Rodízio dos pneus: cuidado com o errado

A prática é ideal para prolongar a vida útil destes componentes, mas o modo de fazer varia conforme a tração dos carros

rodpizio pneus portal
O rodízio pode aumentar a vida útil dos pneus do seu carro (Foto: Montagem AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Bernardo Castro
Publicado em 30/05/2023 às 07h02

Pra que fazer rodízio dos pneus? Para que eles tenham um desgaste mais uniforme e maior durabilidade.

O problema é que muitas oficinas, até de concessionárias, ou borracheiros, não fazem o rodízio correto conforme especificado no manual do automóvel. O fazem em X, cruzando rodas dianteiras com as traseiras. Mas nem sempre este é o rodízio recomendado.

Pois ele pode variar em função do carro ter tração dianteira, traseira ou tração nas quatro rodas.

VEJA TAMBÉM:

Se por exemplo, o carro tem tração dianteira, os pneus da frente vão para trás do mesmo lado e os traseiros vão para frente em X. Se faz o contrário no caso da tração traseira.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
6 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Fumassaz 31 de maio de 2023

Leiam o manual e qdo for fazer o rodizio, o dono do carro fala ao borracheiro como tem que ser feito.

Avatar
José Oliveira 30 de maio de 2023

Faça o teste coloque pneus gastos na frente e saia na chuva

Avatar
José Oliveira 30 de maio de 2023

Eu seguindo conselho dos entendidos fiz um rodízio e coloquei os pneus mais gastos na frente, levei um susto danado o carro aquaplanou, portanto não acredite nessa dica, os pneus mais gastos tem que estar sempre atrás, pois em caso de chuva os dois pneus dianteiros é que vão direcionar o veículo, se estiverem gastos o carro vai aquaplanar

Avatar
Marcelo Moreira 2 de junho de 2023

Bom dia, na verdade o susto que o Sr. tomou é compreensível mas também é à prova que a aplicação dos pneus mais gastos tem que ser na dianteira, por um motivo, se eles tivessem na traseira não teria como fazer a correção da trajetória, já na dianteira essa correção pode ser feita.

Avatar
Lucas 30 de maio de 2023

Essa orientação é baseada em qual documento ?
Pois há veículos em que a tração é na dianteira e a recomendação é apenas realizar em X, sem o procedimento de cruzar os pneus das rodas traseira.

Leiam o manual pessoal!

Avatar
Luiz Eduardo de Macedo 3 de junho de 2023

Primeiro tem que saber qual é o tipo de pneu do seu carro. Há 3 tipos de pneus e cada um tipo determinado como se deve fazer o rodízio. No manual descreve como fazer com o tipo de pneu que vem de fábrica, se houver uma troca para outro tipo de pneu, prevalesce o que o tipo do pneu diz e não o manual.

Avatar
Deixe um comentário