As fábricas combinaram com o mercado?

A moda do momento é ter um utilitário esportivo. Porém, eles compartilham da mesma plataforma de hatches e sedãs. Os SUVs valem a pena mesmo?

suv transito rua utilitario esportivo shutterstock
Vale tudo pelos SUVs? (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 08/03/2021 às 07h30

O conhecido e veterano jornalista Bob Sharp, atualmente editor do portal AutoEntusiastas, jogou uma questão muito interessante no ar.

Ao perguntar se a indústria automobilística combinou com os russos, porque decidiram quase todos abandonar os carros menores, compactos, mais simples…

E estão, muitos deles, partindo para o segmento dos utilitários esportivos, os SUVs, que aumentam a rentabilidade da empresa.

Pois os SUVs são construídos sobre a mesma plataforma dos sedãs e hatches, porém tem seus preços tão mais altos quanto a sua própria carroceria.

E então, o Bob Sharp pergunta: “as fábricas combinaram com os clientes? Que eles, agora, terão que desembolsar muito mais pelos automóveis, mesmo os de entrada? Os consumidores também estão de acordo com essa política?”

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
44 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Cristiano L Sagrillo 16 de março de 2021

O mundo tá ficando um lugar extremamente sem graça, chato e desreipeitoso com o ser humano. Culpa do próprio ser humano, claro. E os carros não ficaram de fora, o que temos para comprar são trambolhos ridículos e gastoes ( reconheço que seguros por serem altos, e bons de buraco, BR style) mas peruas, sedãs, hot hatches….. Tudo que realmente era bom, só sobrevivem no velho continente e olhe lá.
Uma pena para quem gosta de dirigir, e odeia com direito a náuseas essas porcarias altas, meu caso.

Avatar
Olavo nogueira da silva Junior 15 de março de 2021

E gente respeito a opinião do boris ja tive perua e sedã e agora estou nun suv de verdade um boxer um subaru forester o melhor dos japoneses muito bom mesmo

Avatar
Geraldo Fernandes Baptista 14 de março de 2021

Quero de volta as SW, estou tenho q garimpar Parati.

Avatar
Tiago 14 de março de 2021

SUV sempre foi sucesso. O problema é que nunca foi acessível ao brasileiro médio. Agora com as opções de SUVs compactos as pessoas naturalmente estão os escolhendo! O fabricante tem que fazer o que vende! Se ele é o mais eficiente dos carros, não é, mas quem está andando no trânsito esburacado e nas estradas cheias de radares e com a família certamente não vai querer explorar os limites aerodinamicos e o quanto ele vai fazer curva sem capotar. Só não entendo a picuinha do Boris com SUV, deixa cada um comprar o carro que até de suas necessidades, nem todo mundo quer se sentir num autódromo!

Avatar
Paulo Roberto Correa da Silva 14 de março de 2021

Safadeza das montadoras, carros caros e sem a segurança e acabamento que deveriam ter. Boicote neles

Avatar
Jordy 14 de março de 2021

Só sei dizer a maioria gosta de dançar conforme as músicas que tocam

Avatar
Valdivino Silveira 14 de março de 2021

Gosto do SUV, porém, acho que os preços são abusivos.
Acho que do jeito que vão as coisas, daqui a pouco não teremos mais poder aquisitivo para bancar um SUV e teremos poucas opções quanto aos sedans médios e aos compactos.

Avatar
Marco Antonio 14 de março de 2021

Adoro meu Focus Fastback, anda muito, freia muito e faz curva como ninguém. Na Europa os Sedans e peruas estão sempre na moda. Aqui temos que enfulir a moda americana. Suv tô fora!!!

Avatar
LORIVALDO FERREIRA SANTOS 14 de março de 2021

É, penso que é uma questão de gosto por carros mais altos, porém ainda penso que meu sedan não troco por nada..pessoas compram u a por impulso outros por moda. Eu sei o que quero, tenho um Civic sedã, 2.0 19,5kgf, porta malas gigante.. preciso exatamente disso.

Avatar
Antônio 14 de março de 2021

O motivo é simples, imposição de moda das esposas

Avatar
Alexandre 16 de março de 2021

Concordo, aqui o que mais há são esposas usando SUVs, maridos preferem pick-ups cabine dupla. Pena que as ruas não foram pensadas para carros tão grandes assim.

Avatar
Márcio Adriano 14 de março de 2021

O efeito colateral será a entrada e fortalecimento de marcas asiáticas de baixo custo, e como consequência o domínio do mercado. É importante ter veículos rentáveis, porém é necessário ter os de entrada, aqueles que dão volume e visibilidade, fidelizando clientes.

Avatar
Alexandre Nasser 14 de março de 2021

Para mim os SUVs são um anomalia desengonçada, perigosa e cheio de defeitos. Existem os bons SUVs como da Porsche, mas para por aí! Vivi-se ajustando ao inajustavel. São ruim e pronto! São tankes de guerra nas mãos erradas! E de quem seja! Os hatchs backs e sedans são os melhores!??????. Voltem por favor!

