Start/stop é uma coisa; Já o start&stop é outra: entenda

O sistema start/stop e o start&stop tem os nomes parecidos, mas funções completamente diferentes. Você sabe quais são?

2011 bmw x3 auto start stop button  960 6401
Por Boris Feldman
Publicado em 05/06/2018 às 23h30
Atualizado em 22/01/2020 às 21h24

Presente em diversos carros no Brasil, os sistemas start/stop e o start&stop geram algumas dúvidas sobre como eles funcionam e sobre as suas diferenças.

Para você não confundir “alhos com bugalhos”, veja a diferença entre essas duas tecnologias:

VEJA TAMBÉM:

[TRANSCRIÇÃO]

A eletrônica veio para dar mais conforto, segurança, informação, mas também confunde muito com as suas letrinhas e expressões em inglês. Uma delas, que já teve até uma fábrica confundindo alhos com bugalhos,  é o  start/stop. Quando o carro tem aquela chave presencial que basta estar no bolso do motorista, ou em algum lugar do carro, e para ligar e desligar o motor é só apertar um botão no painel, aquele botão vem escrito start stop. Ou seja, o mesmo botão para ligar e pra desligar o motor.

Mas, tem um sistema muito mais sofisticado que é o start& stop, que automaticamente desliga o motor quando o carro para e volta a ligá-lo quando o motorista pisa no acelerador, para a redução de consumo de emissões no trânsito urbano. Então, start/stop é um simples botão no painel, Start&stop é um sofisticado sistema eletrônico.

start/stop e o start&stop
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Leonardo Jardim de Queiroz 22 de outubro de 2021

Cheguei até aqui pra ver o que as pessoas pensam. Realmente é conflituosa As as palavras. Acho q devemos é pensar o seguinte, Start&stop ja foi descrito aí em cima. Agora vamos chegar a outro ponto. Existe no mercado carros q ja precisa de bateria com corrente mais fortes. Isto independente dele ter Start&Stop. Então use sempre a bateria indicada pelo fabricante. Exemplo temos Evoque q não tem sistema Start&Stop e usa bateria mais fortes e não comuns.

Avatar
Ailton Marques 12 de janeiro de 2021

Olá.
Eu sempre entendi que Start&Stop e Start/Stop fossem a mesma coisa: botão de liga e desliga o motor. Enquanto que o sistema que desliga o motor quando o carro para num semáforo, por exemplo, é o Stop&Go – para economizar combustível e diminuir a emissão de poluentes. Pelo menos é assim num vídeo da Hyundai.

Avatar
norivaldo 11 de março de 2019

TENHO UM ARGO HGT 1.8 MANUAL O START STOP NAO FUNCIONA DIREITO JA LEVEI NUMA CONSSECIONARIA ELE DISSE QUE A VOLTAGUEM DA BATERIA ESTAVA BAIXA SE O POBREMA E NA BATERIA ENTAO VCS TRACA ACABA O POBREMA MAS ENFIM NAO TRACARAO E NAO VIROU NADA SENDO QUE O CONSUMIDOR PAGOU CARO POR UM START STOP E NAO VALE NADA

Avatar
Deixe um comentário