Simulador de direção volta a ser obrigatório no Rio Grande do Sul

Sem realizar qualquer tipo de estudo técnico ou avaliação científica, o Governo Federal decidiu eliminar o simulador de direção nas autoescolas

Por Boris Feldman10/09/19 às 08h30

O Governo Federal, na base do achismo, resolveu suspender a obrigatoriedade das autoescolas incluírem, na preparação dos motoristas, as aulas com simuladores de direção.

Eu disse achismo porque não foi realizado nenhum estudo técnico, nenhuma avaliação científica, nenhuma estatística que justificasse eliminar o simulador. Pois, em muito boa hora, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, no Rio Grande do Sul, decidiu suspender essa decisão do governo.

Vamos torcer para que essa decisão lúcida e racional seja estendida para outros estados. Pois somente com simulador de direção o candidato à CNH é capaz de aprender a reagir diante de situações adversas no trânsito, como chuvas, neblinas, estradas sinuosas e outros perigos.

1 simulador autoescola
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Alan 17 de agosto de 2020

    Um simulador lixo igual ao que temos não deveria ser obrigatório. Pra ser um simulador tem que cumprir muitos mais requisitos.
    Não se sente o carro, nem a pista, ou seja não se sente nada. A única coisa que tu faz é ficar virando um volante enquanto a tela muda de posição, com chance do carro apagar. Sendo que um simples volante da Logitech vem com ‘force feedback’ que faz com que se sinta o carro e a ondulação da pista!
    Um valor exorbitante para algo inútil, sem contar de quando tu falta a aula que tem q pagar novamente (60 reais).
    Tem que ser muito retardado pra achar que aquilo ajuda em algo! Certamente que quem decidiu voltar a ser obrigatório fez a prova a no mínimo 30 anos atrás, quando nem se precisava fazer a prova..

  • Avatar
    Rodrigo 25 de novembro de 2019

    Países com taxa de acidentes bem menores que as nossas, exigem apenas que você passe na prova, sem aulas de auto escola, que servem apenas para extorquir seu dinheiro, ninguém aprende a dirigir em auto escola, você só vira motorista após uns 2 anos de transito.

  • Avatar
    marcio 16 de setembro de 2019

    Parece que o estudo também não foi feito para se ter o simulador, na verdade é só mais um jeitinho para pegar mais dinheiro cujo valor é absurdo da carteira. Eu gostaria de ver a onde está sendo aplicado e quem fica com a maior parte deste dinheiro, para justificar este valor do contribuinte, tanto é verdade que quem entrou com liminar foram os próprios CFCS para manter o simulador que nada contribui com formação na direção. Liminar que será derrubada e se cobrada os próprios CFC pagarão, não falo pelos outros, mas eu entrarei na justiça e cobrarei quando a liminar for derrubada.

  • Avatar
    Charley 11 de setembro de 2019

    Boa tarde Boris gostaria de saber se você conheceu e dirigiu o sdv? Ouvi a matéria sobre o sdv e achei um pouco oportuno da sua parte dizer que o sdv trás benefícios para o candidato a primeira habilitação . O mesmo foi implantado se nenhum estudo , sem que os interessados e profissionais do trânsito opinassem sobre o sdv . Caso não tenha dirigido o convido a comparecer ao meu CFC , para dirigir e tirar sua conclusões baseados em prática .

Avatar
Deixe um comentário