Seta no painel indica de que lado parar na bomba de combustível

Ao pegar um carro pela primeira vez, alguns motoristas ficam na dúvida em qual lado está o bocal de abastecimento. Mas dá pra saber sem descer do automóvel

Por Boris Feldman 16/08/18 às 06h30
marcado combustivel argo fiat

Poucos motoristas percebem uma seta no painel, ao lado do ícone da bomba de combustível, que traz uma indicação para facilitar na hora de abastecer o carro.

[TRANSCRIÇÃO]

É claro que quando você entra no posto para abastecer o seu automóvel, você sabe exatamente de que lado está o bocal de abastecimento. Entretanto, se você estiver dirigindo um carro emprestado de alguém ou alugado ao entrar no posto você fica sem saber de que lado deve parar o carro, porque não sabe se a tampa do tanque está à direita ou à esquerda.

E, aí que tem uma dica muito simples, mas que funciona e pouquíssima gente percebeu: no painel do carro, onde está o marcador do nível de gasolina, de álcool ou de diesel tem a figura, o ícone de uma bomba de abastecimento. Ao lado dela, à esquerda ou à direita, tem uma seta indicando exatamente pra que lado fica a tampa do tanque. Pois é, tem gente que dirige há dezenas de anos e ainda não percebeu essa providencial setinha no painel.

seta no painel
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
12 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Willian Matano 22 de novembro de 2018

Quando essa seta começou a ser usada?

Avatar
Carlos Paz 25 de julho de 2021

De acordo com o que eu pesquisei. Foi desde início dos anos de 1990. Foi um projetista da Ford quem criou. Mas confesso que meu Uno ano 1999 não tem.

Avatar
Gilmara Zimdars 20 de novembro de 2018

No meu carro (Citröen) também não tem seta indicativa no painel junto ao desenho do tanque de combustível e o tal braço está do lado oposto à abertura do tanque no carro. Ou seja, informações inúteis! De qualquer forma, ridículo é alguém comprar um carro e depender dessa informação no painel para saber de qual lado está a abertura do tanque!

Avatar
Rafael 26 de novembro de 2018

Pelo jeito vc nem leu a matéria completa, lá diz claramente que o seu carro sabe onde está a tampa do tanque, mas em um veículo de empresa ou emprestado de amigo, seguradora etc… Provavelmente vc não saiba onde está a tampa…

Avatar
Inácia Silveira 14 de maio de 2021

Eu sou ridícula desde q comprei meu primeiro carro kkkkk Sempre achei que era relativa ao nível de gasolina e nunca tive problema… Só agora com o seu comentário… entrei numa depressão profunda😥

Avatar
Júlio Lirio 16 de agosto de 2018

Kkkkk,no veículo da minha empresa não tem a seta ?

Avatar
JULIO CESAR RODRIGUES DA CUNHA 20 de novembro de 2018

Quando não tem a seta, é o bracinho da bomba é que indica o lado do tanque. Muito prático!!! No fusca antigo a sete é a ponta do ponteiro que indica pra frente…

Avatar
Hugo 16 de agosto de 2018

No manual tem esta explicação ?se não , deveria ter .

Avatar
FernandoAurélio 16 de agosto de 2018

É tem gente que deveria aprender a fazer uma matéria informativa melhor. Custava ilustrar com duas fotos – uma com a seta num lado e outra noutro?

Avatar
Luciano JR. 30 de setembro de 2018

Ué! O nível de incapacidade está assim tão alto? Ex.: “Vire à direita, não vire à esquerda”. Não sempre reduziu-se para “vire à direita”. O mesmo posso dizer para as fotos. Um único exemplo já explica o seu contra-exemplo.

Avatar
Davlin Santos 16 de agosto de 2018

Legal, valeu… Não tinha reparado ??

Avatar
Davlin Santos 16 de agosto de 2018

Legal, valeu…. Não tinha reparado…??

Avatar
Deixe um comentário