Avatar
Guanxuma 13 de março de 2021

Meu pai tinha um Opala pra andar na cidade e para viagens, e uma Rural Willys pra irmos pescar nas estradas ruins. Naquele tempo as pessoas sabiam a função dos carros e dos SUVs.

Avatar
Ednaldo Avelino da Silva ednaldoavelino38@gmail.com 12 de março de 2021

Porque os nossos veículos brasileiro gasta tanto combustível é porque os combustíveis são de prima qualidade ou ainda conseguiram construir engrenagem que faça o carro ser mais econômico

Avatar
Jorge Lima 12 de março de 2021

Quando algo aqui foi combinado com os clientes?
Aqui se aceita tudo que seja ofertado independente do valor!

Avatar
Moisés 12 de março de 2021

Eu gosto do SUV porque é um carro alto, bancos altos. Até porque se quisesse arrastar a bunda no chão, comprava um roleman.

Avatar
Eusébio 13 de março de 2021

Carro alto, com aerodinâmica, estabilidade e consumo pior que os sedãs e hatchs. SUV é a escolha da moda, quem curte carro de verdade jamais vai trocar o prazer dos esportivos baixos, onde se dirige próximo ao chão por um SUV, ao menos que tenha um sítio ou fazenda pra precisar desses trambolhos

Avatar
Josué Motta 14 de março de 2021

Geralmente quando quero andar alto do chão viajo de avião, caso contrário vou de sedan mesmo!!!

Avatar
Max Pinheiro 12 de março de 2021

Estamos em lugar em que tudo pode, infelizmente.

Avatar
LUIZ CLAUDIO THOMAZ 11 de março de 2021

Acredito que sim. E parece que a maioria das pessoas que comenta nas notícias sobre carros não compra carros. Muita gente falava que gostava das peruas, mas quase ninguém comprava. A maioria diz que não gosta de SUV, mas às ruas estão cheias deles. Mistérios…rs

Avatar
Adalberto ozelim 10 de março de 2021

Acompanho o mercado automotivo desde a década de 60, durante esse tempo todo já ouvi milhares de “argumentos” para explicar porque os veículos no Brasil são os mais caros do mundo. A solução é simples: equiparar nossos impostos e burocracia ao resto do planeta, e abrir o mercado, tirando as maracutaias tributárias de proteção !

Avatar
Marlon w n almeida 9 de março de 2021

Eu particularmente não troco o sedan por um suv.sou fân do sedan,me atende plenamente e não preciso de suv.tenho um civic geração 10.

Avatar
Guanxuma 13 de março de 2021

Tenho um Civic 2008 e sonho em pegar um mais novo, mas infelizmente por hora não dá. Um Jetta ou Corolla seriam a segunda opção. SUV nem sequer me passa pela cabeça, de nenhuma marca e mesmo que fossem mais baratos.

Avatar
Gustavo Rezende 8 de março de 2021

Exatamente como o comentario do Rodrigo Carvalho. Cada um compra o que deseja e pode pagar. E uma observação: Tem muito Crossover tirando onda de SUV.

Avatar
Obmoloc Oten 8 de março de 2021

Abaixo a ditadura das 4 portas e SUVs……viva os coupes de 2 portas….kd a diversidade????

Avatar
Pois é. 8 de março de 2021

Tenho um Jetta Highline e uma Equinox 2.0 T. Não tem comparação, o Jetta é muito melhor. Estabilidade, segurança em frenagem, o Jetta supera. As respostas do DSG do Jetta superam o da Equinox.

Avatar
MARLOS 13 de março de 2021

Tem que comparar seu Jetta com uma Tiguan AllSpace se for pra comparar câmbio e freios, pq a equinox apesar de ter um motor potente, ainda assim é um SUV americano que presa mais conforto e força do que esportividade, mas você tá bem servido de veículos, não pode reclamar não hehehe

Avatar
Eddie 8 de março de 2021

Excelente tema e questionamento. Obviamente algumas montadoras esqueceram duma parte significativa do mercado que não quer e não precisa passar perto dos SUVs. São aqueles clientes que querem carros no chão, muito econômicos e performáticos, tudo o que a msioria dos SUVs não é. São pessoas que espaço interno é secundário como modismos. São pessoas que não abrem mão de pagar menos por seguro e revisões, como pneus.

Avatar
Sergio 8 de março de 2021

Eu troquei meu carro por um SUV por nescessidade nossas ruas com tantas valetas, lombadas e buracos só com um carro mais alto para não bater e danificar as partes de baixo do veículo.

Avatar
Audete 8 de março de 2021

Concordo plenamente pois na minha fazenda só carro alto estradas de chão carro pequeno nen pensar..

Avatar
Moisés 12 de março de 2021

Até porque, se quisesse arrastar a bunda no chão, andava de roleman.

