Sim: tem que trocar até com o carro parado!

Mesmo que o seu carro esteja parado na garagem, é importante fazer a manutenção de algumas partes. Saiba quais são

validade dot pneu
Mesmo sem ser utilizado, o pneu tem um tempo de vida útil (Foto: AutoPapo)
Por Boris Feldman
04 de junho de 2021 21:30

O que precisa de manutenção e tem que ser substituído num automóvel pelo prazo que expira, vence com o tempo, ainda que o carro esteja parado? Os dois mais importantes são os compostos de borracha e os fluidos. O pneu, por exemplo, ele vence até no estoque da loja, ou lá no porta-malas do carro.

Cinco, seis anos é o período recomendado. Daí, até os dez anos, dá para rodar, mas não é recomendável. E depois disso, lixo. E outros componentes de borracha, como as palhetas do limpador de para-brisa, a cada dois anos, as correias também têm prazo de validade.

VEJA TAMBÉM:

E, finalmente, os fluidos. O óleo do motor expira com 12 meses, alguns câmbios exigem troca do óleo. O fluido do freio, por absorver umidade, deve ser trocado a cada dois anos e esse também é o prazo para o líquido de arrefecimento, o do radiador.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
11 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Jefferson De Almeida 6 de junho de 2021

Tenho um Honda fit 2014,câmbio automatico nunca fiz a troca do óleo de câmbio! Pode dar problema? Quanto tempo mais tenho pra trocar??

Avatar
Thiago 6 de junho de 2021

Pode sim dar problema… a cada 60mil km é bom trocar de forma preventiva o fluído do câmbio

Avatar
Vilson port 6 de junho de 2021

Lembrando que pneu não tem data de validade e sim de fabricação que se aplica na garantia do fabricante que é de 5 anos.

Avatar
Pino da Granada 6 de junho de 2021

Exatamente. Um pneu leva centenas de anos pra se deteriorar. Me lembro que antigamente eu entrava no site do fabricante de pneu e ele especificava sem data de validade. Agora o pessoal vem com essas besteiras ai de que passou cinco anos tem que trocar o pneu. Comprei 4 pneu em 2020 e a data de fabricação era 2019. Vc nunca vai achar na loja um pneu no mesmo mês de fabricação. O pessoal vem falando essas asneiras ai e daqui a pouco vai sair um deputado idiota com um projeto de lei para exigir a troca de pneu em 5 anos.

Avatar
Fernando B 7 de junho de 2021

O pneu após 7, 8 anos de fabricação já vai enchendo de rachadura. Além do mais, ele está em constante movimento, o que se torna um perigo.

Avatar
Alex 6 de junho de 2021

Não precisa comprar veículo novo Sr.B.
Se estiver com a manutenção toda em dias,pq aonde um veículo novo vai um veículo usado também vai…
Independente do lugar….
Já vi tantos veículos novos zero, esperando a seguradora nas estradas e nas ruas… então sr.B, não tem milagre e sim manutenção preventiva…

Avatar
alfredo bruzzese 5 de junho de 2021

Tenho um Renault express 98.
Desde zero.o que devo fazer para melhorar o desempenho

Avatar
Fernando B 6 de junho de 2021

Vende-lo e comprar um carro novo. Não existe milagre com um carro de 23 anos de fabricação.

Avatar
Alex 6 de junho de 2021

Para que comprar um carro mais novo Sr.B.
Sendo que todo veículo com sua manutenção em dias chega em qualquer lugar. principalmente se for um veículo já fora de linha, aonde vai um veículo novo um veículo usado também vai…
E não precisa comprar veículo novo.

Avatar
Jonas 6 de junho de 2021

Dependendo de como foi tratado (manutenção), um carro de 30anos vai onde um zero km vai,talvez até mais longe pois tem menos componentes complexos para dar pane.

Avatar
Leonardo 6 de junho de 2021

Depende se estiver com a manutenção em dia vê se vale a pena

Avatar
Deixe um comentário