Semicondutor: cada um se vira como pode…

Oferecer menos mimos eletrônicos em alguns veículos foi a saída de algumas fabricantes para enfrentar a falta do chip semicondutor

Devido à falta de semicondutores, Volkswagen opta por produzir alguns modelos sem a central multimídia
Devido à falta de semicondutores, Volkswagen opta por produzir alguns modelos sem a central multimídia (Foto: Montagem AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
16 de setembro de 2021 07:32

As fábricas de automóveis estão penando pela falta de semicondutores (“chip”) em todo o mundo. E tentando driblar o problema como podem.

A Volkswagen do Brasil já eliminou a central multimídia – onde vai uma pilha de semicondutores – do Fox e Nivus. E anunciou agora a mesma estratégia para o Polo e  Virtus. Ambos perdem a central multimídia como equipamento de série que vira opcional, por R$ 1.820. Bem pensado: se estiver em falta, não perde a venda do carro.

Aliás, outros equipamentos também sumiram da linha: rádio, câmera de ré e outros eletrônicos. Além disso, as fábricas preferem destinar a minguada quantidade de chips para seus carros mais luxuosos.

VEJA TAMBÉM:

O raciocínio é: se forçada a deixar de produzir alguns modelos por falta do semicondutor, que sejam os mais baratos. E mais: um grupo com várias fábricas pelo mundo, dirige os chips para as que resultam em maior rentabilidade operacional.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
CARLOS EUGENIO PESSOA GOMES 16 de setembro de 2021

Ou seja consumidor Brasileiro tratado como Otario! Simples caso fosse trocar de carro agora, ou coloca o multimídia ou não compro, vou para uma marca que tenha o equipamento instalado…Mas tem um monteeee que aceita por isso ficamos na …

Avatar
Eduardo Teixeira Kull 16 de setembro de 2021

Só que tiram a mídia, mas não diminuem o preço na proporção e ainda por cima a oferecem como opcional, então, o que temos é um aumento de preço disfarçado em uma situação de escassez de componentes.

Avatar
Deixe um comentário