Tanque de combustível na reserva: rodar assim queima a bomba?

É necessário ter combustível no tanque pra refrigerar a bomba de combustível? Ou andar com o carro na reserva é um erro fatal?

tanque reserva gasolina
Por Boris Feldman
14 de fevereiro de 2020 18:43

Não acredite, em princípio, nessas dicas que circulam pela internet. Pois a maioria não passa de um grande “besteirol”. E de uma dessas é que veio a dúvida de um ouvinte nosso: se é de fato perigoso rodar com o combustível na reserva do tanque? Nada disso, fake news.

É mais um falso alerta da internet que diz que “a bomba elétrica de combustível, que hoje está imersa no tanque, precisa de ter combustível em volta para refrigerá-la. Se o nível de combustível estiver na reserva, ela pode se esquentar e até se queimar”.

Besteira completa! A refrigeração dessa bomba é feita pelo combustível que ela puxa do tanque passa pelo seu interior. Então o único perigo, é que ela realmente pode vir a se queimar, é se acabar o combustível de todo e ela puxar apenas ar.

bomba combustivel corsa celta
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Manoel Paixão Chaves filho 22 de agosto de 2020

Não acho besteiro! Que além de queimar a bomba tem a corrosão externa da carcaça.

Avatar
Sideshow Bob 6 de julho de 2020

Não é bem assim. Quanto MENOS combustível no tanque, menor a capacidade deste de refrigerar a bomba, é uma questão de MASSA e condutividade térmica. A bomba passa a esquentar o pouco combustível que resta. E quanto menos combustível, maior a possibilidade de “puxar ar”, como vocês mesmos falaram, numa curva ou subida.

Avatar
Deixe um comentário