Tecnologia da vez: câmeras ao invés de retrovisores

As tecnologias estão mais presentes nos automóveis - e facilitam a vida do motorista. A inovação do momento é o retrovisor que dispensa o espelho

Por Boris Feldman01/07/20 às 21h31

Olha aí mais uma novidade eletrônica no automóvel: dessa vez, o espelho retrovisor externo substituído por uma câmera. As duas fábricas mais à frente nesse projeto são Mercedes e Audi.

Eu já dirigi o Audi e-Tron com essas câmeras que projetam as imagens em telas embutidas nas portas; logo se acostuma com elas e se percebe as suas vantagens.

Para começar, suas diversas regulagens, todas por toques na própria tela. Além da perfeição das imagens, ainda existem várias outras vantagens dessas câmeras, a começar pelo ganho aerodinâmico: são dois ‘trambolhos’ a menos nas laterais.

E muito mais difíceis de se danificarem nas paredes. Aliás, nem sempre nas paredes: basta o motorista irritar o motoqueiro para os retrovisores sofrerem!

Retrovisor com câmera em um automóvel da Audi
A tecnologia está cada vez mais presente nos automóveis para facilitar a vida do motorista (Foto Audi | Divulgação)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    joe 7 de julho de 2020

    esse troço deve ser pra dentro do carro – é o sonho do motociclista

Avatar
Deixe um comentário