Avatar
Marcelo 8 de março de 2021

Olha, acho que combinaram sim! Acho que a preferência do mercado por SUVs é um fato. Outro dia vi um levantamento feito pelo Zeca Chaves (ex-editor chefe da Quatro Rodas) aqui no autopapo mesmo, mostrando o avanço dos SUVs, percentualmente, em relação ao mercado total. O mercado quer SUVs. Vejo no meu prédio mesmo. Quem está trocando de carro, está trocando por SUVs. Os que já possuiam SUVs, trocam por um novo. Os que possuiam sedãs, também estão pegando SUVs. E o meu vizinho de vaga trocou um HB20 por um Creta. Eu gosto de sedãs (tenho um médio), gostaria de continuar comprando um e não gosto de SUVs. Porém, acho que os sedão médios vão morrer pelo baixo volume de vendas que vão atingir. O Corolla provavelmente vai ser o último sedã médio fabricado aqui e, com o Cross chegando, é bem capaz de a Toyota nem fabricar mais a próxima geração dele aqui, dependendo de como as vendas do SUV evoluirem.

Avatar
Rodolfo 8 de março de 2021

Nunca me consultaram kkkkkkkkkkkkkkkk

Creio que o mercado de hatch e sendan é um nicho que nunca vai acabar. Se as grandes abandonarem o barco os chineses vão tomar conta. Eu moro em prédio e a minha vaga mal cabe um Onix 1.4-L, imagine um SUV. Os fabricantes pensaram nisso?

Avatar
Fernando B 8 de março de 2021

Até concordo em partes, Mas quem precisa pensar no tamanho da vaga é o morador, não a montadora.

Avatar
Paulo 8 de março de 2021

É evidente que as vagas de garagem, assim como os próprios apartamentos, estão cada vez menores, e o mercado automotivo deve se adequar a nova realidade. Ainda vai surgir um mini suv de verdade, mistura de kwid, panda e jimy. Como um fiat 500, só que não da fiat, ou um mini, com preço de uno.
E para alugar, comprar p que?

Avatar
LUIZ CLAUDIO THOMAZ 11 de março de 2021

Aluguel é para quem quer um meio de transporte mas na verdade não gosta de carro. Quem gosta não deixa de ter um carro seu, que possa fazer dele o que quiser. É como casa. Conheço gente que poderia comprar mas prefere alugar.

Avatar
Geraldo Nobre Monção 14 de março de 2021

Bem lúcida seu comentário.

Avatar
Zozo 8 de março de 2021

Não gosto de SUVs, mas cada empresa tem o direito de produzir e vender o que quiser, da mesma forma que os clientes tem o direito de comprar o que quiser.
Se algum dia não tiver mais nenhum carro que eu goste, principalmente por ser grande demais,fico com o meu pequeninho até a morte.
Mas não esquentem, que os SUVs pegaram e as fábricas irão vendê-los de montão, pelo menos até o povo ter dinheiro, ou quando as grandes de hoje forem ultrapassadas pelos chineses.

Avatar
Fernando B 8 de março de 2021

E se roubarem seu pequenininho? Como faz?

Avatar
ZOZO 9 de março de 2021

Comprar um usado, hehe…

Avatar
Bruno 8 de março de 2021

Desculpa! Só na visão de vocês esse questionamento é pertinente.
O Ecosport esta no mercado a décadas e todo tempo que ele surfou sozinho na onda ganhava mais e mais adeptos. Certamente as outras marcas achavam que era apenas uma onda e que logo iria passar…..só agora alguns fabricantes abriram o olho para que o MERCADO estava pedindo. Acho até que as montadoras, alguma delas claro, não gostaria de está oferecendo esse tipo de carroceria, mas como já sabemos…..O MERCADO É SOBERANO.

Avatar
Rodrigo Carvalho Viana 8 de março de 2021

Nao sou contra SUV…

Sou contra a imposição de mercado para comprar somente um tipo de carro, tirando do consumidor o seu direito de escolha!

Quero comprar meu Hatch, Sedan, Perua, Crossover, Pseudo-SUV, SUV DE VERDADE, Picape, Conversível, Esportivo, seja ele Compacto, Médio ou Grande.

A escolha é um direito do consumidor!

Nem todo mundo quer ou precisa de um SUV ou Pseudo-SUV!

Nem todo mundo quer comprar o carro “bunda” que todo mundo tem!

Existem.pessoas com personalidade e compram o que gostam ou precisam!

Avatar
Junior 8 de março de 2021

As fabricas montadoras ocidentais atualmente são praticamente de um único dono, o “mercado” não existe mais há muito tempo GM, Chrysler, FIAT, Peugeot, Citroen, Renault e até Ford são do mesmo grupo, que dominam, e junto com Volkswagen como as antigas máfias americanos dividiam seus territórios, tem seus acordos, enquanto isso, vivemos a ilusão de mercado e capitalismo, onde existe somente o totalitarismo e feudalismo.

Avatar
Deixe um comentário