Start/stop é uma coisa; Já o start&stop é outra: entenda

O sistema start/stop e o start&stop tem os nomes parecidos, mas funções completamente diferentes. Você sabe quais são?

2011 bmw x3 auto start stop button  960 6401
Por Boris Feldman
05 de junho de 2018 23:30

Presente em diversos carros no Brasil, os sistemas start/stop e o start&stop geram algumas dúvidas sobre como eles funcionam e sobre as suas diferenças.

Para você não confundir “alhos com bugalhos”, veja a diferença entre essas duas tecnologias:

VEJA TAMBÉM:

[TRANSCRIÇÃO]

A eletrônica veio para dar mais conforto, segurança, informação, mas também confunde muito com as suas letrinhas e expressões em inglês. Uma delas, que já teve até uma fábrica confundindo alhos com bugalhos,  é o  start/stop. Quando o carro tem aquela chave presencial que basta estar no bolso do motorista, ou em algum lugar do carro, e para ligar e desligar o motor é só apertar um botão no painel, aquele botão vem escrito start stop. Ou seja, o mesmo botão para ligar e pra desligar o motor.

Mas, tem um sistema muito mais sofisticado que é o start& stop, que automaticamente desliga o motor quando o carro para e volta a ligá-lo quando o motorista pisa no acelerador, para a redução de consumo de emissões no trânsito urbano. Então, start/stop é um simples botão no painel, Start&stop é um sofisticado sistema eletrônico.

start/stop e o start&stop

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Leonardo Jardim de Queiroz 22 de outubro de 2021

Cheguei até aqui pra ver o que as pessoas pensam. Realmente é conflituosa As as palavras. Acho q devemos é pensar o seguinte, Start&stop ja foi descrito aí em cima. Agora vamos chegar a outro ponto. Existe no mercado carros q ja precisa de bateria com corrente mais fortes. Isto independente dele ter Start&Stop. Então use sempre a bateria indicada pelo fabricante. Exemplo temos Evoque q não tem sistema Start&Stop e usa bateria mais fortes e não comuns.

Avatar
Ailton Marques 12 de janeiro de 2021

Olá.
Eu sempre entendi que Start&Stop e Start/Stop fossem a mesma coisa: botão de liga e desliga o motor. Enquanto que o sistema que desliga o motor quando o carro para num semáforo, por exemplo, é o Stop&Go – para economizar combustível e diminuir a emissão de poluentes. Pelo menos é assim num vídeo da Hyundai.

Avatar
norivaldo 11 de março de 2019

TENHO UM ARGO HGT 1.8 MANUAL O START STOP NAO FUNCIONA DIREITO JA LEVEI NUMA CONSSECIONARIA ELE DISSE QUE A VOLTAGUEM DA BATERIA ESTAVA BAIXA SE O POBREMA E NA BATERIA ENTAO VCS TRACA ACABA O POBREMA MAS ENFIM NAO TRACARAO E NAO VIROU NADA SENDO QUE O CONSUMIDOR PAGOU CARO POR UM START STOP E NAO VALE NADA

Avatar
Deixe um comentário