir é tirando o Air Bag, freio AbS. Dúvido muito que os lacradores deixem tirar os filtros de gases poluentes.

Avatar
Giva 4 de abril de 2023

Se vingar essa história de carro “popular”, num curto espaço de tempo, estará custando o mesmo preço dos carros de entrada de hoje, porém com veículos despojados e se beneficiando de redução de impostos. É o Kwid custando entre 80 e noventa mil reais e o carro popular 70 mil, pode apostar!

Avatar
jo 4 de abril de 2023

A ganância e “estratégia” comercial são os culpados disso. Estou com pena das montadoras

Avatar
jo 4 de abril de 2023

A ganância e “estratégia” comercial são os culpados disso.

Avatar
Jo 4 de abril de 2023

Mais pelado que kwid e mobi? Que vergonha. Deviam diminuir margem de lucro. Aí via incentivo do governo, tudo certo. Não são defensor de livre mercado? Então receba!

Avatar
Gustavo Fonseca 4 de abril de 2023

É uma falácia que carro aumentou por causa dos otens de segurança obrigatorios… nos últimos 3 anos não teve inclusão de item obrigatório e os preço aumentaram 50%. Kwid nao tem liga leve e custa 70 mil…

Avatar
Jose luiz 4 de abril de 2023

Entrou o PL7 com requisitos de emissoes que resultou em mudanças nos motores. A VW por exemplo teve de tirar de linha os MSI por conta disso e colocar o tsi em mais veículos. Além de todos terem tido de recalibrar os motores. Tudo isso custa muito dinheiro, pois tem de readequar toda a frota e não um só modelo.

Avatar
Gustavo Fonseca 4 de abril de 2023

E o kwid, mudou de motor tbm para justifica sair de 40 mil para 70?

Avatar
Gustavo Fonseca 4 de abril de 2023

Masco que explica o aumento do kwid, que saiu de 39 mil para 70 mil? Teve troca de motor também? Um remap custa 30 mil?

Avatar
Jose luiz 4 de abril de 2023

Inflacao no periodo (tudo subiu) e sim, teve recalibracao para atender ao PL7. O motor é o mesmo porem quando recalibra envolve fazer testes de bancada e rodagem. Tudo isso custa.

O kwid tb sofreu um facelift e ficou mais refinado

Avatar
Rodrigo 4 de abril de 2023

Vi a anova tabela da GM e inacreditavelmente já temos Ônix a mais de 100k,,, Absurdo total!!!

Avatar
Deixe um comentário