Motor roda quase 100 mil km sem trocar o óleo; veja como ficou

O motor V6 biturbo de um Infiniti foi condenado por não ter feito esse serviço básico, o vídeo mostra o desmonte e analisa os estragos

motor v6 biturbo nissan sem trocar oleo
O óleo ficou praticamente sólido (Foto: YouTube | Reprodução)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 30/05/2023 às 09h02
Atualizado em 31/05/2023 às 11h12

Trocar o óleo lubrificante seguindo as recomendações do fabricante é o básico para manter seu carro em ordem. Esse serviço é recomendado de ser feito nos carros modernos a cada 10 mil km ou 1 ano, o que ocorrer primeiro. Mas o dono desse Infiniti Q50 de 2016 rodou 96 mil km e realizou apenas uma troca.

Apenas o fato desse motor V6 3.0 biturbo, que produz 300 cv, ter sobrevivido a todo esse tempo já é notável. Ele chegou à oficina do mecânico e youtuber Host Eric, do canal I Do Cars. O carro chegou apresentando falhas e apresentando diversos códigos de erro no scanner.

VEJA TAMBÉM:

O carro estar com um filtro de óleo diferente do original indica que o lubrificante foi trocado pelo menos uma vez. O estado do motor mostra que já faz alguns anos que o serviço foi feito.

  • O óleo velho ficou com uma consistência de plástico, impregnando o cabeçote e partes móveis. No fundo do cárter está uma borra pura, com cor escura.
  • O óleo ter ganhado essa consistência mais grossa atrapalhou o funcionamento do comando variável, o que foi uma das falhas apontadas no scanner. O lubrificante passa pelos atuadores para variar a posição do comando, por isso é importante usar a especificação correta em motores com esse sistema.
  • A corrente de comando quebrou, falha que não ocorreria em um carro com 96 mil km no uso normal.
  • Na desmontagem o youtuber mostra alguns problemas no projeto desse motor V6 projetado pela Nissan.
  • Uma é a parte inferior do cárter ser feita em plástico e ter o dreno na lateral. Isso faz que um pouco de óleo velho continue lá após a troca.
  • No geral, o motor foi condenado e o reparo foi considerado inviável. O carro só poderá voltar a rodar caso o dono compre um motor novo — que por sua vez custa bem mais caro que as trocas de óleo que foram negligenciadas.
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25 Comentários
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Leo 5 de junho de 2023

Respeito todos os comentários!
MAS… a LEITURA DO MANUAL DO PROPRIETÁRIO parece que ofende os motoristas! Mais improvável ainda ler as especificações do óleo.
Enfim, a burrice é algo cultural? Ou é teimosia?

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Pedro Carlos de Faria Pinto 3 de junho de 2023

Tenho uma Spin 2013 com 155 mil km e sempre troquei a cada 10 mil. E sempre com a troca dos filtros. Só não uso mais o mesmo óleo fino.

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Alexmar 1 de junho de 2023

Se o pessoal não troca óleo do motor e filtro que são baratos, imagina trocar o óleo do câmbio CVT, ou seja, o mercado de usados será bombástico.

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Volodimir 1 de junho de 2023

Pois é, depois dos ANTIVACINAS temos os ANTITROCADEÓLEO kkkkkkk

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Fernando B 31 de maio de 2023

Essa é uma manutenção tão simples e barata que até me assusta ter muquirana que não faça. 4 litros de óleo e um filtro deve dar algo em torno de 250 POR ANO. Isso é basicamente 20 reais por mês. Uma pessoa que se propõe a ter um carro, é o mínimo a ser feito

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Mario 31 de maio de 2023

Não e confiável esperar completar 10.000 precisa verificar o nível e de vês em quanto dar uma completada pois o óleo evapora baixando o nível

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Evandro 31 de maio de 2023

Também troco tudo a cada 5000km. Não sou um motorista seboso.

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André 31 de maio de 2023

Fluido de direção hidráulica, óleo de câmbio manual ou até mesmo fluído de radiador do tipo super long Life aguentam viver na base da completada. Mas óleo de motor, sem chance. Esse último é muito exposto a calor, pressão, carbonização e contaminação por gasolina eventualmente adulterada. Já esses outros sistemas que citei, são lacrados e tem menos contaminação por fatores externos.

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José da Silva 30 de maio de 2023

Já rodei 70 mil com um palio fire só completando o óleo e não deu problema

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Rodolfo 31 de maio de 2023

Deu problema pra quem você vendeu!

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Fernando B 31 de maio de 2023

Quem comprou levou um rojão aceso pra casa.

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Antonio Costa 30 de maio de 2023

Eu troco o óleo do meu carro a cada 5 mil Km, ou cada seis meses, o que vencer primeiro. Filtro de óleo a cada troca, os demais filtros a cada 10 mil km..

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José Albuquerque 30 de maio de 2023

Tá com dinheiro sobrando, porque se trocar a cada 10 mil ou 1 ano dá na mesma…

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Willian 30 de maio de 2023

Caso esses 10.000 km forem uso não severo (rodar em estrada) eu concordo.porem na cidade não existe troca de 10.000km…. sempre 5.000 (uso severo). O colega acima está certo meu amigo.

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Rodolfo 31 de maio de 2023

Ele é uso severo meu caro!

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Roberto 31 de maio de 2023

Mas os mimizentos não entendem isso

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Gabriel Gomes 30 de maio de 2023

Tá jogando dinheiro fora… Óleos modernos rodam 10 mil ou 1 ano com sobras… 5000km era há 30 anos…

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BAURO MI 31 de maio de 2023

Se não tem dinheiro, não tenha carro, pois é necessario gastar para mantê-lo…

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Rodolfo 31 de maio de 2023

Aposto que você nunca leu o manual do seu atual carro.

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Andre Rocha 30 de maio de 2023

Na minha xaranga véia a troca dos fluidos é rigorosa! É um gasto que não me gera gastos desnecessários…

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Rodolfo 30 de maio de 2023

Conheci um cara que me disse que óleo não se trona, apenas se completa. Coitado de quem compra o carro dele “semi-novo” com “apenas” 30 mil km e 3 anos sem trocar o óleo.

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Israel 30 de maio de 2023

Ele deve ter falado do óleo de câmbio que e assim disse a Chevrolet

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Rodolfo 31 de maio de 2023

Ele disse óleo de motor mesmo. Existe sim gente muquirana assim, acredite.

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José 3 de junho de 2023

Óleo não se completa, exceto se houver vazamentos. Óleo se troca de acordo com o manual. Uso severo? A cada 6 meses ou 5 mil km rodados. O motor do carro agradece.

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Isaias 4 de junho de 2023

Se for fiat, com certeza tem que completar .porque abaixa que é uma beleza.

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