Sandália “de dedo” não pode

As vezes, quando se tem uma viagem de férias, o condutor questiona: Posso dirigir sem camisa? E de chinelo? Boris Feldman responde

Não é permitido dirigir de chinelo de dedo
Não é permitido dirigir de chinelo de dedo (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
30 de dezembro de 2021 21:32

Viagem de férias: toda a família no automóvel, bagagem no porta-malas, terno e gravata escondidos lá no fundo do armário e pé na estrada. De camiseta, bermuda e sandália. Opa! Sandália de dedo, tipo “Havaianas” não pode!

O código proíbe qualquer calçado que não se prenda atrás no pé. Então, sandália com uma tira atrás pode.

Por outro lado, se o código é omisso, descalço também pode. (Engraçado, não? Se o motorista estiver de sandália de dedo e o policial se aproximar, seria só empurrá-la para debaixo do banco…)

Mas é omisso também em relação à indumentária, ou seja, sem camisa ou blusa, pode. Até nu poderia, não fosse considerado atentado ao pudor…

VEJA TAMBÉM:

Outra dica: veja se o tapetinho sob os seus pés (sobre o carpete) está bem fixado com os ganchinhos, para evitar escorregarem durante a viagem. Não se esqueça de que essa aparente bobagem já andou provocando acidentes por aí.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
José Alberto carneiro santos 26 de maio de 2022

Só falta agora o cara ir pra praia de terno,gravata e sapato social.Assim não está infringindo a lei.

Avatar
Fernando 31 de dezembro de 2021

Eu acho curioso isso. É praticamente impossível dirigir de havaianas pois realmente atrapalha, entretanto eu deixo o chinelo no banco do carona e dirijo descalço, só voltando a colocar o chinelo ao chegar no local. O problema disso é a questão da abordagem policial. Para descer do carro, preciso sair descalço tbm?

Avatar
Andre Rocha 31 de dezembro de 2021

Sim. Durante uma abordagem policial, se você estiver dirigindo descalço, descalço deverá permanecer INCLUSIVE ao descer do veículo. Se for parado, procure não deixar o chinelo às vistas do policial, pois o mesmo pode interpretar que você estava dirigindo de chinelo e só o retirou por causa da abordagem. Coloque, de repente, atrás do banco, debaixo dele, debaixo do banco do carona, para mostrar que realmente estava dirigindo descalço e não infringindo a lei. Se você colocar o chinelo para descer do veículo ou até mesmo pegá-lo para descer, mesmo calçando-o depois de ter descido, ele poderá aplicar uma multa baseada no Art. 252, Iten IV do CTB, que diz:
IV – usando calçado que não se firme nos pés ou que comprometa a utilização dos pedais;

Eu, enquanto no trabalho, dirijo de tênis em tempo integral. Enquanto em casa/lazer dirijo descalço em tempo integral.

Avatar
Deixe um comentário