Consumo do SUV é maior que o do automóvel?

O SUV está cada vez mais presente e querido no nosso mercado, mas ainda há alguns questionamentos a se fazer sobre ele

Por Boris Feldman 01/09/20 às 07h30
suv utilitario esportivo lateral direita detalhe preto
SUV na cor preta parado com a lateral direita em detalhe (Foto: Shuttertock)

Um leitor do AutoPapo me pergunta se utilitário esportivo (SUV) tem mesmo maior consumo que o automóvel. Eu vou então repetir aqui a explicação que faz parte do conjunto de argumentos que tenho contra os SUVs:

Sim, meu caro leitor, o consumo é maior por vários motivos: o SUV é mais alto, é mais comprido e mais pesado do que um automóvel.

O que resulta num maior consumo de combustível em qualquer tipo de trânsito.

Entretanto, o consumo ainda fica mais prejudicado na estrada, pois ele tem um outro fator contrário em velocidades mais elevadas: por ser mais alto, tem pior coeficiente aerodinâmico, o que o torna ainda mais beberrão.

SUV na cor preta parado com a lateral direita em detalhe
Um conjunto de fatores faz com que o utilitário esportivo seja mais ‘beberrão’ que o automóvel comum (Foto: Shutterstock)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário