Não trocar as pastilhas de freio danifica o disco: saiba como evitar

Pastilhas de freio que chegaram ao fim da vida útil aumentam o desgaste dos discos de freio; reparo das pastilhas custa a partir de R$ 50

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Por Boris Feldman
Publicado em 23/05/2018 às 18h20
Atualizado em 30/01/2020 às 16h07

O freio do carro é um caso típico da manutenção corretiva que pesa desnecessariamente no bolso de quem se esquece (ou se recusa) de levar o carro para a preventiva, ou seja, para as revisões periódicas.

Se a pastilha de freio gasta não for substituída, o material de revestimento se desgasta e a base de aço entra em contato com o disco de freio, danificando-o.

Se a pastilha de freio não foi trocada e a base de aço encostou no disco, os danos são mais profundos e será necessária uma verificação. Se for possível uma retífica do disco sem ultrapassar a espessura mínima recomenda pela fábrica, o problema está resolvido.

Caso contrário, os discos devem também ser substituídos. Aliás, boa noticia é que, em muitos casos, o custo para a aquisição de novos discos é inferior ao de seu reparo por uma retífica.

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Qual a função da pastilha de freio e como ela funciona?

Os freios funcionam com pastilhas pressionadas contra discos. As pastilhas de freio são compostas de uma base de aço sobre a qual se deposita um revestimento de material mais macio. Ele faz o contato contra o disco de freio e provoca o atrito que reduz a velocidade do carro. E se desgasta com o tempo.

Pastilhas de freio: base é de metal
Pastilhas de freios: base é de metal

Como saber se a pastilha de freio está ruim?

As pastilhas de freio devem ser verificadas a cada 5.000 ou 10 mil km para se avaliar a espessura do material de revestimento sobre a base de aço. Lembrando que a sua espessura mínima deve ser de 2 milímetros. Em alguns poucos modelos, quando ele atinge um valor mínimo, o motorista é alertado por uma luz no painel.

Normalmente a verificação é visual, muito simples e, na maioria dos casos, não há necessidade de desmontar nada no automóvel.

É o caso típico da manutenção corretiva que vai custar muito mais, pois, além da troca das pastilhas, haverá necessidade de retificar ou trocar o disco de freio e por isso recomenda-se a verificação da pastilha a cada cinco ou dez mil quilômetros.

As pastilhas que equipam veículos mais pesados tem sua durabilidade às vezes reduzida à metade. Alguns chiados gerados no contato entre as pastilhas de freio e o disco são comuns.

Mas quando eles se agravam e o motorista percebe um ranger no pedal do freio, é sinal de que a base de aço já está em contato com o disco.

Quanto ao disco dos freios, se as pastilhas forem substituídas em tempo hábil, ele pode continuar em operação. Caso tenham surgido alguns frisos, basta uma ligeira intervenção para deixá-lo novamente liso.

Qual o valor de uma pastilha de freio?

As pastilha de freio custam, em média, para um carro popular, entre R$ 50 e R$ 120. Em carros importados e de categorias superiores, os valores pode chegar a R$ 500.

Disco de freio pode estragar por pastilha gasta
Disco de freio
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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

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