Saiba por que há carros com tambores ou discos nos freios traseiros

Existem carros com tambores nas quatro rodas, com discos nas dianteiras e tambores nas traseiras e discos nas quatro

freio disco esportivo portal
Carros esportivos exigem muito mais do sistema de freios e por isso são equipados com freios a disco nas quatro rodas (Foto: Adobe Stock)
Por Boris Feldman
Publicado em 09/09/2022 às 07h32

São dois os sistemas de freios de um automóvel. Com tambores ou com discos. O primeiro é uma espécie de tambor metálico junto à roda. E dentro dele há uma lona voltada para cima e outra para baixo. Essas lonas são pressionadas contra o tambor para frear o carro.

VEJA TAMBÉM:

Já os discos têm pastilhas dos dois lados que são pressionadas contra ele com a mesma finalidade. O mais eficiente é o freio a disco. Porém, é mais caro.

Ele está em todos os automóveis hoje nas rodas dianteiras. As traseiras recebem o freio do tipo tambor. Pois exige-se muito mais eficiência dos dianteiros que dos traseiros.

Porém os carros esportivos exigem muito mais do sistema de freios e por isso são equipados com freios a disco nas quatro rodas.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
José Marcelo Alves da Silva 23 de janeiro de 2023

Troquei o cabo do freio de mão e as lonas do freio traseiro. Mas logo que saí da oficina o carro não ficava parado só com o freio de mão. Isso é normal?

Avatar
HAF 10 de setembro de 2022

“Porém os carros esportivos exigem muito mais do sistema de freios e por isso são equipados com freios a disco nas quatro rodas.” Não só esportivos, mas de segmento acima do popular como alguns premium. A Fiat mesmo já usava freio a disco atrás no Bravo e Linea. Alguns acham besteira, mas na pratica diminue muiiito o tempo de frenagem, deveria ser obrigatório.

Avatar
Deixe um comentário